Estreando
uma nova plataforma Mini BEV, o modelo 500e mantém o DNA do primeiro modelo do
subcompacto lançado em 1957 e que faz sucesso em todo o planeta até os dias
atuais. O carro ficou um pouquinho maior, mais conectado, com equipamentos
inesperados para o segmento e com um novo estilo.
O 500
elétrico será comercializado no Brasil inicialmente na versão Icon – a mais
completa - em dez concessionárias de nove cidades: Porto Alegre (RS), Curitiba
(PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de
Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE). O preço do
veículo na versão Icon é de R$ 239 mil, com a perspectiva de redução deste
valor em 2022, segundo a montadora.
Totalmente
novo, mas inequivocamente ligado a suas origens, o 500 elétrico apresenta superfícies
simples e sinuosas o que tornam o veículo ainda mais elegante e escultural.
O novo
veículo recebeu um logotipo dedicado, que aparece no centro do emblema frontal
pela primeira vez. O atual logo na parte traseira mantém seu vínculo com o
passado, embora transformado na configuração elétrica: diferenciada e
embelezada por uma borda em azul claro, com um design e cor que transforma o
zero final na letra “e”.
Sobrancelhas
O 500
elétrico é imediatamente identificado pelo grupo óptico com faróis e milhas
redondos agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem
“sobrancelhas”, faróis com o efeito Espelho Infinito e luzes de direção no
para-choque.
A nova
iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico
bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, que aperfeiçoa a
eficiência aerodinâmica.
Sem abrir
mão de sua tradicional proporção, o novo veículo cresceu suas dimensões em 61
mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura,
privilegiando o espaço interno, mas mantendo o modelo compacto e ágil na
cidade. Rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento escuro garantem um
visual dinâmico mais ousado.
Nova grade
frontal, inserções cromadas na moldura das janelas e badges laterais e adoção
do fecho eletrônico em vez do mecânico, dando a oportunidade de redesenhar a
maçaneta, agora totalmente integrada com uma solução inteligente dentro da
porta, são outros elementos de destaque e elegância, que aumentam a percepção
de qualidade no visual do modelo.
Espaço
interno
O interior
do Fiat 500 elétrico tem foco nas linhas horizontais que enfatizam o aumento
real do espaço interno. A inserção do painel, o volante de dois raios e o
cluster arredondado fazem uma conexão clara com o veículo original de 1957.
Com
concepção de última geração, um sistema de infoentretenimento com uma grande
tela sensível ao toque de 10,25” no formato wide, combinado com um cluster
digital TFT de 7”, fornece conectividade e informações para uma experiência
única do usuário.
Um novo
console central surpreendente oferece armazenamento de 5,7 litros, um porta-copos
atrás e um porta-copos adicional retrátil na frente, juntamente com um novo
apoio de braço para maior conforto de condução.
O piso plano
que abriga as baterias de íons de lítio não compromete a capacidade do
porta-malas, que permanece inalterada (185 litros). Neste sentido, a maçaneta
mecânica tradicional desaparece, substituída pelo botão e-latch.
Mini BEV
Com poucos
componentes modulares, a arquitetura Mini BEV recebeu o sistema de bateria de
íons de lítio de alta capacidade de armazenamento (42 kWh), enquanto melhorou
as dimensões do veículo, conforto e performance. Ela também garantiu ao
motorista a posição de dirigir mais confortável e acesso aos bancos traseiros.
O subcompacto
possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no
console central, combinando com o seu estilo de condução.
Normal: oferece um estilo de
direção mais próximo à experiência tradicional de condução. Esse modo apresenta
a função “Creeping”, no qual o veículo inicia seu movimento ao liberar o pedal
do freio.
Range: ativa a função “One Pedal
Driving”. Melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o freio é
usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro.
Sherpa: ajusta vários parâmetros
de condução, como velocidade máxima (limitada a 80 km/h), resposta do
acelerador (reduzir o consumo de energia) e desativação do ar-condicionado e
sistemas auxiliares de aquecimento (vidros e retrovisor) para reduzir ao mínimo
o consumo.
Para um
veículo de sua categoria, o 500 elétrico apresenta uma autonomia excelente de
320 quilômetros, cobrindo, com folga, o deslocamento médio diário de cerca de
30 quilômetros.
O motor
elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm. O
que mais impressiona, entretanto, é o torque, que atinge surpreendentes 220 Nm.
Isso faz com que o Fiat 500 elétrico necessite de 9 segundos para atingir 100
km/h.
No que se
refere aos sons, mais uma característica inédita do novo veículo: o Sistema de
Alerta Acústico de Veículos (AVAS), um aviso acústico para pedestres e
ciclistas em velocidades de até 20 km/h. A partir de 25 km/h, o som escolhido
não é um sinal acústico comum, mas sim Amarcord, de Nino Rota,
exemplo da mais autêntica criatividade italiana.
Carregamento
Convenientemente,
o 500 elétrico vem com um cabo padrão de 6 metros de comprimento para
carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa. A
tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o
carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua).
Para
otimizar o tempo de recarga, o 500 elétrico inclui sistema de carga
ultra-rápida em corrente contínua de até 85 kW, para recarregar a bateria muito
rapidamente. Dessa maneira, são necessários apenas 5 minutos para gerar uma
reserva de energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade, e a
carga ultra-rápida também pode carregar a bateria até 80% em apenas 35 minutos.
Segurança
O 500
elétrico conta com o Co-Driver, formado pelo Sistema Avançado de Condução
Assistida (ADAS) de última geração, atingindo classificação nível 2 na escala
SAE. Olhando para o futuro, uma câmera atrás do espelho retrovisor interno
trabalha em conjunto com outra câmera frontal, escondida no logotipo do modelo,
para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo em todas as
velocidades. A combinação com a navegação ajuda o sistema a definir o nível
certo de intervenção de acelerador, freio e direção, adaptando-se a condições
ora mais urbanas, ora em rodovias. O sistema atua para garantir o controle
longitudinal e lateral do veículo por meio dos seguintes itens: controle de
cruzeiro adaptativo, Lane Centering (reconhecimento de sinais de trânsito),
assistente de frenagem autônoma com detector de pedestre, monitoramente de
ponto cego, sensores de estacionamento 360º e assistente de estacionamento.
Há ainda
seis airbags, câmera traseira de alta resolução, comutador de luz alta, sensor
de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.
A central
multimídia de última geração com display digital de 10,25”, combinado ao
cluster 100% digital de 7”, oferece informação de maneira renovada no 500
elétrico.
O display de
7” em TFT oferece gráficos configuráveis, coloridos e com grande definição,
permitindo uma ampla gama de configurações de personalização do cliente.
Conectado ao
smartphone, o sistema gerencia o Apple CarPlay e o Android Auto sem fio, pode
ser atualizado via web, tem comandos de voz avançados, que possibilitam
“conversar” com o carro para controlar suas configurações, programa o
ar-condicionado e pode escolher músicas.#