Notícias -Lançamentos

Jeep lança o COMPASS seu novo SUV

Produzido no Polo Automotivo Jeep, em Pernambuco, novo modelo global faz estréia no mercado brasileiro. O Jeep Compass traz itens de segurança como controle de velocidade adaptativo e alerta de colisão com frenagem automática. Motores 2.0 Tigershark (flex) e 2.0 Multijet II (único diesel no segmento) trazem força e eficiência, aliados a câmbio automático de 6 ou 9 marchas. Seus preços variam entre R$ 99.900 à R$ 145.990

O novo Jeep Compass, é produzido na mais moderna fábrica da FCA – Fiat Chrysler Automobiles, em Goiana (PE), o novo modelo une design, tecnologia, desempenho e sofisticação . Tudo isso somado à incomparável capacidade off-road que está no DNA de qualquer veículo da marca Jeep.

 O modelo vai estrear no Brasil, tanto em produção quanto em vendas, e no ano que vem será produzido em outras fábricas, com oferta em mais de 100 países. O que mostra a relevância da América Latina para a marca Jeep e o papel que ela pode representar no objetivo de conquistar a liderança do mercado global de SUVs.

A mecânica do Jeep Compass se destaca pela atualidade e variedade. Haverá versões com o novo motor 2.0 Tigershark flexível, que trabalha em harmonia com um câmbio automático de 6 marchas e tração 4x2. Outras configurações do novo SUV serão impulsionadas pelo consagrado propulsor turbo 2.0 Multijet II, único diesel do segmento, cuja força é distribuída por uma (também exclusiva no segmento) transmissão automática de 9 marchas e pela tração 4x4 Jeep Active Drive Low, a mais avançada da categoria.


 Design com sofisticação 

 O novo SUV é imediatamente reconhecível como um Jeep, não apenas pelas características típicas (grade de sete fendas e para-lamas de contornos trapezoidais), mas também por traços que remetem a modelos mais sofisticados da marca, notadamente o Grand Cherokee. E sem deixar de lado toques únicos, como a linha de teto descendente na traseira, aumentando o apelo esportivo, mas sem prejudicar o espaço interno.

Os conjuntos óticos ganharam atenção especial dos designers, e por isso contam com assinaturas de LEDs tanto na dianteira como na traseira – de série desde a versão inicial. A iluminação frontal é completada por luzes diurnas e faróis de neblina, também itens presentes em todas as configurações do novo Jeep, e por projetores do tipo canhão, que podem ser de xenon (Trailhawk e Limited).

As linhas que denotam força aparecem também no capô, em formato de concha e com um ressalto central esculpido. Mas o traço mais surpreendente e sofisticado é o friso que começa na base da coluna A, acompanha a linha superior dos vidros laterais, atravessa a coluna C, contorna o vidro traseiro pela lateral e por baixo – e repete esse caminho do outro lado.

O interior traz materiais e acabamento sem igual no segmento, tornando muito acolhedora a espaçosa cabine, sem perder de vista a funcionalidade inerente aos produtos da marca Jeep. Avançada, a porção central do painel confere um aspecto “musculoso” e mostra a inspiração no tronco do corpo humano. A ideia se completa com o revestimento suave ao toque na cobertura do painel, representando a textura da pele. Há ainda detalhes refinados com acabamento cinza escuro ou “piano black”, de acordo com a versão.

Tecnologia 

O Compass  traz  chave de presença Keyless Enter ’n’ Go (de série a partir das versões Longitude) já começa a apresentar a extensa relação de equipamentos tecnológicos, feitos para facilitar e, em especial, proteger todos os ocupantes. Com a chave no bolso, é possível entrar no veículo e dar a partida apertando o botão na coluna de direção. A chave de presença pode ainda contar com a opção da partida remota do motor, possibilitando climatizar previamente a cabine.

Bem à frente do motorista, a tela configurável de TFT (presente em todas as versões) no quadro de instrumentos apresenta quase duas dezenas de informações do computador de bordo e de outros sistemas, a exemplo de áudio, navegação GPS, telefonia e recursos de segurança. Ela pode ser colorida e de 7 polegadas, destacando ainda mais o refinamento interno. Tudo acionado por botões no raio esquerdo do volante, que também abriga comandos do controle de velocidade de cruzeiro (incluindo ACC, quando equipado), do limitador de velocidade e de áudio. O bem-estar a bordo pode ser ampliado com bancos elétricos para motorista (8 direções) e passageiro (4).

Todo Jeep Compass terá o  sistema multimídia Uconnect com tela de toque, navegador GPS embutido, câmera de ré e conexões Bluetooth e USB, sendo que já a partir da versão Longitude, o monitor é colorido de 8,4 polegadas, com funções extras como controle do ar-condicionado e comandos de voz ainda mais avançados. A qualidade de áudio fica ainda melhor com o som opcional da renomada marca Beats, de 506 Watts de potência, 9 alto-falantes e subwoofer.

 Desempenho sobre qualquer terreno

As versões animadas pelo propulsor 2.0 Tigershark flexível terão à disposição até 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque. Tal força será distribuída às rodas dianteiras pelo câmbio automático de 6 marchas, com aletas atrás do volante já a partir da opção Longitude.

Quando é movimentado pelo motor 2.0 Multijet II turbo diesel, o novo SUV médio da Jeep tem uma caixa automática de 9 marchas – sempre com aletas atrás do volante – e tração 4x4 Jeep Active Drive Low. Esse sistema vai trabalhar com o poderio de 170 cv e 35,7 kgfm – número que representa o maior torque da categoria, com 80% (28,5 kgfm) já disponível a baixas 1.500 rpm. Com isso, o Jeep Compass proporciona não somente ótimas arrancadas e retomadas, como alta economia de combustível. Na comparação com o melhor concorrente turboalimentado a gasolina, o custo por quilômetro rodado do novo Jeep é 10% inferior.

 Qualidade 

No Jeep Compass  São detalhes que vão dos 5 mil pontos de solda no chassi à luz de cortesia nos retrovisores externos, dos três microfones no teto para captar os comandos de voz aos 18 abafadores de ruído espalhados pela carroceria. Sem falar do emprego de aço de alta resistência (HSS) em cerca de 70% do chassi, para aumentar a rigidez e refinar o comportamento dinâmico e a absorção de impactos.



Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.