Um dos diferenciais do Toyota Corolla que o coloca como o
sedã médio mais vendido do Brasil é a gama ampla, com diversas versões. A linha
2018, inclusive, ganhou uma com apelo esportivo, a XRS. A diferenciação é
apenas estética, mas o suficiente para deixar o Corolla interessante. Ela tem acabamento interno na
cor preta; aerofólio traseiro com luz de freio em LED; saias esportivas
laterais, frontal e traseira; ponteira do escapamento cromada; faróis
dianteiros em LED; ajuste de altura do farol; e rodas diamantadas aro 17”, com
acabamento em preto brilhante.Os faróis são de LED com luzes diurnas.
Por dentro, o bom acabamento chama a atenção. O painel de
instrumentos mostra dois grandes círculos em suas extremidades: o esquerdo
reúne o conta-giros e o termômetro do motor; o direito, o velocímetro e o
indicador de combustível. No centro uma tela de TFT de 4,2 polegadas colorida
exibe diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional. O
sistema multimídia tem tela sensível ao toque de sete polegadas. O espaço é
muito bom para quatro ocupantes e o porta-malas comporta 470 litros.
Embora não confirme a esportividade, o modelo tem sim bom
desempenho. O motor é um 2.0 16V flex, que rende 154 cv a 5.800 rpm, quando
abastecido com etanol, e 143 cv de potência a 5.800 giros, com gasolina. O
torque máximo nesta configuração é de 20,7 kgfm a 4.800 giros (com etanol) e
19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina). A transmissão é do tipo continuamente variável
(CVT) com sete marchas pré-estabelecidas quando utilizada no modo sequencial
por meio de borboletas atrás do volante.
O pacote de itens de segurança foi incrementado. Muito
criticado anteriormente, agora, o Corolla oferece Controle Eletrônico de
Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (TRC) e Assistente de Subida
(HAC). Além disso, os dois airbags do tipo cortina tornaram-se itens de série
para toda a linha, totalizando sete: dois frontais, dois laterais, dois de
cortina e um de joelho para o motorista.
Dentre outros equipamentos de segurança, estão o sistema de
ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros; travamento
automático das quatro portas a 20 km/h; cintos de segurança com pré-tensionador
e limitador de força; freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem; luz
de frenagem emergencial automática; acendimento automático dos faróis.
O Corolla XRS tem preço de R$ 109,5 mil e tem agrega
equipamentos como ar-condicionado digital; Smart Entry – sistema de
destravamento das portas por sensores na chave; Push Start – sistema de partida
sem chave; espelho retrovisor interno eletrocrômico; controle de velocidade de
cruzeiro; rodas de liga leve aro 17”; antena shark fin; faróis de neblina
dianteiros; acendimento automático dos faróis; painel de instrumentos com tela
TFT colorida de 4,2”; sistema multimídia Toyota Play com tela LCD de 7”
sensível ao toque e áudio compatível com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC e
rádio AM/FM; sistema de navegação GPS; TV digital e câmera de ré; Bluetooth®;
quatro alto-falantes e dois tweeters; entre outros.