Com
design renovado, desenvolvido pelo Renault Design Center São Paulo, Sandero,
Logan e Stepway têm novos para-choques dianteiros e uma nova assinatura
luminosa com luzes diurnas de LED, no formato de “C” ao redor dos faróis, que
alonga a dianteira e faz com que os modelos sejam reconhecidos à distância.
Alinhado com a nova identidade mundial da marca, a nova grade agora traz
detalhes cromados, transmitindo elegância.
Sandero e Stepway também têm novas lanternas traseiras de LED, com novo formato
que invadem a tampa do porta-malas, dando personalidade e dinamismo aos
modelos.
O interior de todos os modelos é composto por novos materiais, o teto por
exemplo agora é escuro, o que dá a sensação de um ambiente mais sofisticado. As
portas têm acabamento em tecido ou couro, dependendo da versão. O volante em
couro tem detalhes em cromo anodizado, dando um toque de esportividade.
Os bancos também são novos e têm novos padrões de revestimentos em todos os
modelos, com estilo mais moderno e minimalista. Mais largos e com espumas mais
espessas em um formato que garante mais conforto e ergonomia.
Agora Sandero, Logan e Stepway com motor 1.6 SCe passam a ter versões com o
novo câmbio automático CVT X-Tronic, que agrada aqueles que buscam conforto na
condução do dia a dia, principalmente no trânsito urbano. Como este câmbio não
tem trocas de marchas, a condução é sempre suave.
No quesito segurança, todas as versões de Sandero, Logan e Stepway trazem de
série quatro airbags (dois frontais e dois laterais), além de duas fixações
Isofix para cadeirinhas infantis no banco traseiro e estrutura da carroceria
reforçada. As versões equipadas com o câmbio CVT X-Tronic, e também a esportiva
R.S. 2.0, oferecem, ainda, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e
assistente de partida em rampas (HSA), proporcionando mais segurança.
Todas as versões com câmbio CVT X-Tronic trazem ainda de série rodas de 16
polegadas e novos detalhes externos, como as molduras nas caixas de rodas, que
os diferenciam das versões com câmbio manual.
Sandero, Logan e Stepway são equipados com Media Evolution, a nova central
multimídia com tecnologia Android Auto e Apple Carplay, permitindo
usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e áudios de Whatsapp na tela de
sete polegadas touchscreen capacitiva, com melhor precisão do toque. O Media
Evolution ainda traz as funções Bluetooth, câmera de ré (em algumas versões),
Eco Scoring e Eco Coaching – que ajudam o motorista a economizar combustível
auxiliando na maneira de dirigir –, acessadas diretamente no carro.
Outra novidade em todas as versões é a chave tipo canivete, com comando de
abertura e fechamento das portas. Além de prática e moderna, esconde a parte
metálica quando não está sendo usada, ocupando menos espaço na hora de guardar
no bolso ou na bolsa.
A nomenclatura das versões passa a seguir a mesma usada globalmente pela
Renault: Life, Zen, Intense e Iconic (disponível apenas para Stepway e Logan).
Os motores são os eficientes 1.0 SCe, de três cilindros, e o 1.6 SCe.
SANDERO
Desde que foi lançado no Brasil, o Sandero se tornou referência no mercado
pelos maiores espaço interno e maior porta-malas da categoria, além de
robustez. Agora na linha 2020, o hatch manteve todas as qualidades, mas
ganhou mais sofisticação, itens de conforto e segurança.
O Sandero tem o maior comprimento (4.070 mm), o maior entre-eixos (2.590 mm) e
o maior porta-malas da categoria (320 litros). Essas medidas garantem que cinco
passageiros tenham conforto a bordo e ainda espaço para acomodar a bagagem.
A gama do Sandero na linha 2020 tem opções para todas as necessidades. O
modelo é oferecido nas versões: Life (com motor 1.0 SCe e câmbio manual), Zen
(com motor 1.0 SCe ou 1.6 SCe e câmbio manual ou CVT X-Tronic), Intense (com
motor 1.6 SCe e câmbio CVT X-Tronic) e R.S. 2.0 (com motor 2.0 e câmbio manual
de seis marchas).
