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A 'Metamorfose Ambulante' da Toyota

Toyota Corolla Cross

Por ter usado a mesma plataforma, mesma mecânica e mesmos motores do Corolla já vendido no Brasil, podemos afirmar que houve apenas a transformação na carroceria, daí nossa indicação de Metamorfose Ambulante: carroceria de SUV com mecânica de automóvel sedã.

Alguns itens do Corolla Cross decepcionaram os amantes da marca Toyota, já que se esperava mais do utilitário esportivo médio da marca, principalmente em relação a alguns detalhes importantes. Mas, no geral, o veículo agrada e, talvez, no futuro esses detalhes venham a ser corrigidos pela montadora.

De imediato, podemos ver que o SUV possui as dimensões semelhantes ao do sedã, exceto na altura da carroceria, é claro, pois são de categorias diferentes. Mas um ponto muito importante está na altura do Corolla Cross do piso, que ficou mais alto apenas pouco mais do que 1 centímetro em relação ao seu irmão de três volumes, o que compromete nas passagens sobre quebra-molas muito altos, entrada de garagens e até imperfeições do asfalto. O uso em estradas de terra exige um pouco mais de cuidado para que o fundo do carro não raspe nas pedras e elevações do terreno.

O porta-malas de 440 litros quando se usa a cobertura, por incrível que pareça, ficou menor que o do sedã (470 litros).

Dois problemas surgem com o pneu sobressalente. O primeiro diz respeito ao raio do ‘step’, que possui aro 17” para qualquer versão, sendo que algumas delas utiliza o aro 18” nas quatro rodas. Em casos de se usar o sobressalente, corre-se o risco de dirigir por algum tempo com pneus de aros diferentes no mesmo eixo. O segundo, diz respeito ao pneu de emergência, mais estreito (linguiça) do que os aqueles que equipam o veículo, ao contrário do que ocorre com o sedã.

Na parte mecânica, houve um retrocesso na suspensão traseira, pois no sedã cada roda tinha sua suspensão independente Multilink, muito mais confiável e confortável do que a suspensão com base na barra de torção que equipa o Corolla Cross.

E para completar, a Toyota abusou de plásticos rígidos no interior do veículo, quando poderia ter usado materiais mais nobres e mais ‘soft’ nas laterais e painel do SUV.

Finalmente, o freio de estacionamento poderia ser eletromecânico, mas foi substituído por um pedal acionado pelo pé esquerdo que faz lembrar as picapes do passado. Não existe nem a tradicional alavanca no meio dos bancos.

Mas o Corolla Cross mostrou vários pontos positivos, como o amplo espaço interno principalmente na área da cabeça. As grandes áreas das janelas evocam uma sensação aberta e espaçosa e as portas têm grande ângulo de abertura, facilitando a entrada e saída.

Graças à altura elevada (1,2 centímetro) do ponto de visão e os espelhos retrovisores montados nos painéis das portas, os ocupantes têm um amplo ângulo de visibilidade.

O Corolla Cross possui sete airbags e câmera de ré em todas as versões, além do sistema de segurança ativa – Toyota Safety Sense – disponível nas versões híbridas.

O Corolla Cross conta com duas opções de motores: 2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta, e o consagrado sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão Flexfuel, já disponível no Corolla sedã, tornando o SUV o segundo veículo híbrido capaz de rodar com etanol do mundo.

 

Versões

 

Para atender às necessidades dos diferentes tipos de públicos, o Corolla Cross estará disponível em quatro versões diferentes e duas motorizações.

O Corolla Cross com motor 2.0L Dynamic Force chega nas versões XR e XRE, enquanto o sistema híbrido estará disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid.

Além destas, para celebrar a chegada deste importante produto, o Corolla Cross terá uma edição especial de lançamento chamada de “Special Edition” baseada na versão topo de linha, XRX Hybrid, e limitada a 1.200 unidades.

O Corolla Cross foi projetado para transmitir a robustez e a elegância de um autêntico SUV urbano e terá como concorrentes o Volkswagen Taos (que chega em breve) e o Jeep Compass.

A grade dianteira em formato trapezoidal se sobressai pelas grandes dimensões, o que dá a impressão de que ela foi projetada para um veículo de maior porte. Nas versões com motor a combustão ela é pintada em cinza escuro e em formato de colmeia e acomoda a logomarca Toyota. Nas versões híbridas, a moldura da grade é na cor prata e o acabamento da logomarca é na cor azul. Já a grade inferior em plástico preto garante um estilo off-road, apesar de ser um SUV urbano e conta com os faróis de neblina em LED para todas as versões. 

Na versão de entrada, os faróis são de halogêneo, enquanto nas demais versões, de LED. Já as versões híbridas contam com acabamento na cor azul também nos faróis. Além disso, toda a linha conta com luzes diurnas, o Daytime Running Lights – DRL.

O perfil lateral do Corolla Cross é um de seus pontos mais distintos. A linha de cintura é formada por um eixo proeminente que percorre o carro da frente até a traseira. O perfil elegante da cabine expressa modernidade e eficiência.

Na traseira, os para-lamas seguem o perfil robusto e de formato tridimensional dos para-choques dianteiros e as lanternas seguem o estilo horizontal, “abraçando” o veículo desde a lateral.

Todas as versões do Corolla Cross possuem rodas de liga leve, sendo que na XR elas são raio 17” com acabamento na cor prata e pneus 215/60 R17, enquanto as versões XRE e XRV Hybrid são de 18” com acabamento na cor cinza escuro e diamantada. A topo de linha, XRX Hybrid, possui acabamento na cor preta e diamantada. Nessas três versões, os pneus são 225/50 R18.

 

Padrão do sedã

 

O interior do Corolla Cross segue o padrão do sedã, com pequenas diferenças. No SUV, todo o acabamento é disposto horizontalmente até se conectar com as portas, dando uma sensação maior de amplitude.

O console central também tem espessura mais grossa e é sustentado por duas hastes nas extremidades com acabamento na cor prata.

O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro. A versão XRE ainda conta com aletas para trocas de marcha (paddle shift). Os ocupantes do Corolla Cross disfrutam de muitos porta-copos e objetos nas portas, no console central e no apoio de braços no banco traseiro, oferecendo conforto e comodidade.

Desde a versão de entrada XR o modelo conta com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.

As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto somente a XRE conta com paddle shift no volante.

As versões com motor a combustão conta com um 2.0L Flex, que rende 177 cv de potência (A) e 169 cv (G). O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm.

O sistema híbrido da Toyota combina um motor 1.8L flex, com 101 cv de potência (A) e 98 cv (G). Torque de 14,5 kgfm com qualquer combustível. Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque.

Em qualquer versão, a transmissão do SUV é a Direct Shift (CVT) que simula 10 marchas.

Os valores para venda do Corolla Cross se inicia em R$ 139.990,00 para a versão XR 2.0L Flex. Já a topo de linha XRX Hybrid Flex fica em R$ 179.980,00. A Special Edition é oferecida por R$ 183.980,00.#



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