O agronegócio é o
setor que mais cresce na economia, e a forte ligação da Chevrolet S10 com o
campo ganha ainda mais relevância. Isto porque a picape preferida do produtor
rural chega à linha 2021 com uma série de recursos inovadores que agregam
produtividade ao dia a dia, como o sistema Wi-Fi nativo.
Da pecuária até a
agricultura de precisão, tudo gira em torno da conectividade. Além disso, a
picape acaba se transformando no escritório do homem do campo e a internet é
uma ferramenta de trabalho estratégica para administrar e operar o negócio em
tempo real.
O sinal até 12 vezes
mais estável que o de um smartphone é o principal diferencial do Wi-Fi nativo
da Nova S10, que é capaz ainda de se manter mais tempo conectada à rede 4G em
função da antena que amplifica o sinal - isto se traduz em maior velocidade de
transmissão de dados.
"O picapeiro
costuma rodar muito pelo interior. Sabemos que o Brasil é um país continental e
que a cobertura de sinal de internet não é uniforme, por isso o Wi-Fi da Nova
S10, com tudo o que ele agrega, ganha uma importância enorme neste
contexto", diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de produto GM América
do Sul.
A tecnologia permite
que sejam feitas atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do
veículo. Mais do que isso, a picape da Chevrolet agora é capaz de identificar a
necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp
do proprietário, que também pode iniciar a refrigeração da cabine à distância
como forma de experimentar uma das várias funções do novo aplicativo
myChevrolet. Tudo isso faz parte da conectividade nível quatro, a mais avançada
disponível no mercado.
A Nova S10 incorpora
também a mais moderna geração do multimídia MyLink. A novidade é a projeção sem
fio para Android Auto e Apple Car Play. Esta é a primeira aplicação deste
recurso em um modelo da marca no país.
Visual imponente e
personalizado
Como se não bastasse o
salto evolutivo proporcionado pela conectividade avançada, a Nova S10 se reforça
em outros importantes pilares: segurança, performance e design.
Vamos começar pelo
visual, que está nitidamente mais imponente. A nova frente segue o estilo da
mais atual linha de utilitários globais da Chevrolet. Agora existe uma clara
diferenciação entre a versão topo de linha High Country e as demais, numa ação
inédita na linha para reforçar o aspecto de exclusividade.
Na Nova S10 High
Country, a grade é toda escura e traz o nome Chevrolet em alto relevo sobre uma
barra central. A tradicional gravata dourada, emblema da marca, pela primeira
vez aparece deslocada do centro, localizada agora mais embaixo, à esquerda,
sobre uma trama tipo colmeia. Todo esse conjunto se harmoniza com os faróis com
LED e com o para-choque.
Falando de
para-choque, a peça também passou por atualização. Conta com aplique central em
cor diferenciada e uma moldura na parte inferior, que foi projetada para
melhorar a capacidade do veículo de superar obstáculos, resultando num ângulo
de ataque que passou de 27 para 29 graus.
Outro elemento
relevante para picapes off-road é o conjunto de faróis auxiliares. As luzes
agora ficam em posição mais elevada, proporcionando maior proteção às lâmpadas
e melhor poder de iluminação em determinadas situações, como em trechos de mato
crescido.
Na lateral, a S10 High
Country chama a atenção pelas novas rodas esportivas de aro 18. Ela combina as
bordas usinadas com o centro e os raios em preto brilhante.
Outro aspecto lateral
marcante é o santo Antonio envolvente, que traz mais volume para a caçamba
(1.329 litros), a maior da categoria.
Nesta parte do
veículo, a principal novidade é o amortecedor da tampa traseira, que torna a
operação de manuseio muito mais suave. O item é ofertado como acessório e serve
às demais versões (LS, Advantage, LT e LTZ).
Estes modelos
acompanham as evoluções estéticas, mas com diferenças de acabamento, como a
grade com elementos cromados e o logo da Chevrolet no centro, além de rodas
específicas.
Na parte traseira, a
picape equipada com câmera de ré projeta agora imagens de alta definição e
conta com a função de engate. Traz linha-guia específica e zoom para facilitar
a operação.
Outro recurso
interessante deste sistema é que o usuário consegue acionar temporariamente a
câmera traseira em plena viagem para uma checagem da situação do reboque.
Importante ressaltar
que a S10 conta com o controle eletrônico de oscilação do trailer. Este sistema
é capaz de identificar alguma instabilidade dinâmica da carreta e frear
seletivamente as rodas da picape.