Primeiro lançamento mundial da Renault realizado no Brasil e historicamente o
veículo mais vendido da marca no país, no ano passado o Sandero atingiu a marca
de 1 milhão de unidades produzidas no Complexo Ayrton Senna, no Paraná. Mais de
dez anos após seu lançamento, o carro continua um grande sucesso no mercado
nacional. O Sandero está entre os veículos mais vendidos do país, com mais de
660 mil unidades comercializadas no Brasil. O Sandero participa do segmento de
hatch compacto que é o mais importante do país, com 40% das vendas de automóveis
no Brasil.
Lançado no Brasil em 2007, o Sandero é um veículo concebido levando em contas
as necessidades do consumidor nacional. Para isso, o desenvolvimento do carro
foi realizado por designers e engenheiros sediados no país. Desde o início,
agradou tanto famílias quanto jovens em busca de um design atraente e um
veículo prático, resistente e bem equipado.
Em 2011, o veículo recebeu um facelift, passando a contar com um design mais
moderno, interior mais sofisticado e mais itens de conforto. Três anos depois,
chegaria a nova geração. O Novo Sandero foi construído sobre uma nova
plataforma, ou seja, nova estrutura, novo sistema elétrico, novo sistema de
freios, de direção e novas suspensões, além de novo design e reformulação total
do interior.
Ao longo desse tempo, teve várias séries limitadas como Tweed, Tech Run e Vibe.
Em 2015, o Sandero ainda ganhou um sobrenome de peso, com a chegada da versão
R.S. 2.0, o primeiro Renault Sport fabricado e comercializado no Brasil. A
versão esportiva teve importantes mudanças mecânicas (motor, câmbio, suspensão,
freios, assistente de partida em rampas e controle eletrônico de estabilidade,
entre outras) e estéticas. Desenhado e desenvolvido na França pela Renault
Sport, em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina, o
Sandero R.S. 2.0 é um legítimo esportivo. Essa versão se destaca por sua
capacidade de proporcionar sensações esportivas desde o primeiro toque no
acelerador, além de muito prazer na utilização diária.
Com motor 2.0 aspirado, que entrega 150 cv e 20,9 kgfm com etanol, associado a
um câmbio manual de 6 velocidades com relações curtas para maior esportividade,
o “hot hatch” atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em
apenas 8,0 segundos.
Na linha 2020, o Sandero R.S. 2.0 traz novas rodas diamantadas de 17 polegadas
na cor preta diamantadas e herdou características da série limitada Racing
Spirit, como as pinças de freio na cor vermelha, que, juntamente com a nova
assinatura luminosa traseira em LED, a dianteira com a lâmina F1, o aerofólio
preto, o duplo escapamento e os novos adesivos nas laterais com a assinatura
Renault Sport, que reforçam a esportividade do modelo.
O interior também traz características herdadas da série limitada Racing
Spirit, como o teto na cor preta e os bancos com faixas duplas na cor vermelha.
No apoia braço, as portas ganharam revestimento de tecido que parece fibra de
carbono, ressaltando a esportividade do Sandero R.S. 2.0.
Completo de fábrica, o único opcional do novo Sandero da linha 2020 é a pintura
branca ou metálica. As opções de cores para o Sandero são as novas azul Iron
(exclusiva do modelo) e cinza Cassiopée, além de branco Glacier, prata Étoile,
preto Nacré e vermelho Vivo. Para o esportivo Sandero R.S. 2.0 as opções são vermelho
Fogo, branco Glacier, prata Étoile e preto Nacré.
Confira abaixo os principais itens de série de cada versão do Sandero:
· Life 1.0 (R$ 46.990): quatro airbags (dois frontais e dois
laterais), Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros
dianteiros elétricos, travas elétricas, chave canivete e rodas de 15 polegadas.
· Zen 1.0 (R$ 49.990) e Zen 1.6 (R$ 55.990): Todos da versão Life mais Media Evolution,
comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do
banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos com “one touch”e
Stop&Start (exclusivo motor 1.6 SCe manual).
· Zen 1.6 CVT X-Tronic (R$ 62.990): Todos os itens da Zen manual mais câmbio
automático CVT X-Tronic, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente
de partida em rampas (HSA), rodas de 16 polegadas Flexwheel e molduras nas
caixas de roda.
· Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 65.490): Todos os itens da versão Zen CVT mais
ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros
elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador
de velocidade) e rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas.
· R.S. 2.0 (R$ 69.690): Todos os itens da Zen manual mais assistente
de partida em rampas (HSA); controle eletrônico de estabilidade (ESP),
ar-condicionado automático, câmera de ré, retrovisores elétricos, vidros
traseiros elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade)
e rodas de liga leve de 17 polegadas na cor preta diamantadas. A pintura branca
é de série.
