A Toyota do Brasil apresenta o novo RAV4. A 5ª geração, produzida nas
fábricas de Takaoka e Nagakusa no Japão, introduz quatro grandes mudanças que
implicam em uma melhoria substancial de seus principais atributos (design,
equipamento, conforto, desempenho e segurança).
Vale ressaltar que o RAV4, comercializado no mundo desde 1994 e cujo
lançamento na época foi um marco para seu segmento, foi, em 2018, o SUV mais
vendido no mundo.
As grandes mudanças que esta geração traz são:
·
Nova
arquitetura global Toyota (TNGA);
·
Motorização
híbrida auto recarregável;
·
Novo
sistema de tração inteligente nas quatro rodas (AWD);
·
Sistema
de segurança ativa "Toyota Safety Sense"(TSS).
O Novo RAV4 Hybrid procura se diferenciar da proposta atual do segmento,
completamente urbana, se posicionando como um verdadeiro SUV aventureiro, em
virtude de seu ótimo desempenho e funcionalidade, mas com um design moderno e
sofisticado que se adapta perfeitamente à vida urbana.
O modelo está disponível em toda a rede de concessionárias Toyota do
Brasil a partir do dia 13 de junho de 2019. Disponível em duas versões, S
Hybrid e SX Hybrid, os preços são de R$ 165.990,00 e R$ 179.990,00.
Plataforma
TNGA é a sigla em inglês de Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura
Global Toyota) e diz respeito a uma filosofia de fabricação que visa melhorar
drasticamente o desempenho do veículo e destacar as características únicas de
cada modelo, melhorando significativamente os componentes essenciais que fazem
parte do veículo e têm um impacto direto no design, conforto, desempenho e
segurança.
A nova geração do RAV4 Hybrid é construída sob a plataforma denominada
GA-K (mesma do Camry) e sua finalidade é criar veículos melhores por meio de
cinco fundamentos principais:
1. Conforto ao dirigir: Melhora a estabilidade,
agilidade e resposta devido a um centro de gravidade mais baixo, maior rigidez
na estrutura, melhor distribuição de peso e estabilidade aerodinâmica,
resultando em um veículo com uma sensação de condução superior.
2. Habitabilidade: Melhora a posição de
condução e a área do motorista é mais espaçosa e confortável. Além disso,
aumenta a visibilidade e melhora a insonorização do veículo, resultando em uma
experiência recompensadora para todos os sentidos para todos os ocupantes.
3. Praticidade de uso: Prático e intuitivo, o novo
RAV4 Hybrid é projetado 100% para o usuário, sendo funcional e amigável no dia
a dia.
4. Compromisso com o meio ambiente: Desenvolvido com materiais
ecológicos e alcançando uma melhoria substancial no consumo de combustível
devido a seu conjunto híbrido, consegue reduzir o impacto ambiental.
5. Segurança: Ao introduzir as mais recentes tecnologias de
segurança ativa e passiva, o novo RAV4 Hybrid proporciona a máxima
tranquilidade e confiança aos seus proprietários em qualquer situação de
condução.
Os novos padrões propostos pela TNGA se expressam em veículos mais
atraentes, seguros e agradáveis de dirigir.
Duas versões para o mercado brasileiro
A nova geração do Toyota RAV4 Hybrid chega ao Brasil em duas versões dotadas de
sistema de propulsão híbrido auto recarregável exclusivo, além de uma
transmissão automática HEV Transaxle (transmissão variável contínua) e
tração sob demanda inteligente nas quatro rodas AWD.
Design Exterior
A 5ª geração do RAV4 procura diferenciar-se da atual tendência dos SUVs
urbanos, redefinindo completamente o seu conceito e posicionando-se como um
veículo versátil, com um espírito aventureiro e uma estética sofisticada.
Ambas as facetas deste veículo coexistem em harmonia. É aventureiro
porque o seu design mais robusto e resistente permite ao motorista conduzir por
onde quiser e, ao mesmo tempo, tem um design moderno e refinado que se adapta
perfeitamente à vida urbana.
O conceito de seu design é chamado "Cross Octagon", porque
representa dois octógonos cruzados em 90 graus.
O design exterior e interior refletem este conceito através de desenhos
poligonais localizados em diferentes partes do veículo.
