Notícias -Lançamentos

Elétricos VW têm designs diferenciados

A Volkswagen apresentou na Europa as mais novas tendências em desing e tecnologia de veículos urbanos elétricos

A estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. O passo seguinte foi agora, em 2021, com a apresentação do e-up! totalmente elétrico no Uruguai, país com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo. Recentemente, o Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes.

Ousados, inovadores, funcionais, tecnológicos e cheios de personalidade. Os modelos da família ID criam uma nova identidade para a Volkswagen e impressionam em todos os quesitos. Diferente de tudo o que existiu até hoje, eles chamam a atenção por onde passam. É impossível ser indiferente a um ID.

Um dos pontos que mais chamam a atenção, seja no ID.3 ou no ID.4, é o visual arrebatador. Parte deste ‘charme’ está diretamente relacionado com suas proporções únicas, que possibilitaram aos designers da marca aplicar linhas limpas, puras e extremamente modernas.

De acordo com o brasileiro Marco Pavone, Head Mundial de Design Exterior da Volkswagen e que teve participação direta na criação dos dois modelos, um dos desafios do projeto ID era fazer com que os modelos não se parecessem com veículos à combustão e isso aconteceu: as rodas são grandes, a distância entre os eixos bem longa e os balanços dianteiro e traseiros curtos. Isso sem falar no design exclusivo de faróis e lanternas, que garantem tanto ao ID.3 quanto ao ID.4 características exclusivas, seja pela manhã ou durante a noite. O interior também é algo que impressiona e reestabelece novos parâmetros na indústria automobilística mundial, não apenas pelo acabamento com materiais que agregam requinte, mas principalmente pelo amplo e prático espaço interno.

 

Plataforma específica

 

Montados sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen, todos os IDs têm as baterias posicionadas no assoalho do carro, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo. Outro fator crucial é a utilização para motorista e passageiros do compartimento, que em um carro à combustão seria ocupado pelo motor.

Para se ter ideia desta revolução, um ID.3 tem dimensões externas equivalentes a um modelo da classe do Golf (segmento A), porém com espaço interno similar a modelos da categoria do Passat (segmento B).

Dirigir um ID é extremamente prazeroso. Primeiro por entregar uma performance impressionante e segundo pelas baterias de longo alcance, mais que suficiente para o cotidiano nos grandes centros ou para viagens de final de semana com a família.

Dependendo da configuração, um modelo ID pode entregar entre 145 cv e 299 cv de potência máxima, números equivalentes a muitos carros esportivos. Já a autonomia pode variar de 330 km a 550 km. Ponto importante a ser exaltado é que um sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW).

 

Evolução dos sistemas

 

O nível de tecnologia dos modelos ID. é inédito em mercados latino-americanos. Já imaginou seu automóvel receber constantemente atualizações dos softwares, como acontece com os smartphones atualmente? Isso nos modelos ID.3 e ID.4 já ocorre para os países da Europa e é um enorme sucesso.

Os softwares evoluem rapidamente. Com ‘Updates Over-the-Air’, os modelos da família ID não só estão constantemente atualizados para oferecer a melhor experiência para os seus usuários, como permitem que eles melhorem como veículos regularmente. Um benefício de muito valor, que antes era simplesmente inimaginável para um automóvel comercializado em série.

Os modelos ID contam com head-up display, com informações projetadas no para-brisa em realidade aumentada. Tanto o ID.3 quanto o ID.4 podem projetar inúmeros dados em 3D, sobre funções do veículo, recursos de segurança e até sistema de navegação. Tudo em realidade aumentada!



Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.