Notícias -Pré-Lançamentos

Citroën C5 X, o 'tapete voador' francês

Citroën C5 X terá características diversas e será lançado na Europa. A marca garante a sensação de viajar em um "tapete voador"

A indústria automotiva mundial praticamente resumiu seus modelos em três categorias: utilitário esportivo (SUV), sedã e crossover, além de alguns veículos que são enquadrados como hatches. Existem os esportivos e os “muscle cars”, mas estes tem um público específico e os preços não cabem no bolso do consumidor comum.

Em busca de inovação que possa atender ao número maior de compradores mundo afora, a Citroën acaba de revelar o C5 X, novo carro-chefe da marca que vem renovar o segmento dos automóveis grandes híbridos com uma silhueta original, que mescla sedã e station wagon, contando com alguns atributos dos SUV.

O C5 X inova com a estreia mundial da suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, reforçando ainda mais a impressão de viajar a bordo de um “tapete voador”. Um verdadeiro convite à viagem, com um espaço interno que proporciona o conforto comprovado dos bancos Advanced Comfort e uma habitabilidade incomparável, especialmente para os passageiros dos bancos de trás.

A sensação de bem-estar a bordo é multiplicada pelas tecnologias de ponta que facilitam a utilização do carro, como o extended head up display e o Highway Driver Assist, ou a nova interface de comunicação e entretenimento dotada de uma tela central sensível ao toque de 12" HD, do reconhecimento de voz e de uma visualização de tela personalizada graças a widgets, como se estivesse utilizando um tablet.

 

Muito espaço

 

O visual surpreende, já que o capô alongado, as linhas fluidas e aerodinâmicas, a linha de cintura elevada e a saliência acima das rodas lhe conferem distinção e dinamismo. A tampa do porta-malas, outro elemento característico dos grandes modelos da Citroën, oferece toda a praticidade de uma station wagon, associada a uma abertura ampla e funcional, com um piso de carga baixo para uma utilização cotidiana, prática e simples.

A postura elevada, graças à maior distância ao solo em comparação com um sedan tradicional, e rodas de grande diâmetro com diâmetro de 19”, propiciam uma posição de condução mais alta para maior segurança e visibilidade, um elemento muito apreciado pelos clientes do segmento dos SUVs.

O C5 X ostenta, na frente e atrás, a nova assinatura luminosa de LED em V da Citroën, inaugurada no Novo C4.

O habitáculo do C5 X propõe ambientes internos originais com ambientes que privilegiam materiais aconchegantes, harmonias refinadas e um senso de detalhe apurado.

Os bancos Advanced Comfort do C5 X são uma referência em matéria de conforto de assentos em matelassê específico, como a capa de um colchão.

Para tornar os trajetos experiências relaxantes, a acústica foi particularmente trabalhada, incluindo vidros acústicos laminados dianteiros e traseiros, que oferecem um isolamento notável em relação às perturbações externas.

 

Híbrido

 

O Citroën C5 X está equipado com a suspensão Citroën Advanced Comfort e apresenta a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort. O comando da suspensão, que oferece a opção entre três modos, melhora o desempenho dos Batentes Hidráulicos Progressivos.

O porta-malas do C5 X foi inspirado nas station wagons, desde as dimensões até o acabamento exclusivo: volume de carga generoso de 545 litros, piso plano quando o banco traseiro é rebatido, liberando um volume útil de até 1.640 litros.

O C5 X é um híbrido recarregável. Desenvolvendo 225 cv, a hibridação oferece o prazer de ligar o veículo e rodar em silêncio sem emitir um grama sequer de CO², bem como a possibilidade de rodar 50 km em modo 100% Elétrico – uma autonomia em modo elétrico adaptada à maioria dos trajetos do dia a dia dos consumidores – até a velocidade de 135 km/h.

O C5 X oferece uma inovação tão espetacular quanto útil: o extended Head Up Display, um sistema de visualização que permite ao condutor manter a cabeça erguida, mediante projeção no para-brisa, em cores e em grandes dimensões.

O modelo inaugura uma nova interface de comunicação da Citroën, que favorece a conectividade. Associado a uma tela sensível ao toque 12" HD, 4 entradas USB tipo C e recarga sem fio para smartphone, ele é atualizado em tempo real na Nuvem e adota o Mirror Screen sem necessidade de conectar o smartphone.

O C5 X também utiliza tecnologia de ponta nos dispositivos de auxílio à condução, apoiando-se em diversos elementos instalados no veículo: como radares, câmeras e sensores.

O Citroen C5 X, disponível nas motorizações a combustão interna a gasolina ou híbrido recarregável, será comercializado a partir de setembro na Europa. O preço irá variar entre 30 mil e 40 mil euros.#



Galeria de Fotos


Comentários



Relacionadas

Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.