·
Ar-condicionado
com regulagem automática de temperatura;
·
Bancos
revestidos em couro;
·
Sensor
de estacionamento dianteiro e traseiro (apenas traseiro no MT);
·
Computador
de bordo com função de auto-diagnose;
·
Sistema
start/stop;
·
Motor
1.6 16V DVVT;
·
Novo
quadro de instrumentos;
·
Além,
naturalmente, da transmissão automática tipo CVT com função para trocas manuais
com seis marchas definidas eletronicamente.
Dotado de uma relação custo/benefício
atraente (ele é o único SUV com câmbio automático abaixo de R$ 70 mil), o JAC
T40 CVT possui mudanças mecânicas e estéticas, conforme se confere nos itens
específicos dessa versão, que devem incrementar ainda mais sua performance no
segmento de SUV´s.
“Vamos lançar esse modelo com um
quadro de instrumentos totalmente remodelado, que facilita a leitura das
informações e beneficia a experiência de condução do T40 CVT. Por falar em
dirigibilidade, inclusive, a própria presença do motor de maior cilindrada com
duplo VVT vai aperfeiçoar bastante o prazer ao dirigir”, garante Sergio Habib,
presidente do Grupo SHC e da JAC Motors do Brasil.
Ao anunciar a chegada
do novo JAC T40 CVT, a JAC Motors dá início a uma fase promissora e importante
no mercado nacional, logo após ter celebrado sete anos de presença no país.
“Faz pouco mais de sete anos que lançamos a JAC no Brasil (março de 2011).
Durante esse período, a marca viveu a recessão do mercado automotivo e sofreu
com as sanções impostas aos carros importados. Os tempos, hoje, são outros. Mas
a chegada do T40 CVT deve impulsionar as vendas da marca a ponto de dobrarmos
nosso volume obtido do ano passado: vamos chegar a 8 mil carros vendidos em
2018”, anuncia Habib.
Além da transmissão,
que irá garantir conforto maior ao dirigir, e o novo motor 1.6 16V DVVT (dual
variable valve timing, ou dupla variação de fase nos comandos de válvulas),
o T40 CVT mantém características já aclamadas na versão com câmbio manual. As
dimensões permanecem as mesmas. Com 1,57 metro de altura e 1,75 metro de
largura, a carroceria do T40 garante grande espaço interno no habitáculo,
acomodando efetivamente
três passageiros no banco traseiro, que tem espaço à vontade para ombros e
cabeças.
No porta-malas, outra vantagem da carroceria anabolizada: ele comporta até 450
litros.
Por dentro, há dois
destaques nessa nova versão: os bancos revestidos em couro ecológico
(equipamento de série) e o novo quadro de instrumentos. Com grafismo inédito,
ele permite melhor leitura que a versão anterior, onde velocímetro e
conta-giros possuem melhor visualização, tendo nas extremidades marcador do
nível de tanque de combustível e termômetro de água do motor. Ao centro, o T40
CVT exibe um novíssimo computador de bordo, com várias funções de checagem de
funcionamento do carro e dados de cruzeiro, como consumo instantâneo, médio,
autonomia etc.
Com um design atraente e moderno, que
incorpora nuances do novo face-family da JAC Motors (novo logotipo e grade do
radiador em forma trapezoidal), o T40 CVT denota o status de modelo de maior
porte e, a exemplo do T40 manual, inova no mercado brasileiro com a exclusiva
JAC Connect Front Camera. Em conjunto com o aplicativo JAC View, o sistema é
capaz de registrar filmes (com áudio) de todos os percursos percorridos pelo
T40.
Quando foi desenhado na Itália, ao
gosto específico do consumidor brasileiro, o JAC T40 trouxe as necessidades de
uso de um SUV de entrada, incluindo o design agressivo e contemporâneo a
diversos detalhes de acabamento que conferem uma classe superior. O modelo
inclui diversos apliques cromados na carroceria, bem como abusa de black piano
e couro nas forrações internas.
UM SUV DE VERDADE
Ao estrear no mercado
nacional, em agosto de 2017, o JAC T40 abriu uma importante opção ao consumidor
verdadeiramente interessado na compra de um SUV. Não se tratava de um modelo
compacto posicionado como aventureiro ou simplesmente batizado de SUV. O JAC
T40 possui aptidões bem específicas para essa configuração, como a altura livre
do solo, que é de 18 cm. Suas suspensões, por exemplo, aliam a robustez de uso
em off-road leve à performance no asfalto, constituindo-se da aclamada receita
com MacPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
Afim de presumir um desempenho
acima das expectativas para o segmento, a JAC Motors tratou de dotar o T40 CVT
com uma nova unidade motriz, até então inédita no Brasil. O motor desloca 1,6
litro de capacidade cúbica, possui quatro válvulas por cilindro e variador de
fase no comando de admissão e (a novidade) também no de escape. Esse artifício,
batizado de DVVT, é capaz de garantir torque nos baixos regimes e potência nas
altas rotações, pois altera o tempo de abertura e fechamento das válvulas de
acordo com a necessidade instantânea do motor.
