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JAC MOTORS LANÇA T40 CVT COM ÓTIMO CUSTO/BENEFÍCIO ENTRE OS SUV´S

Modelo com câmbio automático complementa a linha de um SUV que, apenas na versão manual, representa 70% das vendas da marca. Posicionado com preço competitivo, o novo SUV da JAC Motors vai custar a partir de R$ 69.990

Fomos à São Paulo, conhecer o mais recente lançamento da JAC Motors o T40 com câmbio automático, saímos da capital até a cidade de Itú, o carro se comportou muito bem nas acelerações com seu motor 1.6 16V. Agora com câmbio automático o SUV chega como ótima relação custo benefício em relação ao seus concorrentes.

Sem as amarras de cotas do Inovar-Auto, que foi encerrado em dezembro de 2017, o JAC T40 CVT pode finalmente fazer sua estreia no mercado brasileiro neste mês de abril. As primeiras unidades começam a desembarcar nos próximos dias e já serão imediatamente distribuídas pela rede de concessionários JAC Motors de todo o país. Além de todo o pacote vasto de equipamentos de série da versão manual, o JAC T40 CVT traz os seguintes itens adicionais:

·         Ar-condicionado com regulagem automática de temperatura;

·         Bancos revestidos em couro;

·         Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro (apenas traseiro no MT);

·         Computador de bordo com função de auto-diagnose;

·         Sistema start/stop;

·         Motor 1.6 16V DVVT;

·         Novo quadro de instrumentos;

·         Além, naturalmente, da transmissão automática tipo CVT com função para trocas manuais com seis marchas definidas eletronicamente.

 Dotado de uma relação custo/benefício atraente (ele é o único SUV com câmbio automático abaixo de R$ 70 mil), o JAC T40 CVT possui mudanças mecânicas e estéticas, conforme se confere nos itens específicos dessa versão, que devem incrementar ainda mais sua performance no segmento de SUV´s.

 

“Vamos lançar esse modelo com um quadro de instrumentos totalmente remodelado, que facilita a leitura das informações e beneficia a experiência de condução do T40 CVT. Por falar em dirigibilidade, inclusive, a própria presença do motor de maior cilindrada com duplo VVT vai aperfeiçoar bastante o prazer ao dirigir”, garante Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors do Brasil.

 Ao anunciar a chegada do novo JAC T40 CVT, a JAC Motors dá início a uma fase promissora e importante no mercado nacional, logo após ter celebrado sete anos de presença no país. “Faz pouco mais de sete anos que lançamos a JAC no Brasil (março de 2011). Durante esse período, a marca viveu a recessão do mercado automotivo e sofreu com as sanções impostas aos carros importados. Os tempos, hoje, são outros. Mas a chegada do T40 CVT deve impulsionar as vendas da marca a ponto de dobrarmos nosso volume obtido do ano passado: vamos chegar a 8 mil carros vendidos em 2018”, anuncia Habib.

 Além da transmissão, que irá garantir conforto maior ao dirigir, e o novo motor 1.6 16V DVVT (dual variable valve timing, ou dupla variação de fase nos comandos de válvulas), o T40 CVT mantém características já aclamadas na versão com câmbio manual. As dimensões permanecem as mesmas. Com 1,57 metro de altura e 1,75 metro de largura, a carroceria do T40 garante grande espaço interno no habitáculo, acomodando efetivamente três passageiros no banco traseiro, que tem espaço à vontade para ombros e cabeças. No porta-malas, outra vantagem da carroceria anabolizada: ele comporta até 450 litros.

 Por dentro, há dois destaques nessa nova versão: os bancos revestidos em couro ecológico (equipamento de série) e o novo quadro de instrumentos. Com grafismo inédito, ele permite melhor leitura que a versão anterior, onde velocímetro e conta-giros possuem melhor visualização, tendo nas extremidades marcador do nível de tanque de combustível e termômetro de água do motor. Ao centro, o T40 CVT exibe um novíssimo computador de bordo, com várias funções de checagem de funcionamento do carro e dados de cruzeiro, como consumo instantâneo, médio, autonomia etc.

 Com um design atraente e moderno, que incorpora nuances do novo face-family da JAC Motors (novo logotipo e grade do radiador em forma trapezoidal), o T40 CVT denota o status de modelo de maior porte e, a exemplo do T40 manual, inova no mercado brasileiro com a exclusiva JAC Connect Front Camera. Em conjunto com o aplicativo JAC View, o sistema é capaz de registrar filmes (com áudio) de todos os percursos percorridos pelo T40.

 Quando foi desenhado na Itália, ao gosto específico do consumidor brasileiro, o JAC T40 trouxe as necessidades de uso de um SUV de entrada, incluindo o design agressivo e contemporâneo a diversos detalhes de acabamento que conferem uma classe superior. O modelo inclui diversos apliques cromados na carroceria, bem como abusa de black piano e couro nas forrações internas.