LOGAN
Quando chegou ao Brasil em 2007, o Renault Logan rapidamente caiu no gosto dos
consumidores. O modelo inovou em seu segmento, mostrando que é possível um
produto oferecer amplo espaço interno, robustez mecânica, baixo custo de
manutenção sem precisar que se pague a mais por isso. Agora na linha 2020, e
mantendo as características que fizeram do Logan um sucesso, o sedã traz mais
conforto com a opção do câmbio automático CVT X-Tronic, mais segurança com os
quatro airbags de série em todas as versões e um novo visual.
Nas versões com câmbio CVT X-Tronic (Intense e Iconic) o sedã tem altura
elevada da carroceria e molduras nas caixas de roda que dão mais imponência ao
modelo, além de rodas de 16 polegadas.
O espaço interno continua sendo um dos pontos fortes do sedã e uma importante
vantagem em relação aos competidores diretos. Cinco pessoas viajam
confortavelmente, com folgas para os joelhos, ombros e cabeça, graças
principalmente à boa distância entre-eixos de 2.635 mm, que supera a medida dos
seus principais concorrentes. O amplo espaço interno também é percebido no
porta-malas, de 510 litros, um dos maiores do segmento.
Assim como no Sandero, o único opcional no novo Logan 2020 é a pintura branca
ou metálica. Entre as opções de cores para o Logan estão a nova cinza
Cassiopée, além de branco Glacier, prata Étoile, preto Nacré e vermelho Vivo.
Confira abaixo os principais itens de série de cada versão do Logan:
· Life 1.0 (R$ 50.490): quatro airbags (dois frontais e dois
laterais), Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros
dianteiros elétricos, travas elétricas, chave canivete e rodas de 16 polegadas.
· Zen 1.0 (R$ 53.490) e Zen 1.6 (R$ 59.490): Todos da versão Life mais Media Evolution,
comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do
banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos com “one touch”
e Stop&Start (exclusivo motor 1.6 SCe manual).
· Zen 1.6 CVT X-Tronic (R$ 66.490): Todos os itens da Zen manual mais câmbio
automático CVT X-Tronic, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente
de partida em rampas (HSA), rodas de 16 polegadas Flexwheel e molduras nas
caixas de roda.
· Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 68.990): Todos os itens da versão Zen CVT mais
ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros
elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador
de velocidade) e rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas.
· Iconic 1.6 CVT X-Tronic (R$ 71.090): Todos os itens da Intense CVT X-Tronic mais
bancos de couro, sensor de chuva e sensor de luminosidade.
STEPWAY
O visual do Stepway sempre foi um dos diferenciais do modelo. A maior altura do
solo – 185 mm, 45 mm a mais que o Sandero com câmbio manual – facilita a
condução do dia a dia, encarando as valetas e lombadas das cidades. A posição
de dirigir elevada é outro destaque do modelo.
Agora na linha 2020, o modelo está mais robusto com um novo para-choque
dianteiro com apliques em cromado nos faróis de neblina e skis (dianteiros e
traseiros) na cor prata, que reforçam ainda mais o visual SUV. As lanternas com
tecnologia em LED, com máscara preta, conferem um estilo único ao Stepway, com
uma assinatura luminosa exclusiva.
O Stepway 2020 traz novas rodas de 16 polegadas bíton diamantadas, na cor cinza
Erbe, contribuindo para o visual diferenciado do modelo.
Internamente, o veículo tem elementos que reforçam através do estilo a
identidade diferenciada do modelo, como a assinatura Stepway em baixo relevo no
detalhe em cromo acetinado do volante, além da identificação 3D e baixo relevo
nos bancos e elementos de cor.
O Stepway tem motor 1.6 SCe e três versões de acabamento: Zen, com câmbio
manual, Intense com câmbio CVT X-Ttronic, e Iconic, com câmbio CVT X-Tronic.
Lançado em 2008, um ano após a chegada do Sandero ao mercado brasileiro, o
Stepway se destacava por seu alto nível de robustez. Esse atributo foi um dos
pilares de todo o processo de desenvolvimento da base mecânica realizado pela
equipe de profissionais do Renault Tecnologia América (RTA), que fica complexo
Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
O veículo também passou pelo facelift em 2011, apresentando uma personalidade
própria em relação às demais versões. Para-choques mais encorpados, máscaras
negras nos faróis e lanternas, além da altura elevada em relação ao solo
marcaram esta versão.
