22/02/2019     Lançamentos     Da Redação    
O SUV compacto da VW chega ao mercado brasileiro em quatro versões sendo: Be Practical, Be Intuitive, Be Cool, Be safe. Seus preços partem de R$ 84.990 à R$ 109.990Segundo pesquisas da própria montadora alemã o
consumidor quer um veículo “Prático”, com mais espaço e flexibilidade;
“Descolado” – com design marcante e que permita personalização; “Intuitivo” –
digital e conectado; “Seguro” – que ofereça o máximo de segurança tanto para os
ocupantes quanto para o trânsito em geral. Sua versões são as seguintes:
Be Practical: O T-Cross mede 4.199 mm de comprimento e 1.568 mm de
altura (9 mm mais alto que o T-Cross europeu. Na versão Highline 250 TSI, são
11 mm a mais, com 1.570 mm). A distância entre os eixos do modelo produzido no
Brasil é também maior: 2.651 mm (88 mm a mais do que a distância entre-eixos do
T-Cross europeu).
O novo SUV oferece espaço surpreendente na cabine. Um dos elementos
responsáveis por isso é a Estratégia Modular MQB – que permite grande
flexibilidade de construção graças aos parâmetros variáveis (entre eles, a
distância entre-eixos e as bitolas). A posição de dirigir é mais elevada,
típica de SUVs, o que colabora para melhorar o espaço interno.
A capacidade do porta-malas do T-Cross é excelente (o volume é variável entre
373 e 420 litros). O encosto rebatível do banco do passageiro dianteiro oferece
ainda mais flexibilidade.
Além de sensores dianteiro e traseiro para estacionamento, o T-Cross também
pode ser equipado com o sistema “Park Assist 3.0”, que permite o estacionamento
autônomo em vagas paralelas e transversais – e agora com a função de freio de
manobra.
Be Cool: O design é arrojado. A parte dianteira destaca-se por sua
altura; o design é carismático, com uma grade ampla e faróis de LED integrados
e diferencia-se do desenho do modelo europeu – aqui nota-se a influência direta
dos designers brasileiros e da estratégia de regionalização adotada pela
empresa.
Também responsável por essa altura acentuada é a tampa do compartimento do
motor. A região inferior da parte dianteira distingue-se por detalhes como os
faróis de neblina inseridos de modo marcante.
Todas as versões do T-Cross são equipadas com luz de condução diurna (DRL) em
LED, integrada ao farol de neblina. Haverá oferta de faróis full-LED para o
T-Cross – neste caso, a luz de condução diurna encontra-se na própria carcaça
do farol.
Nas laterais, uma linha característica acentuada divide os espaços. Atrás, ela
forma uma seção dos ombros impactante, e assinala na traseira um novo elemento
de design da Volkswagen: a faixa de refletores estendida transversalmente na
parte traseira e emoldurada por um painel preto.
São oito as opções de cores para a carroceria: branco puro, preto ninja, prata
sargas, cinza platinum, vermelho crimson, azul norway e as novas laranja
energetic e bronze namibia.
O T-Cross também pode ser equipado com teto solar panorâmico “Sky View” – dois
painéis de vidro que abrangem mais da metade da área do teto do carro (a seção
dianteira pode ser aberta eletricamente). Coberturas para o painel integram o
estilo jovial e completam o interior do veículo, projetado de forma
explicitamente generosa para esta classe. Outro destaque no interior do T-Cross
é a iluminação ambiente em LED. Há luzes na região dos pés, no centro do
console, no painel e nas maçanetas.
O T-Cross terá disponível o sistema de som “Beats”, de alta fidelidade sonora,
com sete alto-falantes (incluindo um sub woofer no porta-malas) e potência é de
300W RMS.
Be Intuitive: O T-Cross inclui, opcionalmente, um sistema de
Infotainment com tela sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas e o painel
de instrumentos digital “Active Info Display” de última geração.
No Active Info Display, os instrumentos são implementados virtualmente via
software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são instalados
em hardware. Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma
tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet. Sua resolução de 1.280 x 480
pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo,
o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para
os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa.
As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência
podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme
necessário. Dados exibidos no console central pelo sistema de infotainment,
também podem ser exibidas no Painel Digital Programável. Além disso, o T-Cross
poderá ser equipado com “Seletor do perfil de condução”, para o motorista
ajustar a experiência de direção entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo”
ou “individual”.
Be Safe: A influência positiva da Estratégia Modular MQB revela-se em
todas as áreas do T-Cross. Graças à MQB, o SUV é um dos veículos mais seguros
de sua classe – o que é garantido pela utilização de aços de ultra-alta
resistência e conformados a quente, pelos seis airbags (dianteiros, laterais e
do tipo “cortina”) e uma gama ampla de sistemas de assistência.
Todas as versões são equipadas de série com ESC – Controle eletrônico de
estabilidade. Esse sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de
rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as
reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do
motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
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