Tivemos a oportunidade de dirigir o
Jeep Renegade Moab, equipado com motor turbodiesel e que se comportou muito bem
nas situações mais adversas. Oferecido ao preço de R$ 146.590, o SUV tem preço
mais em conta que seu irmão mais completo Longitude Diesel em cerca de R$
10.000. O nome Moab é uma referência a um deserto no estado norte-americano de
Utah, onde ocorre anualmente um evento off-road em que os modelos da marca Jeep
se sobressaem.
A nova versão conta com itens únicos
no segmento: câmbio automático de 9 marchas, tração 4x4, seletor de terrenos
com 4 modos e HDC (Hill Descent Control - controle de descida). Oferece
ainda central multimídia Uconnect 7", ar-condicionado dual zone, sensor de
estacionamento traseiro e faróis de neblina.
Motor valente
O motor turbodiesel 2.0L é capaz de
gerar até 170 cv de potência e torque de 37,5 kgfm, números mais que
suficientes para levar o carro por estradas esburacadas e trilhas, mesmo em
condições adversas como lama, atoleiros, facões, areia e alagados, já que
possui ângulos de 30º de entrada e 33º de saída e imersão para mais de 80
centímetros.
O interior é bem confortável, apesar
de possuir um acabamento bem ‘espartano’ e despojado em relação a vários
acessórios existentes na versão Trailhawk. Mesmo sendo um SUV movido a diesel,
o isolamento acústico e os batentes de absorção, além da suspensão independente
nas quatro rodas, deixaram o Jeep Renegade Moab com o interior bem silencioso.
O pneu sobressalente é do tipo
‘linguiça’, ou seja, mais estreito do que os que equipam o veículo mas, mesmo
assim, o espaço do porta-malas é bem pequeno (320 litros), contrastando com o
espaço destinado aos passageiros, mesmo para aqueles mais altos e que vão no
banco de trás.
Liderança
O utilitário esportivo traz pneus de
uso misto, ganchos em preto na dianteira e traseira (semelhantes aos da versão
Trailhawk) e visual escurecido nas rodas de liga leve de 17” e na grade
frontal. A versão Moab está disponível em cinco cores: Verde Recon, Branco
Ambiente, Prata Billet, Cinza Antique e Preto Carbon.
O Jeep Renegade Moab deixa de ter seis airbags, faróis de LED, sistema start-stop para o
motor, faróis com acendimento automático, chave presencial, entre outros
detalhes existentes nas outras versões.
A presença da marca no mercado
nacional é muito forte, o quer pode ser comprovado ao ver o resultado das
vendas no Brasil: o Jeep Renegade garantiu posição entre os 10 veículos mais
vendidos do País no primeiro trimestre e conquistou 16,6% das vendas de sua
categoria. O modelo foi o número um entre os SUVs Compactos no acumulado no ano
e fechou com 19.111 unidades vendidas. O Compass também fez bonito e garantiu a
liderança em seu segmento, com 65,7% das vendas nos três primeiros meses de
2021.#