Na primeira fase do Prêmio AMERICAR 2018, cada
votante indicou seus três (3),melhores modelos para cada uma das cinco
(5) categorias. Como o Prêmio AMERICAR engloba 11 países, com mercados e
características próprias e diferentes uma das outras, inclusive com veículos
que sofrem alterações para atender as legislações próprias de cada mercado, o
Comitê Organizador do Prêmio definiu que cada jornalista participante
fica livre para fazer suas escolhas, seguindo seus critérios profissionais de
avaliações.
A AMERICAR (Associação América Latina da Imprensa de Carros), realizou, em São Paulo, a entrega aos vencedores da
edição 2018 do PRÊMIO AMERICAR. O troféu de Carro do Ano América Latina
(VW Polo) foi entregue a Pablo Di Si, presidente da Volkswagen para o Brasil,
América do Sul, Central e Caribe, por Fernando Calmon e Marcelo Rodrigues,
representantes da associação. Já no almoço do dia seguinte os executivos das montadoras Renault, Caíque Ferreira, FC, Alexandre Aquino e Audi, Christian Merxen, receberam seus troféus das mãos de jornalistas votantes.
A Renault,
com o Captur (Melhor Design América Latina), a FCA, com o Jeep Compass (Melhor
SUV América Latina), e a Audi, com o A5 (Melhor Importado América Latina),
também receberam seus prêmios. A Ford, vencedora com a picape Ranger (Melhor
Picape América Latina).
Na edição
deste ano, o PRÊMIO AMERICAR contou com a participação recorde de 70
jornalistas especializados do mercado automotivo, representando países como
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru,
Uruguai e Venezuela.
Os troféus das cinco
empresas vencedoras são criação do artista plástico Dejair Salvador.
Desenvolvidas em puro vidro e com cerca de 30 centímetros de altura, as obras
personalizam, com formas e simbolismos próprios, os diferentes segmentos e
categorias do prêmio.