Faróis
dianteiros
Os novos
faróis dianteiros contam com tecnologia LED, luzes diurnas LED DRL, nivelamento
automático de altura e sensor crepuscular e criam uma sensação de maior
robustez e uma aparência mais refinada e agressiva ao modelo.
Faróis
traseiros
Os faróis
traseiros LED poligonais, combinados com o design trapezoidal da parte traseira
do veículo, enfatizam uma sensação de amplitude e uma postura firme.
Pneus
O novo
RAV4 Hybrid nas versões S e SX vem com rodas de liga leve de 18 polegadas
(225/60R18).
Teto
panorâmico
A versão
SX Hybrid é equipada com teto solar panorâmico com abertura elétrica.
Dimensões
O novo
RAV4 Hybrid é mais baixo, mais ágil e mais estável. Apresenta novas dimensões
em relação à geração anterior, conferindo-lhe maior robustez e funcionalidade
típicas de um verdadeiro SUV.
Design
interno
O
interior do novo RAV4 Hybrid foi completamente renovado e segue o princípio de
sofisticação para o qual foi concebido. A qualidade dos materiais foi aumentada
e os detalhes são enfatizados para alcançar um ambiente mais atraente e
funcional.
O espaço
do motorista equilibra a excelente visibilidade com uma pegada segura e
confortável. O tamanho, a forma e o material dos botões e controles foram
cuidadosamente selecionados levando em consideração a praticidade de uso.
Foram adicionados
espaços de armazenamento com um sistema de iluminação noturna que dá uma
aparência distinta ao interior do veículo e, acima de tudo, uma melhoria na
usabilidade.
Conforto
e estilo
Esta
geração apresenta grandes novidades em termos de equipamentos de conforto,
tecnologia e conectividade em relação à anterior. O painel central conta com
acabamento interno cromado com anéis de prata distintivos que expressam um
estilo refinado e oferecem excelente visibilidade.
Com capacidade para 580 litros, o
porta-malas do Novo RAV4 Hybrid é um dos maiores da categoria.
Conforto
de condução
A nova
filosofia de fabricação TNGA aprimorou significativamente os componentes
essenciais, que fazem parte do veículo aproveitando ao máximo a nova plataforma
na qual o RAV4 foi projetado. Muitas dessas melhorias têm um impacto direto no
conforto de condução, resultando em uma sensação de condução superior.
Maior
estabilidade devido a um centro de gravidade mais baixo:
O motor e
a transmissão foram colocados em uma posição mais baixa graças à sua estrutura
compacta e materiais leves. O motor da direção elétrica foi posicionado na
cremalheira e não na coluna de direção, abaixando ainda mais o centro de
gravidade do veículo.
Maior
manobrabilidade e estabilidade graças a uma estrutura mais rígida:
Uma
estrutura em forma de anel foi adotada. A maior dureza e menor peso nos
materiais utilizados melhoraram consideravelmente a rigidez de torção do
veículo em relação à geração anterior.
Desempenho
O Toyota
RAV4 Hybrid chega com um grande atributo: um novo sistema de propulsão híbrida
recentemente desenvolvido que combina baixo consumo de combustível e excelente
potência, determinando de forma ideal se o motorista quer priorizar uma
sensação de aceleração linear ou uma capacidade máxima de resposta, de acordo
com o estilo de condução desejado. O sistema híbrido é composto por quatro
motores (um a gasolina + três elétricos) que funcionam juntos, fornecendo uma
potência total de 222 cv.
O
propulsor do novo RAV4 é um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V. Ele incorpora um
sistema de sincronização de válvulas variável inteligente chamado VVT-i, que
modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ao mesmo tempo,
incorpora um novo sistema de injeção de combustível direta e indireta,
conhecido como D-4S, que adapta a injeção às condições de condução, obtendo
maior potência e economia no consumo de combustível.
Com esse
sistema híbrido, o Novo RAV4 Hybrid pode percorrer cerca de 1.000 km com um
único tanque de combustível de 55 litros, dependendo do estilo de condução.
Transmissão
e modos de condução
Todas as
versões do novo RAV4 Hybrid incorporam um novo tipo de transmissão automática
HEV Transaxle continuamente variável (conjunto de engrenagens planetárias)
controlada eletronicamente, com um diferencial pré-engatada. O resultado
é uma aceleração mais linear. Maior controle na desaceleração de modo
sequencial e maior eficiência em alta velocidade, atingindo desempenho,
potência e baixo consumo.