A AutoMAIA Veículos acaba de ser
reconhecida como a melhor revenda de seminovos multimarcas do país. O troféu
foi entregue no evento Autos Encontros, um fórum anual que reúne os principais
executivos e jornalistas do segmento automotivo, e que em 2023 aconteceu entre
17 e 20 de agosto, no Rio de Janeiro. A empresa é a premiada na categoria entre
3.825 inscritos, em um processo de votação que teve 55.596 votos. A AutoMAIA
teve mais dois consultores premiados, entre eles uma consultora que foi
escolhida como mulher destaque no segmento automotivo. Outras duas empresas
mineiras figuraram entre as três mais relevantes do país: na categoria carro
zero a concessionária Carbel e, no segmento premium, a Avantgarde Motors.
Para o sócio fundador da
AutoMAIA, Flávio Maia, todos os ganhadores têm algo em comum: o foco na
experiência do cliente e o no universo digital. Se trata de fazer das lojas não
apenas um grande salão para a mera exposição de carros, mas sim ter ambientes
aconchegantes que reforcem com carinho o momento de vender ou comprar um
veículo. O outro ponto é mirar o olhar e a atuação da empresa nas vivências
digitais, explorando as possíveis plataformas de relacionamento, o que se
insere nas tendências mais atuais quanto à divulgação da marca e seus produtos,
e a interação com o público.
"O brasileiro troca de
carro, em média, entre sete a oito vezes durante a vida. Uma coisa que acontece
com essa frequência merece ser tratada com muito carinho. Muitas vezes, o
cliente juntou dinheiro a vida inteira para ter esse carro, e até não dormiu no
dia anterior de buscá-lo. Assim, nossa responsabilidade é muito grande. Pode
parecer apenas mais um carro entre os 50 ou 60 que vendemos por mês, mas para
aquele cliente é a realização de um sonho. Isso precisa ser tratado de forma especial,
até para que possamos contribuir para que o momento de concretizar esse desejo,
para que essa experiência, seja a melhor possível", diz Flávio Maia.
Produtos diferenciados
Um diferencial da AutoMAIA, entre
diversos fatores que fazem valer o prêmio, está ligado ao produto em si.
"Todo o nosso estoque passa por um rigoroso processo de avaliação que é
complementado com o laudo cautelar, que informa todas as condições do veículo.
Por exemplo, o teste de pintura. Se o carro tem alguma peça pintada, o cliente
precisa saber", diz o empresário, reforçando que os carros na AutoMAIA têm
média de 20 mil a 30 mil quilômetros rodados e 70% do estoque tem garantia
ainda de fábrica.
Mais uma característica que merece
menção na AutoMAIA é o espaço onde a loja está instalada. No showroom de 800
metros quadrados, em um ponto privilegiado de Belo Horizonte, o cliente
encontra atrativos para enriquecer a experiência, como torre de cuidados para
pets, espaço kids, fraldário, ar condicionado, lounge com café feito na hora,
geladeiras com água de coco, suco, refrigerante, cerveja, além de manobrista e
recepcionista, tudo para atender o cliente da melhor forma possível.
E os planos da empresa, que hoje
tem no time 26 funcionários, são de expansão. Com projeto em fase final de
aprovação pela Prefeitura de Belo Horizonte, a loja se transformará em um
espaço de quase 3 mil metros quadrados, com 60 metros lineares de vitrine na
Avenida Amazonas, que será uma das maiores do estado. O novo projeto contará
com um subsolo, três andares com fachada em vidro e um rooftop aberto, e novos
ambientes dedicados à paixão pelos carros, pelos animais e as pessoas.
Mascote Maia
A mascote Maia, uma linda cadela
da raça Pastor de Shetland, anuncia o que vem por aí. O novo lugar voltado para
os pequenos terá diversas atrações, enquanto os bichinhos de estimação
também são chamados a participar, com o encantador e mais completo espaço pets.
"O conceito de uma arquitetura moderna faz ter ainda mais visibilidade
para quem deixa aqui um carro para vender, ou é atraído para a compra. Nosso
objetivo é um só. Unir tecnologia, singularidade e calor humano, para criar
momentos inesquecíveis", convida Flávio.
A AutoMAIA vende entre 50 e 60
carros por mês e tem um estoque aproximado de 60 veículos. O foco nas
plataformas digitais segue os direcionamentos atuais sobre as vivências de
compra e venda, sobre a relação empresa e cliente, seja qual for o ramo de
atuação. Todas as redes sociais da empresa somam mais de 100 mil seguidores,
com alto nível de engajamento. Em todos os suportes, a AutoMAIA tem mais de 15
mil visitas por mês, a marca chega a 800 mil pesquisas mensais no Instagram,
sendo que a empresa já figurou no Google Trends, no topo da lista, diversas vezes.
"Somos uma marca que vem
ganhando cada vez mais força, e ficamos muito felizes com isso, com o
reconhecimento de nossos clientes. Esse prêmio, dessa vez nacional, vem para
coroar tudo isso, é uma conquista", conta Maia, lembrando que a revenda já
recebeu outros três prêmios estaduais.
Quando se chega à loja, está ali,
na parede, o quadro que demonstra o jeito AutoMAIA de ser. Valores que precisam
ser congruentes quando entra um novo fornecedor ou um mais um membro para a
equipe. O que está escrito em 'Nosso Jeito de Ser' direciona como precisam ser
tratadas as surpresas do dia a dia, e serve para balizar a imagem que a empresa
quer manter no mercado. "O tópico número um diz: só é bom pra gente se for
bom para o cliente - o cliente é a razão da nossa existência. Se não, não faz
sentido fazer negócio. Todas as nossas ações norteiam esse princípio",
acrescenta Flávio.
Amor aos carros
Os demais preceitos dizem
respeito a coisas inerentes ao trabalho. A AutoMAIA só contrata pessoas que
amam carros, e nesse ponto Flávio diz que a integridade é um valor inegociável.
"Você só faz bem o que gosta de fazer. Para nós, gente é tudo e o
atendimento é o que mais conta, é o que faz a experiência do cliente na loja
ser boa ou ruim", pontua.
Outro ponto a mencionar é o pós-venda.
"Costumo dizer que nossa relação com o cliente não termina depois da
venda, mas se inicia ali. Consideramos importante cuidar desse cliente, na hora
que ele precisar de nós mais uma vez. Isso está veia da AutoMAIA também."
O ano no segmento automotivo de
seminovos e usados tem sido de retomada no período depois da pandemia. Dados da
Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores
(Fenauto) mostram que as vendas em Minas Gerais tiveram um crescimento de quase
19% em relação a 2022, e a AutoMAIA está com negócios 30% melhores em 2023, se
comparado ao ano passado.
"Ficamos muito satisfeitos
com esses números. Estamos conseguindo ajudar mais pessoas a realizar o sonho
da compra do carro seminovo, de qualidade, com respeito e carinho, valores que
importam muito no mercado de carros usados", conta Flávio.
Sobre as três empresas mineiras
agraciadas com o prêmio, os organizadores do evento Autos Encontros, Bruno
Daibert e Gerson Barbosa, consideram que o que fez com que se sobressaíssem
entre as demais é o foco no digital e uma gestão muito profissional. Outro
ingrediente importante é a transformação dos espaços físicos das lojas em
verdadeiras experiências.#