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Poucas alterações no Honda WRV 2021

Honda WRV ELX 2021

À primeira vista, ninguém fala que o utilitário esportivo compacto WRV da Honda foi montado sobre a mesma plataforma do Fit. A frente, a lateral e a traseira ganharam identidades próprias e a suspensão foi bastante modificada para receber em 2017 a carroceria do novo SUV, que ganhou elementos de um veículo off road.

Quatro anos depois, recebemos o modelo 2021 do WRV que a Honda disponibiliza em três versões: LX (R$ 83.400), EX (R$ 90.300) e a ELX (94.700). E foi a topo de linha ELX que tivemos a oportunidade de testar por alguns dias.

Desde o primeiro momento, a bordo do WRV, sentimos que o carro ficou mais seguro e firme ao dirigi-lo. E isso tem um por que: a suspensão ganhou bitola mais larga e, assim, as molas, amortecedores e outros componentes dessa parte do carro foram redimensionados e se tornaram mais resistentes. Dessa forma, ao passarmos com o SUV por terrenos irregulares, estrada de terra e entre os pedregulhos, o WRV se comportou de forma exemplar. Também há um pequeno detalhe que contribuiu para isso: o carro ficou mais elevado, garantindo até aventuras em leves trajetos off roads. No comprimento, o SUV ficou 6,7 centímetros mais comprido, em consequência do crescimento do para-choque traseiro.

O porta-malas não é dos maiores, mas pode transportar bagagens de 363 a 1045 litros.

 

Conversor de torque

 

Dirigindo o Honda WRV percebe-se que aumentou o prazer de estar atrás do volante multifunção, que controla a central multimídia e o computador de bordo. Atrás do volante ainda existem as ‘borboletas’ que permitem a troca de marchas manualmente, apesar de o câmbio ser um CVT que simula seis marchas virtuais. Para a primeira marcha ainda existe um conversor de torque para que a arrancada seja otimizada.

O volante ainda conta com regulagens de altura e profundidade.

Os bancos são bem aconchegantes e oferecem firmeza ao motorista e aos passageiros.

Para maior segurança passiva, o WRV ELX conta com seis airbags (a EX com quatro e a LX com dois) e os bancos traseiros podem ser manuseados em diversas configurações, o que dá maior versatilidade no transporte de volumes um pouco maiores.

A versão ELX do WRV conta com detalhes do interior em Black piano e com costuras prateadas nos bancos.

O motor continua o mesmo, ou seja: um 1.5L de 116 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, o suficiente para um desempenho esperado para um carro daquele porte.

De acordo com as medições do IMETRO, o consumo desse motor não é dos melhores, mas também não compromete. Faz 8,1 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Já com gasolina, os números melhoram um pouco: 11,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.

 

Aspecto externo

 

Por fora, o aspecto off road foi reforçado com a nova grade horizontal mais alta e aquela barra cromada com o logo da Honda ao centro ficou mais estreita. Na versão ELX, os faróis, inclusive os auxiliares, são de LED.

Olhando de lado, a única alteração notada em relação ao modelo anterior fica por conta dos novos desenhos das rodas de liga leve.

As lanternas traseiras em LED foram redesenhadas e o para-choque ficou um pouco maior, o que dá maior proteção à tampa do porta malas.

Quanto à segurança ativa, todas as versões agora contam com controle de tração, controle de estabilidade, sistema de auxílio em rampas e alerta de frenagem de emergência.#



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