Em 2012, o modelo ganhou a série limitada Rip Curl, feita em parceria com a
conhecida marca multinacional de moda surfwear, destinada aos consumidores que
procuravam um hatch completo com design atraente e detalhes diferenciados.
Em 2014, chegou a nova geração, com um visual ainda atraente, muita
versatilidade e conectividade. Com ponto forte no design, o veículo trazia a
imponência típica dos SUVs e pelos detalhes que dão ao mesmo tempo ousadia e
sofisticação. E em 2016 ganhou uma nova série limitada Rip Curl.
No total, mais de 160 mil Stepway já foram vendidos. Sucesso desde seu
lançamento, o veículo é hoje um dos mais vendidos entre os compactos
aventureiros, com 23% de participação no segmento em 2019.
Assim como o Sandero e o Logan, o Stepway também vem completo de fábrica. O
único opcional fica por conta da pintura branca ou metálica. O bege Dune
estreia como cor exclusiva do Stepway, que também é oferecido nas cores cinza
Cassiopée, branco Glacier, prata Étoile, preto Nacré e vermelho Vivo.
Confira abaixo os principais itens de série de cada versão do Stepway:
· Zen 1.6 (R$ 61.190): quatro airbags (dois frontais e dois
laterais), Isofix, sensor de estacionamento, direção eletro-hidráulica,
ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, rádio,
Stop&Start e rodas de 16 polegadas Flexwheel.
· Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 70.990): Todos os equipamentos da versão Zen mais
Media Evolution, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de
partida em rampas (HSA), ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros
traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e
limitador de velocidade) e rodas de liga leve 16 polegadas bíton diamantadas.
· Iconic 1.6 CVT X-Tronic (R$ 73.090): Todos os itens da Intense CVT mais bancos de
couro, sensor de chuva, sensor de luminosidade e rodas de liga leve 16
polegadas bíton diamantadas.
CÂMBIO CVT X-TRONIC
O câmbio CVT X-Tronic proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes
centros urbanos. Um de seus diferenciais é um software de gerenciamento que dá
a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente. A transmissão CVT
X-Tronic oferece, em todas as versões, a possibilidade de troca manual na
alavanca de câmbio. Ao motorista, cabe posicionar a manopla à esquerda para
assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas
ultrapassagens e arrancadas.
As acelerações do CVT X-Tronic são constantes e eficientes. O desenvolvimento
desta transmissão foi baseado em três pilares: linearidade, agilidade e
dirigibilidade. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou
saídas de semáforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensação é de conforto,
sem que haja qualquer tranco.
Pensando no conforto, há o sistema Lock-up com Active Slip Control. Neste
sistema, a polia é liberada de forma gradual para que o torque seja transmitido
de forma linear. Essa característica garante acelerações com respostas mais
vigorosas e sem alternâncias, pois “segura” a polia e a solta de forma gradual
para que o torque seja transmitido de forma linear e rápida.
MOTOR SCe
Desenvolvidos pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzidos no Complexo
Ayrton Senna, no Paraná, os motores 1.0 SCe e 1.6 SCe se destacam pelo maior
desempenho e prazer ao dirigir.
O 1.0 SCe 12V de três cilindros tem duplo comando de válvulas variável na
admissão e no escape, tecnologia inédita entre os motores de entrada,
oferecendo 90% do torque máximo (10,5 kgfm) já a 2.000 rpm. A potência é de 82
cv com etanol.
Já o 1.6 SCe 16V de quatro cilindros traz duplo comando de válvulas variável na
admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom
desempenho desde as baixas rotações. A potência máxima é de 118 cv com etanol e
o torque é de 16 kgfm.
A Renault aproveita o “know-how” adquirido nas pistas da Fórmula 1, categoria
na qual a marca já conquistou 12 títulos mundiais, para garantir a máxima
eficiência de seus motores. Das pistas, veio a tecnologia ESM (Energy Smart
Management) e a bomba de óleo com vazão variável, que reduzem o consumo de
combustível.
Para potencializar o comportamento econômico, os modelos equipados com o MEDIA
Evolution trazem as funções Eco-Coaching, que avalia a condução do motorista ao
final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas,
a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o
Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.
O motor 1.6 SCe traz ainda o sistema Stop&Start, na versão com câmbio
manual, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas.
Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia
de até 5% de combustível.