O modelo que promete revolucionar
os SUVs está chegando. A Volkswagen apresentou globalmente o T-Cross, em evento
inédito que integra os três continentes onde o modelo será produzido (Europa,
Ásia e América) e terá seus principais mercados. O T-Cross faz parte da
estratégia da empresa de oferecer modelos globais com características
específicas para atender às necessidades locais de cada região. A versão final
do SUV está sendo revelada de forma simultânea em Amsterdam (Holanda), Xangai
(China) e São Paulo (Brasil) – no momento em que a empresa comemora no País um
ano do início da implementação da Nova Volkswagen.
O T-Cross para os mercados da
América Latina será produzido em São José dos Pinhais (PR) – para isso, a
fábrica recebeu R$ 2 bilhões em investimentos – e faz parte dos cinco novos
SUVs a serem lançados pela Volkswagen na região até 2020.
O modelo será produzido sobre a
Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo
Volkswagen no mundo. Os veículos baseados na Estratégia Modular MQB
proporcionam o que há de mais avançado em termos de design, inovação, alta
performance e segurança.
O T-Cross se destacará pelo
excelente comportamento dinâmico – no Brasil terá exclusivamente motores TSI –,
por oferecer cabine espaçosa e confortável e pelos avançados recursos de
tecnologia, conectividade e segurança.
Oferecerá itens exclusivos no
segmento, como o painel totalmente digital (Active Info Display), seletor de
perfil de condução, Controle de Estabilidade (ESC) de série, bloqueio
eletrônico do diferencial, Park Assist 3.0, suporte para celular no painel,
quatro entradas USB (inclusive para o banco traseiro), iluminação da cabine em
LED e acabamento com apliques no painel. Também contará com faróis full-LED,
seis air bags, saída de ar-condicionado para o banco traseiro e teto solar
panorâmico, entre outros recursos.
No Brasil, o T-Cross terá
exclusivamente motores TSI, que combinam injeção direta de combustível e
turbocompressor para entregar alta eficiência energética e prazer ao dirigir.
O motor 250 TSI Total Flex gera
potência de até 150 cv (110 kW), com gasolina ou etanol, a 4.500 rpm. O torque
máximo, também com ambos os combustíveis, é de 250 Nm (25,5 kgfm) – será o
maior torque da categoria. Esse motor será combinado exclusivamente à
transmissão automática de seis marchas com função Tiptronic e aletas (“shift
paddles”) para trocas no volante.
Já o motor 200 TSI Total Flex
desenvolve potência de até 128 cv (94 kW) a 5.500 rpm, com etanol – com gasolina,
são 116 cv (85 kW), à mesma rotação. O torque máximo é de 200 Nm (20,4 kgfm),
com gasolina ou etanol, sempre na faixa de 2.000 a 3.500 rpm. Esse motor poderá
ser combinado à transmissão manual ou à automática com função Tiptronic (também
com as aletas no volante), ambas de seis marchas.
O T-Cross mede 4.199 mm de
comprimento e 1.568 mm de altura (9 mm mais alto que o T-Cross europeu). A
distância entre os eixos do modelo que será produzido no Brasil é maior: 2.651
mm (88 mm a mais do que a distância entre-eixos do T-Cross europeu).
A capacidade do porta-malas do
T-Cross é excelente (o volume é variável entre 373 e 420 litros). O encosto rebatível
do banco do passageiro dianteiro oferece ainda mais flexibilidade.
Além de sensores dianteiro e
traseiro para estacionamento, o T-Cross também poderá ser equipado com o
sistema “Park Assist 3.0”, que permite o estacionamento autônomo em vagas
paralelas e transversais – e agora com a função de freio de manobra.
A parte dianteira destaca-se por
sua altura; o design é carismático, com uma grade ampla e faróis de LED
integrados e diferencia-se do desenho do modelo europeu – aqui nota-se a
influência direta dos designers brasileiros e da estratégia de regionalização
adotada pela empresa.
Também responsável por essa
altura acentuada é a tampa do compartimento do motor. A região inferior da
parte dianteira distingue-se por detalhes como os faróis de neblina inseridos
de modo marcante.
Todas as versões do T-Cross serão
equipadas com luz de condução diurna (DRL) em LED, integrada ao farol de
neblina. Haverá oferta de faróis full-LED para o T-Cross – neste caso, a luz de
condução diurna encontra-se na própria carcaça do farol.
Nas laterais, uma linha
característica acentuada divide os espaços. Atrás, ela forma uma seção dos
ombros impactante, e assinala na traseira um novo elemento de design da
Volkswagen: a faixa de refletores estendida transversalmente na parte traseira
e emoldurada por um painel preto.
O T-Cross também poderá ser
equipado com teto solar panorâmico “Sky View” – dois painéis de vidro que abrangem
mais da metade da área do teto do carro (a seção dianteira pode ser aberta
eletricamente).
Coberturas para o painel integram
o estilo jovial e completam o interior do veículo, projetado de forma
explicitamente generosa para esta classe. Outro destaque no interior do T-Cross
é a iluminação ambiente em LED. Há luzes na região dos pés, no centro do
console, no painel e nas maçanetas.
O T-Cross terá disponível o
sistema de som “Beats”, de alta fidelidade sonora, com sete alto-falantes (incluindo
um sub woofer no porta-malas) e potência é de 300W RMS.
O T-Cross inclui, opcionalmente,
um sistema de Infotainment com tela sensível ao toque (touchscreen) de 8
polegadas e o quadro de instrumentos totalmente digital “Active Info Display”
de última geração.
No Active Info Display, os
instrumentos são implementados virtualmente via software. Somente as
luzes/ícones na borda inferior do mostrador são instalados em hardware.
Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25
polegadas, do tamanho de um tablet. Sua resolução de 1.280 x 480 pixels permite
gráficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo, o modo de
navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os
lados, a fim de criar mais espaço para o mapa.
As informações sobre as funções
de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas
gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados exibidos no
console central pelo sistema de infotainment, também podem ser exibidas no
Painel Digital Programável.
Além disso, o T-Cross poderá ser
equipado com “Seletor do perfil de condução”, para o motorista ajustar a
experiência de direção entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”.
O T-Cross terá configuração
dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo
de torção. Trará pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, que
colaboram para a redução no consumo de combustível – sem deixar de lado a
performance dinâmica (dirigibilidade e frenagens). Serão duas medidas
disponíveis: 205/60 R16 e 205/55 R17.
O modelo terá freios a disco nas
quatro rodas como item de série. Os discos terão 276 mm de diâmetro nas rodas
dianteiras e 230 mm de diâmetro nas rodas traseiras.