À primeira vista, ninguém fala que o utilitário esportivo
compacto WRV da Honda foi montado sobre a mesma plataforma do Fit. A frente, a lateral
e a traseira ganharam identidades próprias e a suspensão foi bastante
modificada para receber em 2017 a carroceria do novo SUV, que ganhou elementos
de um veículo off road.
Quatro anos depois, recebemos o modelo 2021 do WRV que a
Honda disponibiliza em três versões: LX (R$ 83.400), EX (R$ 90.300) e a ELX
(94.700). E foi a topo de linha ELX que tivemos a oportunidade de testar por
alguns dias.
Desde o primeiro momento, a bordo do WRV, sentimos que o
carro ficou mais seguro e firme ao dirigi-lo. E isso tem um por que: a
suspensão ganhou bitola mais larga e, assim, as molas, amortecedores e outros
componentes dessa parte do carro foram redimensionados e se tornaram mais
resistentes. Dessa forma, ao passarmos com o SUV por terrenos irregulares,
estrada de terra e entre os pedregulhos, o WRV se comportou de forma exemplar.
Também há um pequeno detalhe que contribuiu para isso: o carro ficou mais elevado,
garantindo até aventuras em leves trajetos off roads. No comprimento, o SUV
ficou 6,7 centímetros mais comprido, em consequência do crescimento do
para-choque traseiro.
O porta-malas não é dos maiores, mas pode transportar
bagagens de 363 a 1045 litros.
Conversor de torque
Dirigindo o Honda WRV percebe-se que aumentou o prazer de
estar atrás do volante multifunção, que controla a central multimídia e o
computador de bordo. Atrás do volante ainda existem as ‘borboletas’ que permitem
a troca de marchas manualmente, apesar de o câmbio ser um CVT que simula seis
marchas virtuais. Para a primeira marcha ainda existe um conversor de torque
para que a arrancada seja otimizada.
O volante ainda conta com regulagens de altura e profundidade.
Os bancos são bem aconchegantes e oferecem firmeza ao
motorista e aos passageiros.
Para maior segurança passiva, o WRV ELX conta com seis
airbags (a EX com quatro e a LX com dois) e os bancos traseiros podem ser
manuseados em diversas configurações, o que dá maior versatilidade no
transporte de volumes um pouco maiores.
A versão ELX do WRV conta com detalhes do interior em Black
piano e com costuras prateadas nos bancos.
O motor continua o mesmo, ou seja: um 1.5L de 116 cv de
potência e 15,3 kgfm de torque, o suficiente para um desempenho esperado para
um carro daquele porte.
De acordo com as medições do IMETRO, o consumo desse motor
não é dos melhores, mas também não compromete. Faz 8,1 km/l na cidade e 8,8
km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Já com gasolina, os números
melhoram um pouco: 11,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.
Aspecto externo
Por fora, o aspecto off road foi reforçado com a nova grade
horizontal mais alta e aquela barra cromada com o logo da Honda ao centro ficou
mais estreita. Na versão ELX, os faróis, inclusive os auxiliares, são de LED.
Olhando de lado, a única alteração notada em relação ao
modelo anterior fica por conta dos novos desenhos das rodas de liga leve.
As lanternas traseiras em LED foram redesenhadas e o
para-choque ficou um pouco maior, o que dá maior proteção à tampa do porta
malas.
Quanto à segurança ativa, todas as versões agora contam com
controle de tração, controle de estabilidade, sistema de auxílio em rampas e
alerta de frenagem de emergência.#