Notícias -Mercado

A AutoMAIA faz a diferença!

Bom gosto, bem-estar e segurança na hora de comprar um carro. Muito além do que uma simples revenda de automóveis

Com passagem pela área de  Telecom  por 15 anos, o administrador de empresas, com formação MBA, de 37 anos, Flávio Maia decidiu em 2013 que era hora de tornar um de seus sonhos em realidade. Sempre acompanhando o mundo automotivo na imprensa especializada, Flávio iniciou sua grande aspiração profissional ao comprar e vender carros. Em 2016, ao verificar que já tinha vendido mais de uma centena de automóveis, o empresário contratou um consultoria que, após vários estudos, optou por criar um novo conceito de espaço para comercializar automóveis: sala + estacionamento, surgindo, assim, a AutoMAIA, dentro do fundamento de menor custo possível. Inicialmente, com apenas dois colaboradores, o novo empreendimento surgiu na garagem de um prédio na rua Ouro Preto esquina de avenida Amazonas, no Santo Agostinho.

Ali, o fundador da AutoMaia criara o embrião de uma grande empresa que viria se tornar um dos grandes expoentes do mercado automotivo de Minas Gerais e referência positiva entre a grande carteira de clientes.

 

Relação com os clientes

 

O segredo de Flávio estava na forma como recebia e se relacionava com os clientes, pois sempre o conforto era um dos pontos altos da empresa, procurando dar a todos a sensação de que estavam em suas próprias casas.

Flávio Maia  se tornou um dos diretores da Assovemg – Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais, que juntamente com toda a diretoria vem fazendo um belo trabalho.

Mas o espaço ficou pequeno para tantos negócios a serem realizados e, após algumas tentativas de expansão, em 2019, a AutoMaia já contava com 20 colaboradores e até de manobrista para organizar os automóveis nas instalações existentes.

Era preciso ampliar para um local onde os veículos pudessem ser dispostos com grande visibilidade e acesso por parte de todos os clientes.

 

 

Família

Mas Flávio Maia não se contentaria apenas com uma empresa que oferecesse apenas mais espaço. Ele queria mais, pois na cabeça do fundador da AutoMAIA seria de grande importância a valorização visual das instalações, bem como todas as condições que pudessem levar aos clientes o máximo de prazer e conforto ao se dirigissem aos espaços criados na loja. A ida à loja de clientes e suas famílias aos sábados também foi fundamental para o novo projeto. Além de todo o processo de humanização que a loja iria oferecer, os vendedores também deveriam possuir grande capacitação técnica para poder responder e atender a todos os desejos e dúvidas dos clientes.

Com essa gama de pensamentos e preceitos inovadores, uma profissional do ramo de arquitetura foi contratada e o projeto posto em prática na avenida Amazonas, nº 1.518, no Barro Preto, bem próximo da Praça Raul Soares. Tratava-se de um antigo estacionamento de 800 m2, espaço mais do que suficiente para surgir a nova AutoMAIA, em que a interação das pessoas com o ambiente também faz parte da escolha do veículo.

 

Loja revolucionária

 

Trata-se de um estabelecimento comercial automotivo como este não existe no mercado, pois ele é único e revolucionário. Ali, os clientes sentem bem-estar, segurança e credibilidade, além de veículos de procedência e de excelente qualidade.

As instalações da AutoMAIA contam com lounge de convivência e área para café, além de um jardim vertical que traz o verde para dentro da loja. As famílias podem contar com fraldário, espaço kids e, também, um local para receber os pets. O pé-direito alto aumenta a sensação de grandeza do empreendimento. Onde era o mezanino de 290 m2, foi reservado para o salão de vendas, possuindo forro de gesso e iluminação em lâmpadas de LED. A cobertura do prédio recebeu telhas do tipo “sanduíche” que garantem isolamento térmico e acústico em toda loja, que ainda possui elementos vazados no alto da fachada para oferecer ventilação natural ao ambiente.

O mobiliário foi estudado para oferecer comodidade e sofisticação, completando os conceitos inovadores da nova AutoMAIA.

 

Mercado digital

 

Flávio Maia explica que a loja atualmente é um sucesso de mercado e que possui um número muito grande de modelos das mais diversas marcas. “Nós já vendemos carros para todos os tipos de clientes, com valores que variam entre R$ 15 mil e R$ 190 mil, o que exige que tenhamos um mix muito grande de veículos”, detalha o diretor da empresa. “O mais importante é que devemos oferecer um carro dentro de um padrão muito alto de qualidade e dentro do perfil exigido”, completa.

Flávio explica que, quando começou a pandemia da Covid-19 e o mercado da Capital foi fechado por decreto do Prefeito, a AutoMAIA passou a incrementar ainda mais as relações com os clientes através das redes sociais, tendo só no Instagran cerca de 70 mil seguidores. Com isso, 40% dos negócios foram fechados neste período através da Internet. Agora, com o crescimento gradativo do mercado e com a liberação aos poucos da abertura das lojas, a AutoMAIA já atingiu cerca de 80% de seus negócios.

 

Financiamentos

 

Como a loja já era voltada para o sistema digital de negócios, a maioria das fichas de seus clientes são aprovadas pelos bancos, o que facilita a liberação de financiamentos, mesmo em pleno período de pandemia. O diretor da empresa diz que atualmente o número de financiamentos aprovados pelos bancos é praticamente o mesmo de antes do decreto de isolamento social.

Flávio Maia aconselha quem quiser adquirir um veículo que procure uma loja estabelecida, pois ela poderá oferecer a segurança e garantia necessárias à tranquilidade do comprador. “Se a loja for uma associada à Assovemg o comprador tem ainda maior garantia no negócio”, confirma Maia.

Para melhorar ainda mais as relações com os clientes através dos processos digitais, os carros atualmente contam com o Laudo Cautelar que trata de uma certificação de uma empresa especializada em verificar todas as condições dos veículos.

 

Compra

 

A AutoMAIA também compra veículos seminovos e tem uma equipe avaliadora que permite avaliar os carros e pagar os melhores preços do mercado e sempre destacando que o cliente sai com o dinheiro no bolso.

 

Consignação

 

Outro ponto forte da AutoMAIA está na forma de consignação, o cliente deixa o carro aqui na loja e trabalhamos a venda com muita rapidez,  nossa estrutura acaba deixando o cliente  se sentir mais seguro em relação em deixar o seu carro para ser vendido aqui na loja..

 

Pós venda

 

Essa é uma das coisas aqui na empresa que temos o maior cuidado, trabalhamos com um pesquisa de satisfação, onde eu mesmo acompanho de perto, e qualquer alteração nós entramos em contato com o cliente e fazemos tudo para satisfazer e tirar todas as  dúvidas e mantê-los em nossa carteira de clientes

 

 

Test-drive virtual

 

“Hoje, a AutoMAIA possui até o test-drive virtual, em que o cliente, através de uma chamada de vídeo tem acesso a todos os detalhes visualmente do carro, além de permitir que seja feito um giro com o veículo, garantindo credibilidade ao comprador”, explica Flávio Maia.

O empresário ressalta a grande importância da internet na comercialização de automóveis, bem como o trabalho que a WSN TV DO CARRO vem executando na aproximação entre loja e comprador. “Já vendemos um veículo para o Rio de Janeiro em que o cliente viu a matéria na TV DO CARRO no canal Youtube”.#

 



Vídeo



Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.