Frenagem autônoma
Na S10, tecnologia
está presente em todos os pilares, e por isso ela tem sido considerada a picape
com o melhor balanço entre robustez, dirigibilidade e conforto - tanto no
asfalto quanto no fora-de-estrada.
A Nova S10 ganha
reforços estruturais na carroceria, oferecendo maior proteção aos ocupantes. O
veículo ficou até 20% mais resistente em caso de impacto.
Falando em segurança,
a picape já era muito bem equipada. Oferecia alerta de colisão frontal, alerta
de saída involuntária de faixa e controle eletrônico avançado de estabilidade e
tração, por exemplo.
Este pacote fica ainda
mais completo na linha 2021 com a disponibilidade do sistema de frenagem
autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma
situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja
cruzando a dianteira.
Este recurso funciona
de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. Ele entra em
ação quando percebe que o condutor está distraído ou que o veículo logo à
frente realizou uma manobra abrupta.
A S10 utiliza também a
câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o condutor
numa frenagem de emergência.
Imagina a cena: o
motorista está na estrada, percebe uma situação de perigo, e freia. Mas caso o
sistema entenda que a pressão aplicada no pedal não será suficiente, o carro
intensifica a força de frenagem automaticamente.
Ainda dentro do
capítulo proteção aos ocupantes, a Nova S10 vem agora equipada de série com
seis airbags em todas as configurações. Até então, este era um item exclusivo
da versão High Country.
A picape também vem
com sistema Isofix e Toptether para fixação de cadeirinha infantil nas versões
de cabine dupla.
Novo turbo com
atualização do software do motor
Importante destacar
que as picapes 4x4 em geral contam com uma arquitetura mais robusta que
veículos de passeio. Por isso elas têm um ciclo de vida mais duradouro. Mas por
serem um instrumento de trabalho e pela necessidade de se adaptar rapidamente
às demandas do mercado, as picapes costumam passar por um número maior de
atualizações.
A S10 é campeã neste
quesito. Só em relação a motorização foram quase uma dezena, entre novos
motores e tecnologias inéditas, de desde que a primeira geração foi lançada, em
1995.
De lá para cá, a
potência de seus motores dobrou, o tempo para alcançar os 100 km/h caiu em um
terço e o consumo melhorou até 65%. Sem falar no ganho ambiental com a redução
de quase 90% na emissão dos principais gases (CO2 e NOx).
Mais uma atualização
está sendo promovida, desta vez no motor 2.8 turbo, o preferido dos
consumidores.
A novidade que chega
com a linha 2021 é a adoção de uma nova turbina, a mesma que equipa a picape
Chevrolet Colorado norte-americana. A vantagem do componente é que ele conta
com uma estrutura otimizada que deixa as acelerações mais progressivas. Na prática,
o motorista vai sentir uma picape muito mais esperta e divertida de guiar.
Para a integração da
nova turbina, a engenharia trabalhou numa nova calibração para o motor de 200
cavalos de potência e 51 kgfm de força.
"Optamos por
desenvolver diferentes calibrações, uma específica para as versões mais
sofisticadas da picape e outra para as versões voltadas para o trabalho.
Afinal, esses veículos atendem clientes com expectativas bem distintas",
explica Ricardo Fanucchi, diretor geral de Engenharia de produto GM América do
Sul.
A nova calibração
agrega melhor performance às versões mais sofisticadas, ampliando a sensação de
agilidade em arrancadas e ultrapassagens, enquanto traz melhora de eficiência
energética para as versões voltadas para o trabalho.
Com isso, a aceleração
de 0 a 100 km/h ficou 0,2s mais rápida, passando para 10,1s no modelo equipado
com transmissão automática (AT6).
Já a economia de
combustível variou de 3% a 10%, dependendo da configuração e da condição. Isto
significa que o custo por quilômetro rodado com diesel, que já era bom, ficou
ainda melhor nos modelos de entrada (MT6). Muito próximo ao de um compacto 1.0
Flex. Para uma picape do porte da S10 é um feito realmente impressionante.
Sem falar que o
veículo se difere pelo baixo custo de manutenção e pela ampla rede de
assistência técnica.
Como se pode ver, a
Nova S10 chega com novidades relevantes para o consumidor e segue sobre uma
base extremamente sólida, formada pela tradição da marca Chevrolet no segmento
de picapes.
A Nova S10 está
disponível em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis
cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas
opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de transmissão
(MT6 e AT6) e tração (4x2 e 4x4).
São
sete opções de pintura externa: Branco Summit, Cinza Graphite, Prata
Switchblade, Preto Ouro Negro, Vermelho Edible Berries e as inéditas Cinza
Topázio e Azul Eclipse.