A indústria
automotiva mundial praticamente resumiu seus modelos em três categorias:
utilitário esportivo (SUV), sedã e crossover, além de alguns veículos que são
enquadrados como hatches. Existem os esportivos e os “muscle cars”, mas estes
tem um público específico e os preços não cabem no bolso do consumidor comum.
Em busca de inovação
que possa atender ao número maior de compradores mundo afora, a Citroën acaba
de revelar o C5 X, novo carro-chefe da marca que vem renovar o segmento dos
automóveis grandes híbridos com uma silhueta original, que mescla sedã e station
wagon, contando com alguns atributos dos SUV.
O C5 X inova com a
estreia mundial da suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, reforçando ainda
mais a impressão de viajar a bordo de um “tapete voador”. Um verdadeiro convite
à viagem, com um espaço interno que proporciona o conforto comprovado dos
bancos Advanced Comfort e uma habitabilidade incomparável, especialmente para
os passageiros dos bancos de trás.
A sensação de
bem-estar a bordo é multiplicada pelas tecnologias de ponta que facilitam a
utilização do carro, como o extended
head up display e o Highway Driver Assist, ou a nova interface de
comunicação e entretenimento dotada de uma tela central sensível ao toque de
12" HD, do reconhecimento de voz e de uma visualização de tela
personalizada graças a widgets,
como se estivesse utilizando um tablet.
Muito espaço
O visual surpreende,
já que o capô alongado, as linhas fluidas e aerodinâmicas, a linha de cintura
elevada e a saliência acima das rodas lhe conferem distinção e dinamismo. A
tampa do porta-malas, outro elemento característico dos grandes modelos da
Citroën, oferece toda a praticidade de uma station wagon, associada a uma abertura ampla e funcional, com
um piso de carga baixo para uma utilização cotidiana, prática e simples.
A postura elevada,
graças à maior distância ao solo em comparação com um sedan tradicional, e
rodas de grande diâmetro com diâmetro de 19”, propiciam uma posição de condução
mais alta para maior segurança e visibilidade, um elemento muito apreciado
pelos clientes do segmento dos SUVs.
O C5 X ostenta, na
frente e atrás, a nova assinatura luminosa de LED em V da Citroën, inaugurada
no Novo C4.
O habitáculo do C5 X propõe ambientes internos
originais com ambientes que privilegiam materiais aconchegantes, harmonias
refinadas e um senso de detalhe apurado.
Os bancos Advanced
Comfort do C5 X são uma referência em matéria de conforto de assentos em
matelassê específico, como a capa de um colchão.
Para tornar os
trajetos experiências relaxantes, a acústica foi particularmente trabalhada,
incluindo vidros acústicos laminados dianteiros e traseiros, que oferecem um
isolamento notável em relação às perturbações externas.
Híbrido
O Citroën C5 X está
equipado com a suspensão Citroën Advanced Comfort e apresenta a suspensão ativa
Citroën Advanced Comfort. O comando da suspensão, que oferece a opção entre
três modos, melhora o desempenho dos Batentes Hidráulicos Progressivos.
O porta-malas do C5 X
foi inspirado nas station wagons,
desde as dimensões até o acabamento exclusivo: volume de carga generoso de 545
litros, piso plano quando o banco traseiro é rebatido, liberando um volume útil
de até 1.640 litros.
O C5 X é um híbrido
recarregável. Desenvolvendo 225 cv, a hibridação oferece o prazer de ligar o
veículo e rodar em silêncio sem emitir um grama sequer de CO², bem como a
possibilidade de rodar 50 km em modo 100% Elétrico – uma autonomia em modo
elétrico adaptada à maioria dos trajetos do dia a dia dos consumidores – até a
velocidade de 135 km/h.
O C5 X oferece uma
inovação tão espetacular quanto útil: o extended Head Up Display, um sistema de
visualização que permite ao condutor manter a cabeça erguida, mediante projeção
no para-brisa, em cores e em grandes dimensões.
O modelo inaugura uma
nova interface de comunicação da Citroën, que favorece a conectividade.
Associado a uma tela sensível ao toque 12" HD, 4 entradas USB tipo C e
recarga sem fio para smartphone, ele é atualizado em tempo real na Nuvem e
adota o Mirror Screen sem necessidade de conectar o smartphone.
O C5 X também utiliza
tecnologia de ponta nos dispositivos de auxílio à condução, apoiando-se em
diversos elementos instalados no veículo: como radares, câmeras e sensores.
O Citroen C5 X,
disponível nas motorizações a combustão interna a gasolina ou híbrido
recarregável, será comercializado a partir de setembro na Europa. O preço irá
variar entre 30 mil e 40 mil euros.#