Por ter usado a mesma
plataforma, mesma mecânica e mesmos motores do Corolla já vendido no Brasil,
podemos afirmar que houve apenas a transformação na carroceria, daí nossa
indicação de Metamorfose Ambulante: carroceria de SUV com mecânica de automóvel
sedã.
Alguns itens do
Corolla Cross decepcionaram os amantes da marca Toyota, já que se esperava mais
do utilitário esportivo médio da marca, principalmente em relação a alguns
detalhes importantes. Mas, no geral, o veículo agrada e, talvez, no futuro
esses detalhes venham a ser corrigidos pela montadora.
De imediato, podemos
ver que o SUV possui as dimensões semelhantes ao do sedã, exceto na altura da
carroceria, é claro, pois são de categorias diferentes. Mas um ponto muito
importante está na altura do Corolla Cross do piso, que ficou mais alto apenas
pouco mais do que 1 centímetro em relação ao seu irmão de três volumes, o que
compromete nas passagens sobre quebra-molas muito altos, entrada de garagens e
até imperfeições do asfalto. O uso em estradas de terra exige um pouco mais de
cuidado para que o fundo do carro não raspe nas pedras e elevações do terreno.
O porta-malas de 440
litros quando se usa a cobertura, por incrível que pareça, ficou menor que o do
sedã (470 litros).
Dois problemas surgem
com o pneu sobressalente. O primeiro diz respeito ao raio do ‘step’, que possui
aro 17” para qualquer versão, sendo que algumas delas utiliza o aro 18” nas
quatro rodas. Em casos de se usar o sobressalente, corre-se o risco de dirigir
por algum tempo com pneus de aros diferentes no mesmo eixo. O segundo, diz
respeito ao pneu de emergência, mais estreito (linguiça) do que os aqueles que
equipam o veículo, ao contrário do que ocorre com o sedã.
Na parte mecânica,
houve um retrocesso na suspensão traseira, pois no sedã cada roda tinha sua
suspensão independente Multilink, muito mais confiável e confortável do que a
suspensão com base na barra de torção que equipa o Corolla Cross.
E para completar, a
Toyota abusou de plásticos rígidos no interior do veículo, quando poderia ter
usado materiais mais nobres e mais ‘soft’ nas laterais e painel do SUV.
Finalmente, o freio
de estacionamento poderia ser eletromecânico, mas foi substituído por um pedal
acionado pelo pé esquerdo que faz lembrar as picapes do passado. Não existe nem
a tradicional alavanca no meio dos bancos.
Mas o Corolla Cross mostrou vários pontos positivos, como o amplo espaço
interno principalmente na área da cabeça. As grandes áreas das janelas evocam
uma sensação aberta e espaçosa e as portas têm grande ângulo de abertura,
facilitando a entrada e saída.
Graças à altura elevada (1,2 centímetro) do ponto de visão e os espelhos
retrovisores montados nos painéis das portas, os ocupantes têm um amplo ângulo
de visibilidade.
O Corolla Cross possui sete airbags e câmera de ré em todas as versões,
além do sistema de segurança ativa – Toyota Safety Sense – disponível nas
versões híbridas.
O Corolla Cross conta com duas opções de motores: 2.0L Dynamic
Force flex com
transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta, e o consagrado sistema
híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão Flexfuel, já disponível no Corolla
sedã, tornando o SUV o segundo veículo híbrido capaz de rodar com etanol do
mundo.
Versões
Para atender às necessidades dos diferentes tipos de públicos, o Corolla
Cross estará disponível em quatro versões diferentes e duas motorizações.
O Corolla Cross com motor 2.0L Dynamic Force chega nas versões XR e XRE,
enquanto o sistema híbrido estará disponível nas versões XRV Hybrid e XRX
Hybrid.
Além destas, para celebrar a chegada deste importante produto, o Corolla
Cross terá uma edição especial de lançamento chamada de “Special Edition”
baseada na versão topo de linha, XRX Hybrid, e limitada a 1.200 unidades.
O Corolla Cross foi projetado para transmitir a robustez e a elegância
de um autêntico SUV urbano e terá como concorrentes o Volkswagen Taos (que
chega em breve) e o Jeep Compass.
A grade dianteira em formato trapezoidal se sobressai pelas grandes
dimensões, o que dá a impressão de que ela foi projetada para um veículo de
maior porte. Nas versões com motor a combustão ela é pintada em cinza escuro e
em formato de colmeia e acomoda a logomarca Toyota. Nas versões híbridas, a
moldura da grade é na cor prata e o acabamento da logomarca é na cor azul. Já a
grade inferior em plástico preto garante um estilo off-road, apesar de ser um SUV urbano e conta com os faróis
de neblina em LED para todas as versões.
Na versão de entrada, os faróis são de halogêneo, enquanto nas demais
versões, de LED. Já as versões híbridas contam com acabamento na cor azul
também nos faróis. Além disso, toda a linha conta com luzes diurnas, o Daytime
Running Lights – DRL.
O perfil lateral do Corolla Cross é um de seus pontos mais distintos. A
linha de cintura é formada por um eixo proeminente que percorre o carro da
frente até a traseira. O perfil elegante da cabine expressa modernidade e
eficiência.
Na traseira, os para-lamas seguem o perfil robusto e de formato
tridimensional dos para-choques dianteiros e as lanternas seguem o estilo
horizontal, “abraçando” o veículo desde a lateral.
Todas as versões do Corolla Cross possuem rodas de liga leve, sendo que
na XR elas são raio 17” com acabamento na cor prata e pneus 215/60 R17,
enquanto as versões XRE e XRV Hybrid são de 18” com acabamento na cor cinza
escuro e diamantada. A topo de linha, XRX Hybrid, possui acabamento na cor
preta e diamantada. Nessas três versões, os pneus são 225/50 R18.
Padrão do sedã
O interior do Corolla Cross segue o padrão do sedã, com pequenas diferenças.
No SUV, todo o acabamento é disposto horizontalmente até se conectar com as
portas, dando uma sensação maior de amplitude.
O console central também tem espessura mais grossa e é sustentado por
duas hastes nas extremidades com acabamento na cor prata.
O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem
acabamento em couro. A versão XRE ainda conta com aletas para trocas de marcha
(paddle shift). Os ocupantes do
Corolla Cross disfrutam de muitos porta-copos e objetos nas portas, no console
central e no apoio de braços no banco traseiro, oferecendo conforto e
comodidade.
Desde a versão de entrada XR o modelo conta com ar-condicionado digital
automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis
ajustes e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao
toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão
para smartphones e tablets com Android Auto e Apple
CarPlay.
As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam sistema de destravamento
das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão
(Start Button/Push Start), limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto
somente a XRE conta com paddle
shift no volante.
As versões com motor a combustão conta com um 2.0L Flex, que rende 177
cv de potência (A) e 169 cv (G). O torque máximo abastecido com etanol ou
gasolina é 21,4 kgfm.
O sistema híbrido da Toyota combina um
motor 1.8L flex, com
101 cv de potência (A) e 98 cv (G). Torque de 14,5 kgfm com qualquer combustível.
Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv
de potência e 16,6 kgfm de torque.
Em qualquer versão, a transmissão do SUV é a Direct Shift (CVT) que
simula 10 marchas.
Os valores para venda do Corolla Cross se inicia em R$ 139.990,00 para a
versão XR 2.0L Flex. Já a topo de linha XRX Hybrid Flex fica em R$ 179.980,00.
A Special Edition é oferecida por R$ 183.980,00.#