A Peugeot tem por tradição mostrar as novas tendências da
marca no modelo compacto, assim como ocorreu no passado com o 205 e o 206.
Agora, chega ao Brasil o Peugeot 208 totalmente remodelado, quase que
imediatamente ao seu lançamento no mercado europeu.
O modelo tem no estilo
um de seus pontos mais fortes, com um design que inaugura a nova identidade
mundial da marca no Brasil. Sua carroceria encorpada e de proporções homogêneas
é mais longa, mais larga e mais baixa que a do antecessor, apresentando as
seguintes dimensões: 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de
altura e entre-eixos de 2.538 mm.
Linhas esportivas
Suas linhas indicam a
esportividade, com um sutil equilíbrio entre robustez e suavidade. A dianteira
do modelo é imediatamente identificável, já que associa elementos da nova
assinatura visual Peugeot na parte inferior e um “olhar felino”, ressaltado
pela iluminação com faróis full Led.
O desenho do para-choque
dianteiro é composto por uma linha única e uma ampla grade integrada, que passa
a ostentar o logotipo ao centro. Já o nome do modelo está posicionado na
extremidade frontal do capô.
A traseira do novo
Peugeot 208 é caracterizada por um acabamento em black piano, que se
estende por toda a largura da tampa do porta-malas, unindo as lanternas –
também dotadas de elementos luminosos na forma de três “garras”, em harmonia
com o estilo frontal.
Prazer em dirigir
O conceito Peugeot
i-Cockpit foi apresentado como elemento de série da marca no modelo 208 do
início de 2012, em uma reedição do conjunto de equipamentos do carro-conceito
SR1 de 2010. Hoje, é um verdadeiro sucesso, com mais de 5 milhões de clientes
em todo o mundo.
Mais uma vez por meio do
208, mas agora tendo como base a segunda geração do modelo, a montadora traz
uma nova geração do Peugeot i-Cockpit, tornando a experiência a bordo ainda
mais especial e exclusiva.
Batizada como Peugeot
i-Cockpit 3D, a evolução do conceito amplia as sensações e o prazer de dirigir
ao adicionar no 208 o primeiro cluster (display) em três dimensões
com tecnologia holográfica e volante Sport Drive, de dimensões reduzidas e base
achatada, painel de instrumentos elevado, central multimídia de 7
polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay.
Produzido na
Argentina
O Novo 208, fabricado no
Centro de Produção de Palomar, na Argentina, e que marca a estreia da produção
de hatches na plataforma global CMP (Common Modular Platform), adaptativa para
atender aos mais diversos mercados mundiais, além de atender às diversas versões
térmicas e elétricas na mesma linha de produção.
De acordo com a Peugeot,
o uso da plataforma CMP faz com que o Novo 208 ofereça aos consumidores
brasileiros robustez, confiabilidade, melhor conforto acústico e térmico, nível
de vibração reduzido e melhores índices de consumo (em função de menores peso e
resistência aerodinâmica).
É ela também a
responsável pela introdução de assistência à direção, segurança e comodidade do
Peugeot Driver Assist, que reúne alerta de colisão, frenagem
de emergência e alerta e correção de mudança de faixa. Para esta última
situação, se desejar manter a trajetória do veículo, o condutor pode impedir a
correção mantendo com firmeza o volante. A correção também será interrompida se
as setas indicadoras de direção forem ativadas
Placas de
sinalização
Uma câmera de vídeo
situada no alto do para-brisas faz a análise das fontes luminosas, e o sistema
alterna automaticamente entre luz alta e luz baixa dos faróis, dependendo das
condições do trânsito e de iluminação.
Esta câmera de vídeo
situada no alto do para-brisas efetua ainda a leitura das placas de limitação
da velocidade. O sistema detecta e lê as placas de limite de velocidade e as
exibe no painel de instrumentos (o sistema também utiliza as informações sobre
limites de velocidade contidas nos mapas do sistema de navegação). O smartphone
também pode ser recarregado através de um sistema sem fio (wireless).
Versões
Todas as versões são
equipadas com o motor 1.6 16V Flex, que desenvolve o máximo de 118 cv de
potência e 15,2 kgfm de torque, sempre associado a uma transmissão automática
sequencial de 6 marchas. O motorista tem à sua disposição os modos “Eco” e
“Sport” do câmbio.
O novo Peugeot 208 a
combustão é oferecido nas versões Active, Allure e Griffe, nas cores Branco
Banquise (sólida), Branco Nacré (perolizada) e nas metálicas Cinza Aluminium,
Preto Perla Nera e Azul Quasar. Há ainda uma versão esportiva com motorização
totalmente elétrica. Todas são dotadas de motor Flex 1.6 de 16 válvulas e
câmbio automático de 6 velocidades, com preços que variam entre R$ 75 mil e R$
95 mil.#