No mês da
criança, o Instituto Renault leva a Belo Horizonte uma edição itinerante do
programa “OTrânsito e Eu”, em uma parceria com o BH Shopping, onde a atividade
será realizada, de 3 a 21 de outubro de forma gratuita. A iniciativa de caráter
educacional é realizada em uma minicidade que simula as condições das ruas das
cidades brasileiras, possibilitando que crianças de 5 a 11 anos pratiquem, com
o auxílio de monitores, a convivência harmoniosa entre pedestres, motoristas (abordo
de minicarros elétricos), ciclistas, idosos, deficientes físicos e visuais. A
minicidade contém ainda conceitos de sustentabilidade, como as maquetes de
energia eólica para abastecimento dos minicarros elétricos.
“Anualmente,
o Brasil registra cerca de 40 mil mortes em acidentes de trânsito. O Instituto
Renault acredita que a educação seja a única forma de reduzir essa grave
estatística e alcançar um trânsito mais humano e seguro. Dentro do eixo
Mobilidade Sustentável, o ‘O Trânsito e Eu’ é uma das iniciativas que o
Instituto Renault realiza com essa finalidade. A realização do programa em
locais de grande circulação, como o BH Shopping, possibilita um alcance ainda
maior da ação, realizada sempre de forma gratuita”, afirma Caique Ferreira,
vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.
Juntamente
com a minicidade, o “O Trânsito e Eu” no BH Shopping terá também uma grande inovação
recente do programa: um jogo (serious game) em realidade virtual, em que, por
meio de óculos especiais, as crianças são inseridas em um cenário interativo,
onde devem indicar atitudes corretas e erradas em relação ao trânsito.
A atividade
conta com o apoio das concessionárias Valence e Minas France. Para os pais, a atração
é a exposição do SUV Renault Captur no local.
Programa “O Trânsito e Eu”
Além de
ações itinerantes como a realizada em Belo Horizonte e em outros shoppings,
eventos e parques de várias cidades, o programa “O Trânsito e Eu”, faz parte de
um programa mundial do Grupo Renault e está presente no Brasil desde 2012 de
forma permanente em oito municípios: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e
Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo
do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital.
Em seu
formato tradicional, o “O Trânsito e Eu” começa dentro das salas de aula, com
kits ilustrados produzidos pelo Instituto Renault. Os materiais são elaborados
por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, com chancela do
Departamento Nacional doTrânsito. Com a lição dada na escola, as crianças vão à
minicidade praticar o que aprenderam.
Mais de
180.000 alunos do ensino fundamental já tiveram acesso ao programa em sala de
aula, ministrado pelos cerca de 5.000 professores de 3.600 escolas municipais
que receberam capacitação pedagógica. Já as apresentações itinerantes
alcançaram aproximadamente 45,5 mil crianças.
- Serviço:
“O Trânsito
e Eu” no BH Shopping:
Endereço:
BR 356, n.º
3.049, Belvedere.
Belo
Horizonte – MG
Horário:
Segunda a sábado, das 10h às 22h.
Domingo, das 12h às 20h , no estacionamento Piso Ouro Preto.
Instituto Renault
Criado há
oito anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade
socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e inclusão. No
eixo Inclusão, são destaques: O programa Renault Experience, que busca
estimular o empreendedorismo e a inovação por meio do modelo de startups.
Criado em 2010, o programa já atingiu 37 mil estudantes. A Associação Borda
Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para
crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração
de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em
parceria com o Instituto Renault.
No eixo
Mobilidade Sustentável, destaque para o programa “O Trânsito e Eu”. No mesmo
eixo, o Instituto Renault promove parcerias com empresas e o poder público que
envolvam o uso de carros elétricos. Cerca de 150 veículos zero emissão da marca
já foram comercializados no Brasil por
meio dessas
iniciativas. No total, mais de 700 mil pessoas já foram atingidas pelas ações
do Instituto Renault.