Notícias -Mercado

Polo Track o Sucessor do Gol

Um pouco mais charmoso o Polo Track tem a missão de suceder o campeão

A Volkswagen do Brasil gentilmente mandou para a redação da TV DO CARRO o Polo Track para andarmos por uma semana pelas ruas e ladeiras de BH. No início se confunde, pois estamos a bordo de um carro de entrada da VW e acabamos exigindo como se fosse um Polo mais incrementado, mas não é. É um carro para assumir o lugar do Gol e com isso,trata-se de um modelo mais básico. A ideia é fazer preço.

 

Tudo começou no final dos anos 70 com os estudos pelos técnicos da Volkswagen para apresentar ao mercado brasileiro um hatch compacto, que oferecesse bastante espaço interno e ao mesmo tempo fosse bem econômico. Afinal, os primeiros indícios de uma crise entre os fornecedores de petróleo já dava os primeiro sinais.

Concluídos os trabalhos de finalização dos estudos técnicos e da montagem do hatch, o nome escolhido foi o Gol, já que a plataforma era a mesma do europeu Golf. Como o futebol era paixão nacional, a denominação Gol viria se adequar melhor ao mercado do que Golf, um esporte desconhecido para a grande maioria dos brasileiros. 

 

Após várias alterações mecânicas e algumas “cirurgias plásticas” na lataria, o Gol contou com versões de alto desempenho como o GTi e com outras menos arrebatadoras como o Gol Mil. Motores 2.0, 1.6, 1.8 e 1.0 equiparam o veículo durante sua trajetória.

Agora, 42 anos após o primeiro test drive, Volkswagen descontinuou a produção do Gol e apresenta seu mais novo hatch de entrada do mercado brasileiro.

Para comemorar a data, a montadora está preparando o Gol LastEdition, versão numerada e limitada a apenas 1.000 unidades. Os detalhes sobre esse carro ainda não foram fornecidos, mas se espera que o hatch receba um tratamento especial e o preço deverá ser mais elevado, já que se transformará em um veículo de coleção. 

 

Polo Track

 

Projetado a partir da plataforma MQB, que proporciona o que há de mais moderno em termos de design, inovação e alta performance, o Polo Track tem todos os predicados necessários para ser o carro ideal do dia a dia. Graças ao trabalho do time de engenharia da Volkswagen, o hatch tem como características marcantes a robustez e a durabilidade e é capaz de rodar nas mais variadas estradas do País.

Equipado com o consagrado motor 1.0 MPI flex, com potência máxima de 84 cv e 10,3 kgfm de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas, o Novo Polo Track é o modelo mais espaçoso entre a concorrência. São 2,56 metros de entre-eixos e 1,75 metros de largura. O porta-malas, com capacidade de 300 litros, é outro destaque do hatch.

O Novo Polo Track traz lista recheada de equipamentos de série. Em termos de segurança, ele dispõe de quatro air bags, sendo dois frontais e dois laterais nos bancos dianteiros, Hill HoldControl - Assistente para partida em aclives e subidas, Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Sistema ISOFIX, Top tether para fixação de assento de criança, Alerta de afivelamneto de cinto de segurança para todas as posições, Bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), entre outros. Na paleta de cores, o hatch terá quatro cores disponíveis: as sólidas Branco Cristal e Preto Ninja, e as metálicas Prata Sirius e Cinza Platinum.

O novo modelo de entrada da Volkswagen chegou ao mercado com lista de conforto incluindo ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, e travamento elétrico e remoto das portas. Para o momento de pré-venda, em condição especial de lançamento, o modelo será ofertado com pacote que contempla sistema de som com bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB e antena de teto pelo mesmo preço do Gol 1.0 MPI, por R$ 79.990.

Com nova roupagem, o Polo Track traz visual exclusivo com grade frontal exclusiva, acabamentos em preto fosco nos retrovisores e maçanetas, novas rodas de 15 polegadas com calotas em preto fosco. Na traseira, as lanternas escurecidas acompanham a nomenclatura da versão ao centro e o novo difusor com linhas mais marcantes também escurecidos.

 

Fábrica em Taubaté

 

A fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) se preparou para receber a fabricação do Novo Polo Track. O modelo faz parte do pacote de investimentos de R$ 7 bilhões definidos pela empresa até 2026 na América Latina e é o primeiro de uma família de veículos compactos do segmento de entrada. Parte deste valor já está sendo aplicado na fábrica da região do Vale do Paraíba. A partir de agora, todas as fábricas da Volkswagen na América do Sul estão preparadas para produzir carros baseados na matriz MQB.

Cerca de 80 novos robôs foram adquiridos na Armação, que refletiu aumento de 33% da capacidade de produção. A unidade traz a combinação de dois modelos de robôs de última geração, de tecnologias distintas, que atuam juntos na construção do que há de mais moderno na automação de carrocerias. Com a aquisição do equipamento de solda a laser trifocal, a fábrica de Taubaté se torna a única da VW no Brasil com flexibilidade de soldar peças (teto e laterais), com diferentes matérias-primas (EG – electrogalvanizing e HDG hot-dip-galvanizing).

Na Montagem, a principal mudança ocorreu na ampliação e adaptação do Fahrwerk – onde é feita a união do conjunto motriz (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria, habilitando a unidade de Taubaté a fabricar novos modelos com a plataforma MQB.

O maior ganho para a fábrica de Taubaté, além de toda a modernização e reestruturação física, foi capacitar e desenvolver ainda mais as pessoas. Todos os colaboradores da Volkswagen em Taubaté foram treinados para a chegada do novo compacto, o que soma um total de mais de 40 mil horas investidas em treinamento para as pessoas da unidade. Na Pintura, uma equipe de especialistas recebeu qualificação profissional para dominar tecnologias e assim conseguir reprogramar toda a linha de robôs, sistemas de visão e equipamentos da área para a chegada do novo produto.#

 



Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.