E tudo isso sem deixar
de observar o consumo de combustível, que é aprimorado pelo recurso do
“start-stop”. Movido a gasolina, ele desenvolve a potência de 138 cv a 6.000 pm
e 17,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo. Com uma calibração adequada ao gosto
do consumidor brasileiro, que aprecia respostas rápidas ao comando do
acelerador, a TCU (Transmission Control Unit) do T40 CVT não permite aquele “delay” habitual de caixas continuamente
variáveis de outros modelos do mercado nacional.
Como prova de um
modelo de categoria superior, até para se compatibilizar com o desempenho acima
de sua classe – ele faz acima de 190 km/h de velocidade máxima – , o JAC T40
CVT, além de todos os dispositivos eletrônicos que o assessoram nas frenagens,
possui um conjunto mecânico mais eficiente que seus rivais: discos ventilados
nas rodas da frente e discos sólidos na traseira. O detalhe “esportivo” recai
sobre os cálipers vermelhos nas quatro rodas.
CUSTO/BENEFÍCIO IMBATÍVEL
A despeito desse pacote de vantagens,
o modelo trazido pela JAC Motors está muito bem posicionado no range de preços
dos SUV´s, assemelhando-se, em valores, a modelos aventureiros de porte menor e
menos equipados. E já vem equipado com:
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Ar-condicionado Automático
·
Cruise Control com comandos no volante
·
Lâmpadas halógenas
·
Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
·
Faróis com “Follow Me Home”
·
DLR (LED diurno)
·
Faróis de neblina (dianteira)
·
Lanterna de neblina (traseira)
·
Brake-light
·
Alças de segurança dianteiras e traseiras
·
Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro)
·
Retrovisor interno antiofuscante
·
Bancos revestidos em couro ecológico
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Airbag duplo frontal
·
Portas com barras de proteção lateral
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Aviso de cinto não acoplado
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Imobilizador
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Travamento automático das portas a 15 km/h
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Freio ABS com EBD
·
BAS - Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
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BOS - Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio)
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ESP - Eletronic Stability Program (controle eletrônico de estabilidade)
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TCS - Traction Control System (controle eletrônico de tração)
·
HSA - Hill Start Assist (assistente de partida em rampas)
·
TPMS - Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da
pressão dos pneus)
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Sistema JAC Connect Front Camera
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Sensor de capô aberto
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Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
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Computador de bordo com auto-diagnose
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Câmera de ré
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Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro
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Isofix
PROJETO “BRASIL”
O JAC T40 começou a
ser idealizado em março de 2011, no exato instante em que nascia a JAC Motors
Brasil. Já se previa, à época, que o casamento entre a marca chinesa e o Grupo
SHC, responsável pela importação dos modelos ao país, renderia frutos
rapidamente. Uma equipe de engenheiros liderada pelo presidente da empresa no
Brasil, Sergio Habib, desembarcava em Turim, na Itália, para encomendar um novo
SUV para o mercado brasileiro, que estrearia a linha de produção da JAC Motors
por aqui.
E foi essa a primeira
exigência efetuada pela equipe de brasileiros aos profissionais do JAC Italy
Design Center, onde o T40, batizado como projeto A30 à época, já ganharia
apenas dois meses depois os primeiros sketches (propostas de design
ainda efetuadas no papel). O primeiro protótipo em clay (argila) ficaria
pronto em setembro daquele ano, com análise de propostas que duraria até
janeiro de 2012. Neste instante, os representantes da marca no Brasil
realizaram o “freezing style”, ou “congelamento do estilo” numa tradução
livre, que é quando você define o design final do modelo.
Os modelos pré-série,
já prontos para rodar e efetuar os testes de durabilidade, começaram a circular
por estradas chinesas em meados de 2014. Com o redirecionamento do futuro da
fábrica da JAC Motors no Brasil, que alterou o plano inicialmente previsto, o
JAC T40 acabou sendo lançado antes no mercado chinês, o que ocorreu em agosto
de 2015, onde recebeu o nome de JAC S2. Logo depois, os testes de durabilidade
foram iniciados também em território brasileiro, cumprindo o objetivo
regiamente previsto pela marca de 1 milhão de km rodados no país. Especificamente
na versão CVT, outros 600 mil km foram rodados em experimentos nas estradas
brasileiras.