Notícias -Lançamentos

Chega o Novo Toyota RAV4 Hybrid

5ª geração do SUV mais vendido do mundo em 2018 chega ao Brasil com motorização exclusivamente híbrida. Novo RAV4 Hybrid estará disponível em toda a rede de concessionárias Toyota do Brasil em duas versões, a partir de 13 de junho

A Toyota do Brasil apresenta o novo RAV4. A 5ª geração, produzida nas fábricas de Takaoka e Nagakusa no Japão, introduz quatro grandes mudanças que implicam em uma melhoria substancial de seus principais atributos (design, equipamento, conforto, desempenho e segurança).

Vale ressaltar que o RAV4, comercializado no mundo desde 1994 e cujo lançamento na época foi um marco para seu segmento, foi, em 2018, o SUV mais vendido no mundo.

As grandes mudanças que esta geração traz são:

·  Nova arquitetura global Toyota (TNGA);

·  Motorização híbrida auto recarregável;

·  Novo sistema de tração inteligente nas quatro rodas (AWD);

·  Sistema de segurança ativa "Toyota Safety Sense"(TSS).

O Novo RAV4 Hybrid procura se diferenciar da proposta atual do segmento, completamente urbana, se posicionando como um verdadeiro SUV aventureiro, em virtude de seu ótimo desempenho e funcionalidade, mas com um design moderno e sofisticado que se adapta perfeitamente à vida urbana.

O modelo está disponível em toda a rede de concessionárias Toyota do Brasil a partir do dia 13 de junho de 2019. Disponível em duas versões, S Hybrid e SX Hybrid, os preços são de R$ 165.990,00 e R$ 179.990,00.

Plataforma


TNGA é a sigla em inglês de Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura Global Toyota) e diz respeito a uma filosofia de fabricação que visa melhorar drasticamente o desempenho do veículo e destacar as características únicas de cada modelo, melhorando significativamente os componentes essenciais que fazem parte do veículo e têm um impacto direto no design, conforto, desempenho e segurança.

A nova geração do RAV4 Hybrid é construída sob a plataforma denominada GA-K (mesma do Camry) e sua finalidade é criar veículos melhores por meio de cinco fundamentos principais:

1. Conforto ao dirigir: Melhora a estabilidade, agilidade e resposta devido a um centro de gravidade mais baixo, maior rigidez na estrutura, melhor distribuição de peso e estabilidade aerodinâmica, resultando em um veículo com uma sensação de condução superior.

2. Habitabilidade: Melhora a posição de condução e a área do motorista é mais espaçosa e confortável. Além disso, aumenta a visibilidade e melhora a insonorização do veículo, resultando em uma experiência recompensadora para todos os sentidos para todos os ocupantes.

3. Praticidade de uso: Prático e intuitivo, o novo RAV4 Hybrid é projetado 100% para o usuário, sendo funcional e amigável no dia a dia.

4. Compromisso com o meio ambiente: Desenvolvido com materiais ecológicos e alcançando uma melhoria substancial no consumo de combustível devido a seu conjunto híbrido, consegue reduzir o impacto ambiental.

5. Segurança: Ao introduzir as mais recentes tecnologias de segurança ativa e passiva, o novo RAV4 Hybrid proporciona a máxima tranquilidade e confiança aos seus proprietários em qualquer situação de condução.

Os novos padrões propostos pela TNGA se expressam em veículos mais atraentes, seguros e agradáveis de dirigir.

Duas versões para o mercado brasileiro


A nova geração do Toyota RAV4 Hybrid chega ao Brasil em duas versões dotadas de sistema de propulsão híbrido auto recarregável exclusivo, além de uma transmissão automática HEV Transaxle (transmissão variável contínua)  e tração sob demanda inteligente nas quatro rodas AWD.

Design Exterior


A 5ª geração do RAV4 procura diferenciar-se da atual tendência dos SUVs urbanos, redefinindo completamente o seu conceito e posicionando-se como um veículo versátil, com um espírito aventureiro e uma estética sofisticada.

Ambas as facetas deste veículo coexistem em harmonia. É aventureiro porque o seu design mais robusto e resistente permite ao motorista conduzir por onde quiser e, ao mesmo tempo, tem um design moderno e refinado que se adapta perfeitamente à vida urbana.

O conceito de seu design é chamado "Cross Octagon", porque representa dois octógonos cruzados em 90 graus.

