Com
passagem pela área de Telecom por 15 anos, o administrador de empresas, com
formação MBA, de 37 anos, Flávio Maia decidiu em 2013 que era hora de tornar um
de seus sonhos em realidade. Sempre acompanhando o mundo automotivo na imprensa
especializada, Flávio iniciou sua grande aspiração profissional ao comprar e
vender carros. Em 2016, ao verificar que já tinha vendido mais de uma centena
de automóveis, o empresário contratou um consultoria que, após vários estudos,
optou por criar um novo conceito de espaço para comercializar automóveis: sala
+ estacionamento, surgindo, assim, a AutoMAIA, dentro do fundamento de menor
custo possível. Inicialmente, com apenas dois colaboradores, o novo
empreendimento surgiu na garagem de um prédio na rua Ouro Preto esquina de
avenida Amazonas, no Santo Agostinho.
Ali,
o fundador da AutoMaia criara o embrião de uma grande empresa que viria se
tornar um dos grandes expoentes do mercado automotivo de Minas Gerais e
referência positiva entre a grande carteira de clientes.
Relação com os clientes
O
segredo de Flávio estava na forma como recebia e se relacionava com os
clientes, pois sempre o conforto era um dos pontos altos da empresa, procurando
dar a todos a sensação de que estavam em suas próprias casas.
Flávio
Maia se tornou um dos diretores da
Assovemg – Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais, que
juntamente com toda a diretoria vem fazendo um belo trabalho.
Mas
o espaço ficou pequeno para tantos negócios a serem realizados e, após algumas
tentativas de expansão, em 2019, a AutoMaia já contava com 20 colaboradores e
até de manobrista para organizar os automóveis nas instalações existentes.
Era
preciso ampliar para um local onde os veículos pudessem ser dispostos com
grande visibilidade e acesso por parte de todos os clientes.
Família
Mas
Flávio Maia não se contentaria apenas com uma empresa que oferecesse apenas
mais espaço. Ele queria mais, pois na cabeça do fundador da AutoMAIA seria de
grande importância a valorização visual das instalações, bem como todas as
condições que pudessem levar aos clientes o máximo de prazer e conforto ao se
dirigissem aos espaços criados na loja. A ida à loja de clientes e suas
famílias aos sábados também foi fundamental para o novo projeto. Além de todo o
processo de humanização que a loja iria oferecer, os vendedores também deveriam
possuir grande capacitação técnica para poder responder e atender a todos os
desejos e dúvidas dos clientes.
Com
essa gama de pensamentos e preceitos inovadores, uma profissional do ramo de
arquitetura foi contratada e o projeto posto em prática na avenida Amazonas, nº
1.518, no Barro Preto, bem próximo da Praça Raul Soares. Tratava-se de um
antigo estacionamento de 800 m2, espaço mais do que suficiente para surgir a
nova AutoMAIA, em que a interação das pessoas com o ambiente também faz parte
da escolha do veículo.
Loja revolucionária
Trata-se
de um estabelecimento comercial automotivo como este não existe no mercado,
pois ele é único e revolucionário. Ali, os clientes sentem bem-estar, segurança
e credibilidade, além de veículos de procedência e de excelente qualidade.
As
instalações da AutoMAIA contam com lounge de convivência e área para café, além
de um jardim vertical que traz o verde para dentro da loja. As famílias podem
contar com fraldário, espaço kids e, também, um local para receber os pets. O
pé-direito alto aumenta a sensação de grandeza do empreendimento. Onde era o
mezanino de 290 m2, foi reservado para o salão de vendas, possuindo forro de
gesso e iluminação em lâmpadas de LED. A cobertura do prédio recebeu telhas do
tipo “sanduíche” que garantem isolamento térmico e acústico em toda loja, que
ainda possui elementos vazados no alto da fachada para oferecer ventilação
natural ao ambiente.
O
mobiliário foi estudado para oferecer comodidade e sofisticação, completando os
conceitos inovadores da nova AutoMAIA.
Mercado digital
Flávio
Maia explica que a loja atualmente é um sucesso de mercado e que possui um
número muito grande de modelos das mais diversas marcas. “Nós já vendemos
carros para todos os tipos de clientes, com valores que variam entre R$ 15 mil
e R$ 190 mil, o que exige que tenhamos um mix muito grande de veículos”,
detalha o diretor da empresa. “O mais importante é que devemos oferecer um
carro dentro de um padrão muito alto de qualidade e dentro do perfil exigido”,
completa.
Flávio
explica que, quando começou a pandemia da Covid-19 e o mercado da Capital foi
fechado por decreto do Prefeito, a AutoMAIA passou a incrementar ainda mais as
relações com os clientes através das redes sociais, tendo só no Instagran cerca
de 70 mil seguidores. Com isso, 40% dos negócios foram fechados neste período
através da Internet. Agora, com o crescimento gradativo do mercado e com a
liberação aos poucos da abertura das lojas, a AutoMAIA já atingiu cerca de 80%
de seus negócios.
Financiamentos
Como
a loja já era voltada para o sistema digital de negócios, a maioria das fichas
de seus clientes são aprovadas pelos bancos, o que facilita a liberação de
financiamentos, mesmo em pleno período de pandemia. O diretor da empresa diz
que atualmente o número de financiamentos aprovados pelos bancos é praticamente
o mesmo de antes do decreto de isolamento social.
Flávio
Maia aconselha quem quiser adquirir um veículo que procure uma loja
estabelecida, pois ela poderá oferecer a segurança e garantia necessárias à
tranquilidade do comprador. “Se a loja for uma associada à Assovemg o comprador
tem ainda maior garantia no negócio”, confirma Maia.
Para
melhorar ainda mais as relações com os clientes através dos processos digitais,
os carros atualmente contam com o Laudo Cautelar que trata de uma certificação
de uma empresa especializada em verificar todas as condições dos veículos.
Compra
A
AutoMAIA também compra veículos seminovos e tem uma equipe avaliadora que
permite avaliar os carros e pagar os melhores preços do mercado e sempre
destacando que o cliente sai com o dinheiro no bolso.
Consignação
Outro
ponto forte da AutoMAIA está na forma de consignação, o cliente deixa o carro
aqui na loja e trabalhamos a venda com muita rapidez, nossa estrutura acaba deixando o cliente se sentir mais seguro em relação em deixar o
seu carro para ser vendido aqui na loja..
Pós venda
Essa
é uma das coisas aqui na empresa que temos o maior cuidado, trabalhamos com um
pesquisa de satisfação, onde eu mesmo acompanho de perto, e qualquer alteração
nós entramos em contato com o cliente e fazemos tudo para satisfazer e tirar
todas as dúvidas e mantê-los em nossa
carteira de clientes
Test-drive virtual
“Hoje,
a AutoMAIA possui até o test-drive virtual, em que o cliente, através de uma
chamada de vídeo tem acesso a todos os detalhes visualmente do carro, além de
permitir que seja feito um giro com o veículo, garantindo credibilidade ao
comprador”, explica Flávio Maia.
O
empresário ressalta a grande importância da internet na comercialização de
automóveis, bem como o trabalho que a WSN TV DO CARRO vem executando na
aproximação entre loja e comprador. “Já vendemos um veículo para o Rio de
Janeiro em que o cliente viu a matéria na TV DO CARRO no canal Youtube”.#