A Honda
Automóveis do Brasil lançará, no início do segundo semestre, o novo Accord
híbrido, o primeiro modelo da marca com a inovadora tecnologia e:HEV híbrida de
dois motores elétricos. O sedã de luxo é um dos três carros híbridos que a
Honda planeja lançar no Brasil até 2023, dentro do seu plano de eletrificação
para o mercado local.
O sistema e:HEV estreia no Brasil no novo Accord híbrido, o modelo flagship da
Honda. Com o uso de um sistema de dois motores elétricos de alta eficiência,
combinados a um motor 2.0 a combustão, de ciclo Atkinson, ele proporciona uma
nova experiência de condução ao volante, com aceleração e respostas vigorosas,
combinada a um consumo de combustível excepcional.
Há três modos
principais de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100%
elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive.
Nos modos EV
Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de
tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é
se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque,
funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou
não. Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das
condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.
Como
complemento, a Honda possui um terceiro modo, exclusivo da marca, o Engine
Drive, que faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio
de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de
cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência
energética.
Muita potência
Outro diferencial do sistema é a sua interação com o motorista. Uma função
chamada seletor de desaceleração foi aplicada ao sistema e:HEV do Accord e
permite, por meio dos seletores atrás do volante, controlar o nível de
desaceleração do veículo em quatro estágios.
Além dos modos Sport e ECON, que alteram a aceleração, essa função de seleção
de desaceleração atua especificamente quando o condutor retira o pé do
acelerador. O sistema pode ser utilizado como incremento do freio motor quando
há um carro à frente, em trechos sinuosos, em uma redução no sinal vermelho ou
mesmo em descidas.
Com isso, o Accord híbrido consegue alcançar alta eficiência energética de 1,20
MJ/km, com consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, de acordo com
o INMETRO. Graças à evolução dos conjuntos de baterias (IPU) e da unidade de
controle de energia (PCU), o Accord híbrido consegue oferecer aos ocupantes o
mesmo espaço interno da versão com motor à combustão anteriormente
comercializada.
Externamente,
o Accord híbrido traz mudanças que o deixaram ainda mais sofisticado. Na
dianteira, o sedã ganha um novo para-choque e nova grade, com desenho mais
horizontal e que abriga os novos faróis de neblina em LED.
O modelo traz
inéditas rodas de 17 polegadas com acabamento escurecido, enquanto na traseira,
o desenho refinado do Accord é complementado com um novo acabamento na parte
inferior do para-choque.
Internamente,
o Accord mantém toda a sofisticação e tecnologia reconhecidas do sedã da marca,
oferecendo um luxo único para seus consumidores. E o modelo traz novos
equipamentos que ampliam a conectividade, o conforto e a segurança.
Na
conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias
Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fios, por conexão Bluetooth.
Além disso, o carregador por indução no console central está mais potente, com
15 Watts.
O quadro de
instrumentos também traz novo grafismo, adequado para todas as funcionalidades
do sistema híbrido e:HEV.
Pacote de segurança
Na segurança,
o modelo traz agora a tecnologia Low Speed Braking Control, que ativa o freio
em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão. Além
disso, o assistente de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo
trazem um funcionamento ainda mais preciso e intuitivo.
O Honda
SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor, é um
equipamento de série que traz ainda o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF
(Low Speed Follow) - controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade,
CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Front Collision Warning) -
sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS (Lane Keeping Assist
System) - sistema de assistência de faixa e o RDM (Road Departure Mitigation
System) com LDW (Lane Departure Warning) - sistema para mitigação de evasão de
pista.
Os avançados
sistemas de segurança ativa e passiva incluem o VSA (assistente de
estabilidade) com controle de tração, freios ABS com Electronic Brake Booster
(reforço eletrônico de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS),
airbags dianteiros avançados, airbags de cortina, airbags laterais e de joelhos
para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado
no país com oito airbags.
Outra
novidade em segurança é a adoção do alerta de uso do banco traseiro, que emite
um aviso ao condutor, indicando que algo pode ter sido esquecido no banco de
trás, caso as portas tenham sido abertas antes de se iniciar a viagem.
O preço e
mais detalhes serão fornecido durante o lançamento do sedã.#