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A bordo da Toro Ultra

Rodamos com a picape média da Fiat na versão mais completa e requintada
Tivemos a oportunidade de verificar os bons e maus atributos existentes na versão mais requintada da
picape média Fiat Toro 2022, ao rodarmos com o veículo por alguns dias. A começar pela plataforma,
nota-se que o projeto de carroceria monobloco altera de forma significante o comportamento do
veículo. Até, então, esse tipo de plataforma era utilizado somente nas picapes compactas como Fiat
Strada, Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro. A Toro é a primeira de sua categoria a fazer uso da
plaforma em um único bloco.
Além de maior estabilidade, já que a carroceria não sofre grandes deformações por torções e tensões
provocadas pelos desníveis e curvas do piso, o rodar torna-se mais suave, graças também ao trabalho de
uma suspensão especial.
Quanto ao design, a frente sofreu modificações que deixaram a picape ainda mais agressiva, o que é
complementado pelo novo desenho robusto do capô. A grade trapezoidal é específica para a versão e
recebe ao centro o logo FIAT, ambos pintados em preto fosco, assim, como as molduras dos faróis. Por
falar em iluminação, os farois, DRLs e lanternas, inclusive as traseiras, são todas em LEDs. Os farois
principais possuem a função de acionamento automático e que promove a comutação imediata sem ação
do motorista para a iluminação baixa ao cruzar ou estiver atrás de outro veículo.
Visto de lado, as molduras das caixas de rodagem são imediatamente notadas e formam um conjunto
harmonioso com as rodas de 17” com desenho especial para a versão. O conjunto todo pintado em preto
combina com os retrovisores externos, santo antônio, para-barro e os estribos. Os estribos são úteis para
auxiliar pessoas mais idosas ou mais baixas a entrarem no veículo, mas também podem sujar as bainhas
das calças se eles estiverem molhados ou sujos.
Capota de alumínio
O conjunto de iluminação traseira permite uma boa visibilidade das funções e tornaram a parte de trás
mais elegante. As duas partes da tampa traseira são leves e fáceis de manuseio, já que se movem
lateralmente.
O grande diferencial da caçamba desta versão está na instalação de uma capota rígida de alumínio que
não se abre totalmente ao ser basculada e também não pode ser retirada. Isso se torna proibitivo o
transporte de cargas com volumes maiores, o que podemos de forma grosseira comparar a caçamba da
Fiat Toro Ultra a um grande porta-malas, já que tem espaço para levar até 970 litros de bagagem. Mas
essa capota, além do inconveniente já dito, não possui uma boa vedação e permite que entre na caçamba
poeira e água em casos de chuva. A solução foi utilizar um cargo bag, um tipo de sacola impermeável
com zíper. Diante dessa situação, podemos afirmar que estamos a bordo de uma picape com atributos
de um grande sedã.
A chave é do tipo remoto que, à distância, o motorista pode ligar o motor e acionar o ar condicionado.
Uma das tecnologias mais importantes no veículo é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor

(ADAS), equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e,
principalmente, segurança para condutor e passageiros.
Com sua tecnologia, o ADAS oferece os seguintes recursos: AEB – Frenagem Autônoma de
Emergência (Autonomous Emergency Braking); AHB – Comutação Automática do Farol (Auto High
Beam); LDW – Aviso de Saída de Faixa (Lane Departure Warning); Cluster Full Digital 7” e Neutral
Function.
A função Neutral Function coloca o câmbio automaticamente na posição Neutro (N) quando o veículo
para em drive (D), por exemplo, em uma parada de trânsito. Isso aumenta o conforto por reduzir
trepidações do motor, além de promover economia de combustível.
Interior e Motorização
A picape Fiat Toro Ultra vem com novo painel de instrumentos, que abriga um cluster 100% digital e
novo console central, ambos perfeitamente integrados a diferentes materiais e aos novos revestimentos
dos bancos de couro preto com detalhes em vermelho.
O Logo Script da Fiat estampa o centro do volante e a Fiat Flag ilustra o revestimento em couro da
coifa do câmbio. A cabine também recebeu um novo comando do ar-condicionado digital de duas zonas
na central multimídia, embora não haja saída para os passageiros que viajam atrás. Os comandos de
acionamento da tração 4x4 estão posicionados ao lado do ar condicionado.
O banco do motorista possui comandos elétricos e a picape acomoda confortavelmente até quatro
adultos e uma criança, ou alguém de menor estatura.
O veículo agora possui maior oferta de porta-objetos, passando para 26 litros. O console central, por
exemplo, ganhou dois porta-copos de 700 ml cada ao lado da alavanca freio de mão; já à frente da
alavanca câmbio há outro espaço para acondicionar objetos, no qual se encontra o carregador de celular
por indução.
A Fiat Toro 2022 conta com modernos sistemas de infoentretenimento. A tela conta com maior
dimensão com 10,1 polegadas (a maior entre as telas de sua categoria no Brasil), posicionada na
vertical. Ela permite a integração das plataformas Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Mas continua
sendo possível usar a solução também com o cabo USB. 
Com a plataforma Connect Me disponível nas novas centrais que já saem equipadas com uma linha
móvel da TIM, o cliente tem consegue se conectar com o veículo usando seu smartphone, smartwatch e
até o Assistente Virtual (Alexa).
A picape Toro Ultra vem com motor 2.0 turbodiesel com 170 cv de potência e 350 Nm de torque, que
foi atualizado para atender a nova legislação de emissões do Proconve-L7 e recebeu sistema de injeção
de ureia para controle de emissões. O tanque de Arla 32 tem 13 litros e autonomia de até 10.000 km,
representando um gasto extra aproximado de R$ 5,20 a cada 1.000 quilômetros rodados, segundo a
montadora. O câmbio é automático de nove velocidades.
Esse novo sistema não impactou no tamanho do tanque de diesel, que segue com 60 litros e permite
uma autonomia superior a 760 km. A economia também foi favorecida, permitindo à Nova Toro rodar
até 12,7 quilômetros com um litro do combustível (dados fornecidos pela Fiat).#


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