 UM SUV DE VERDADE

 Ao estrear no mercado nacional, em agosto de 2017, o JAC T40 abriu uma importante opção ao consumidor verdadeiramente interessado na compra de um SUV. Não se tratava de um modelo compacto posicionado como aventureiro ou simplesmente batizado de SUV. O JAC T40 possui aptidões bem específicas para essa configuração, como a altura livre do solo, que é de 18 cm. Suas suspensões, por exemplo, aliam a robustez de uso em off-road leve à performance no asfalto, constituindo-se da aclamada receita com MacPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.

 Afim de presumir um desempenho acima das expectativas para o segmento, a JAC Motors tratou de dotar o T40 CVT com uma nova unidade motriz, até então inédita no Brasil. O motor desloca 1,6 litro de capacidade cúbica, possui quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão e (a novidade) também no de escape. Esse artifício, batizado de DVVT, é capaz de garantir torque nos baixos regimes e potência nas altas rotações, pois altera o tempo de abertura e fechamento das válvulas de acordo com a necessidade instantânea do motor.

 E tudo isso sem deixar de observar o consumo de combustível, que é aprimorado pelo recurso do “start-stop”. Movido a gasolina, ele desenvolve a potência de 138 cv a 6.000 pm e 17,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo. Com uma calibração adequada ao gosto do consumidor brasileiro, que aprecia respostas rápidas ao comando do acelerador, a TCU (Transmission Control Unit) do T40 CVT não permite aquele “delay” habitual de caixas continuamente variáveis de outros modelos do mercado nacional.

 Como prova de um modelo de categoria superior, até para se compatibilizar com o desempenho acima de sua classe – ele faz acima de 190 km/h de velocidade máxima – , o JAC T40 CVT, além de todos os dispositivos eletrônicos que o assessoram nas frenagens, possui um conjunto mecânico mais eficiente que seus rivais: discos ventilados nas rodas da frente e discos sólidos na traseira. O detalhe “esportivo” recai sobre os cálipers vermelhos nas quatro rodas.

 CUSTO/BENEFÍCIO IMBATÍVEL

 A despeito desse pacote de vantagens, o modelo trazido pela JAC Motors está muito bem posicionado no range de preços dos SUV´s, assemelhando-se, em valores, a modelos aventureiros de porte menor e menos equipados. E já vem equipado com:

·         Ar-condicionado Automático

·         Cruise Control com comandos no volante

·         Lâmpadas halógenas

·         Faróis com regulagem elétrica de altura do facho

·         Faróis com “Follow Me Home”

·         DLR (LED diurno)

·         Faróis de neblina (dianteira)

·         Lanterna de neblina (traseira)

·         Brake-light

·         Alças de segurança dianteiras e traseiras

·         Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro)

·         Retrovisor interno antiofuscante

·         Bancos revestidos em couro ecológico

·         Airbag duplo frontal

·         Portas com barras de proteção lateral

·         Aviso de cinto não acoplado

·         Imobilizador

·         Travamento automático das portas a 15 km/h

·         Freio ABS com EBD

·         BAS - Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)

·         BOS - Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio)

·         ESP - Eletronic Stability Program (controle eletrônico de estabilidade)

·         TCS - Traction Control System (controle eletrônico de tração)

·         HSA - Hill Start Assist (assistente de partida em rampas)

·         TPMS - Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)

·         Sistema JAC Connect Front Camera

·         Sensor de capô aberto

·         Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro

·         Computador de bordo com auto-diagnose

·         Câmera de ré

·         Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro

·         Isofix

 PROJETO “BRASIL”

 O JAC T40 começou a ser idealizado em março de 2011, no exato instante em que nascia a JAC Motors Brasil. Já se previa, à época, que o casamento entre a marca chinesa e o Grupo SHC, responsável pela importação dos modelos ao país, renderia frutos rapidamente. Uma equipe de engenheiros liderada pelo presidente da empresa no Brasil, Sergio Habib, desembarcava em Turim, na Itália, para encomendar um novo SUV para o mercado brasileiro, que estrearia a linha de produção da JAC Motors por aqui.

 E foi essa a primeira exigência efetuada pela equipe de brasileiros aos profissionais do JAC Italy Design Center, onde o T40, batizado como projeto A30 à época, já ganharia apenas dois meses depois os primeiros sketches (propostas de design ainda efetuadas no papel). O primeiro protótipo em clay (argila) ficaria pronto em setembro daquele ano, com análise de propostas que duraria até janeiro de 2012. Neste instante, os representantes da marca no Brasil realizaram o “freezing style”, ou “congelamento do estilo” numa tradução livre, que é quando você define o design final do modelo.

 Os modelos pré-série, já prontos para rodar e efetuar os testes de durabilidade, começaram a circular por estradas chinesas em meados de 2014. Com o redirecionamento do futuro da fábrica da JAC Motors no Brasil, que alterou o plano inicialmente previsto, o JAC T40 acabou sendo lançado antes no mercado chinês, o que ocorreu em agosto de 2015, onde recebeu o nome de JAC S2. Logo depois, os testes de durabilidade foram iniciados também em território brasileiro, cumprindo o objetivo regiamente previsto pela marca de 1 milhão de km rodados no país. Especificamente na versão CVT, outros 600 mil km foram rodados em experimentos nas estradas brasileiras.

 



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