O design exterior e interior refletem este conceito através de desenhos poligonais localizados em diferentes partes do veículo.

Faróis dianteiros

Os novos faróis dianteiros contam com tecnologia LED, luzes diurnas LED DRL, nivelamento automático de altura e sensor crepuscular e criam uma sensação de maior robustez e uma aparência mais refinada e agressiva ao modelo.

 

Faróis traseiros

Os faróis traseiros LED poligonais, combinados com o design trapezoidal da parte traseira do veículo, enfatizam uma sensação de amplitude e uma postura firme.

 

Pneus

O novo RAV4 Hybrid nas versões S e SX vem com rodas de liga leve de 18 polegadas (225/60R18).

 

Teto panorâmico

A versão SX Hybrid é equipada com teto solar panorâmico com abertura elétrica.

 

Dimensões

O novo RAV4 Hybrid é mais baixo, mais ágil e mais estável. Apresenta novas dimensões em relação à geração anterior, conferindo-lhe maior robustez e funcionalidade típicas de um verdadeiro SUV.

 

 

Design interno

O interior do novo RAV4 Hybrid foi completamente renovado e segue o princípio de sofisticação para o qual foi concebido. A qualidade dos materiais foi aumentada e os detalhes são enfatizados para alcançar um ambiente mais atraente e funcional.

 

O espaço do motorista equilibra a excelente visibilidade com uma pegada segura e confortável. O tamanho, a forma e o material dos botões e controles foram cuidadosamente selecionados levando em consideração a praticidade de uso.

 

Foram adicionados espaços de armazenamento com um sistema de iluminação noturna que dá uma aparência distinta ao interior do veículo e, acima de tudo, uma melhoria na usabilidade.

 

Conforto e estilo

Esta geração apresenta grandes novidades em termos de equipamentos de conforto, tecnologia e conectividade em relação à anterior. O painel central conta com acabamento interno cromado com anéis de prata distintivos que expressam um estilo refinado e oferecem excelente visibilidade.

 Com capacidade para 580 litros, o porta-malas do Novo RAV4 Hybrid é um dos maiores da categoria.

 

Conforto de condução

A nova filosofia de fabricação TNGA aprimorou significativamente os componentes essenciais, que fazem parte do veículo aproveitando ao máximo a nova plataforma na qual o RAV4 foi projetado. Muitas dessas melhorias têm um impacto direto no conforto de condução, resultando em uma sensação de condução superior.

 

Maior estabilidade devido a um centro de gravidade mais baixo:

O motor e a transmissão foram colocados em uma posição mais baixa graças à sua estrutura compacta e materiais leves. O motor da direção elétrica foi posicionado na cremalheira e não na coluna de direção, abaixando ainda mais o centro de gravidade do veículo.

 

Maior manobrabilidade e estabilidade graças a uma estrutura mais rígida:

Uma estrutura em forma de anel foi adotada. A maior dureza e menor peso nos materiais utilizados melhoraram consideravelmente a rigidez de torção do veículo em relação à geração anterior.

 

 

Desempenho

 

O Toyota RAV4 Hybrid chega com um grande atributo: um novo sistema de propulsão híbrida recentemente desenvolvido que combina baixo consumo de combustível e excelente potência, determinando de forma ideal se o motorista quer priorizar uma sensação de aceleração linear ou uma capacidade máxima de resposta, de acordo com o estilo de condução desejado. O sistema híbrido é composto por quatro motores (um a gasolina + três elétricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cv.

 

O propulsor do novo RAV4 é um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V. Ele incorpora um sistema de sincronização de válvulas variável inteligente chamado VVT-i, que modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ao mesmo tempo, incorpora um novo sistema de injeção de combustível direta e indireta, conhecido como D-4S, que adapta a injeção às condições de condução, obtendo maior potência e economia no consumo de combustível.

 

 

Com esse sistema híbrido, o Novo RAV4 Hybrid pode percorrer cerca de 1.000 km com um único tanque de combustível de 55 litros, dependendo do estilo de condução.

 

Transmissão e modos de condução

 

Todas as versões do novo RAV4 Hybrid incorporam um novo tipo de transmissão automática HEV Transaxle continuamente variável (conjunto de engrenagens planetárias) controlada eletronicamente, com  um diferencial pré-engatada. O resultado é uma aceleração mais linear. Maior controle na desaceleração de modo sequencial e maior eficiência em alta velocidade, atingindo desempenho, potência e baixo consumo.

 



Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.