Após o sucesso alcançado no mercado europeu de
transporte de cargas, os veículos apresentados pela Volvo chegam ao nosso
território, trazendo todos os atributos que fizeram da marca referência em
segurança e aplicação de alta tecnologia.
Ainda mais inovadores, os veículos trazem de
série um inédito pacote de dispositivos de segurança, novo painel com avançada
plataforma digital e aprimoramentos de aerodinâmica e conectividade que
garantem um consumo de combustível até 5% menor. Para completar, o FM e o FMX
têm cabines totalmente novas.
Os
novos Volvo vêm com uma nova versão do I-See, sistema que utiliza a
conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da
estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. Nos novos
caminhões o I-See já vem pré-mapeado de fábrica, melhorando o desempenho e
poupando combustível desde a primeira viagem.
Outro
avanço vem da própria transmissão eletrônica I-Shift, que está ainda mais
inteligente, com até cinco modos de condução, dependendo do modelo.
Painel
configurável
Todos
os veículos ganharam um painel digital de 12 polegadas, totalmente digital, com
várias possibilidades de telas configuráveis para a conveniência do motorista.
Tudo se ajusta ao modo de direção, mostrando na tela central informações
necessárias para as diferentes operações. As inovações garantem mais facilidade
no dia a dia, como a inspeção automática de pré-viagem, que verifica inúmeros
itens, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento. O condutor
pode colocar o display do GPS no centro do campo visual e também visualizar o
peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta, entre inúmeras outras opções.
Outra
inovação é a central multimidia de 9 polegadas de tela sensível ao toque. Com
visualização fácil, traz tudo ao alcance da mão e visão do condutor, desde o
rádio, espelhamento do celular e toda a parte de comunicação do veículo, até
aplicativos, telemetria e muitas outras configurações importantes.
Segurança
Um
dos aprimoramentos apresentados é o
Piloto Automático de Descida, tecnologia inédita que permite manter
a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos. O sistema
conjuga vários dispositivos, como o consagrado VEB; o potente freio motor
Volvo; a transmissão eletrônica I-Shift; e até mesmo os freios de serviço do
caminhão, acionados de forma automática para não exceder a velocidade máxima
estabelecida.
No
Volvo FH, há agora a opção de faróis
de LED, com sistema antiofuscamento. O dispositivo se adapta automática
e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de
LED, independente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os
usuários da via, além de garantir a visão máxima ao motorista Volvo.
Agora,
a nova linha de caminhões traz de série o pacote de Segurança Freios Eletrônicos EBS. Estes
equipamentos garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de
frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Com este pacote,
os caminhões possuem sempre freios com acionamento eletrônicos EBS para freios
a tambor e disco; Controle de Tração; Freios ABS; Auxílio de Partida em Rampa;
Luz de Freio de Emergência e Freio de Estacionamento com ativação/desativação
automática.
Novas
cabines
A
nova linha pode receber até oito câmeras auxiliares, com visualização de ponto cego.
Os
novos Volvo chegam com muitas mudanças externas e internas nas cabines. O FH
ganhou novo conjunto ótico e nova grade frontal, revigorando o design moderno
do modelo. Houve melhorias na aerodinâmica, com cantos mais arredondados,
menores frestas entre componentes e o pisca deslocado para a porta.
Já
os novos Volvo FM e FMX têm uma nova cabine. Inspiradas na nova geração do FH,
as cabines ficaram maiores, com muito mais espaço e conforto para o motorista.
Além disso, a maior área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior
ao motorista.
O Volvo Connect melhora a
performance geral dos transportadores com uma refinada gestão da frota, novas
funções que aumentam a segurança das operações e ferramentas de ponta para a
economia no consumo de combustível, principal custo da operação.
Outro
benefício da ampla conectividade é o novo Plano de Manutenção Ouro Flex. Os transportadores continuam
contando com o Plano Ouro, o mais completo do mercado. E agora, com esta nova
modalidade de pagamento, só pagarão pelo que usarem, de acordo com a
quilometragem efetivamente percorrida.#