A mostra inclui desde
lançamentos que já receberam sinal verde para estrear no mercado, como o Edge
ST, a outros que virão mais para frente, como o EcoSport sem estepe na
traseira. Há também conceitos destinados a testar a receptividade dos
consumidores, caso do SUV Territory, do Ka Urban Warrior e das Ranger Storm e
Black, apontando as tendências futuras da marca.
O Fusion Energi, a F-150 Raptor
e o Mustang completam a lista, ao lado dos demais veículos da linha atual da
marca. A Ford aproveitou o evento também para a demonstração de uma tecnologia
inédita de mobilidade criada para facilitar o deslocamento de cadeirantes, o
Tapete de Acessibilidade.
“Os veículos e tecnologias que
estamos trazendo para o Salão de São Paulo refletem o grande momento de
transformação da Ford”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.
“Eles são um exemplo da inovação que estamos buscando em todas as áreas para
responder aos desafios atuais e futuros da mobilidade, criando soluções sempre
com foco centrado no consumidor.”
O executivo destacou que o
objetivo da Ford é ser a empresa mais confiável do setor, criando veículos
inteligentes para um mundo inteligente, e a importância do mercado brasileiro.
“A Ford foi a primeira montadora a se instalar no Brasil,
onde vamos comemorar o centenário no próximo ano, e nunca deixamos de acreditar
no desenvolvimento do País. Temos aqui uma estrutura forte e times de muito
talento, como prova a abrangência e o sucesso da nossa linha atual de
produtos”, disse.
Entre outras
conquistas, ele destacou o avanço da Ford na pesquisa de satisfação do
consumidor em serviços do JD Power, na qual ficou em 4º lugar este ano,
evoluindo do 14º no ano passado.
SUVs, esportivos
e elétricos
Os SUVs dão a
tônica na exposição da Ford, com três grandes atrações. O novo Edge ST,
primeiro carro a trazer para o Brasil a grife “Sport Technologies” de carros de
alto desempenho da Ford, chega ao mercado logo após o salão. O EcoSport
Titanium sem o estepe na traseira é outra grande novidade que futuramente
estará nas ruas. Já o Territory, novo SUV médio global repleto de tecnologia,
desenvolvido na China, desembarca no salão como conceito.
O Mustang de
nova geração, equipado com um arsenal tecnológico de respeito e cavalaria
pesada sob o capô, tem lugar de honra reservado no estande. Os fãs poderão ver
três Mustangs GT Premium, um deles em versão especial tunada de 1.000 cv.
A F-150
Raptor, picape off-road de alta performance, é apresentada na versão 2019, com
novas tecnologias de controle. Na área de carros elétricos a Ford traz o Fusion
Energi, versão híbrida plug-in do sedã com uma nova bateria que também pode ser
recarregada na tomada.
Conceitos
A mostra da
Ford inclui também conceitos desenvolvidos como exercício de design para medir
a reação dos consumidores com relação a diferentes propostas. O Ka Urban
Warrior é um deles, com acessórios que dão ao Ka Sedan uma roupagem esportiva
de inspiração aventureira.
A picape
Ranger traz duas propostas de personalização, criadas a partir de modelos
diesel com cabine dupla. A Ranger Storm exibe pintura exclusiva em duas cores e
elementos que reforçam a musculatura da carroceria. A Ranger Black, como diz o
nome, tem a cor preta como tema, criando um visual ousado e moderno.
Linha
completa
O estande da
marca adota o conceito visual de galeria de arte, com o tema Ford Design Hall.
A nova linha Ka 2019, equipada com motor 1.5 Ti-VCT, transmissão automática e
central multimídia SYNC 3, é representada pelo hatch nas versões Titanium, SEL
e FreeStyle, além do sedã Titanium.
Além dos
modelos já citados, o EcoSport estará presente nas versões FreeStyle e Storm, e
o Fusion nas versões Hybrid e Titanium AWD. O New Fiesta hatch, o Focus Hatch e
o Focus Fastback completam a mostra, nas versões topo de linha Titanium.
Inovação em
mobilidade
A Ford
apresentou também uma inovação tecnológica. É o Tapete de Acessibilidade,
protótipo desenvolvido para levar mais mobilidade e independência aos
cadeirantes. Basicamente, ele transforma o tapete do porta-malas do EcoSport em uma rampa portátil que ajuda a cadeira de rodas a
vencer obstáculos no seu deslocamento.
O uso do
acessório foi demonstrado pelo grupo Menestréis, que apresenta o espetáculo
Noturno Cadeirante, numa performance com cadeiras de rodas seguida de um vídeo
com depoimentos de pessoas que atuaram como consultoras do projeto.
“O Tapete de
Acessibilidade segue a mesma linha do Boné Alerta, protótipo que foi
apresentado no ano passado para alertar os caminhoneiros quando é hora de fazer
uma pausa para não dormir no volante”, disse Lyle Watters. “Ele mostra a nossa
visão de mobilidade focada no consumidor, ou seja, com tecnologias que
complementam e vão além do veículo para tornar a sua vida melhor e mais
segura.”