O Citroën Jumper na versão Cargo é ideal para o
transporte de cargas leves por ruas e avenidas das grandes cidades, já que
ganhou grande versatilidade através de suas dimensões e não exige que o
motorista seja habilitado na categoria C, D ou E. Basta a CNH categoria B para
assumir o comando desse furgão.
Para atender à legislação em relação ao
enquadramento da CNH, foram realizadas algumas modificações no modelo, como a
redução para até 3.500 kg de peso bruto total (PTB) e a capacidade de carga
útil em 1.311kg, com volume de até 13 m3.
O novo Citroën Jumper Cargo carrega a fórmula de
sucesso e satisfação dos demais membros da linha nos quesitos de conforto,
tecnologia e TCO (Total Cost of
Ownership ou, em português, Custo Total de Propriedade - é uma
estimativa financeira projetada para avaliar os custos diretos e indiretos para
manter determinado ativo), o que torna o utilitário leve o mais completo de sua
categoria, a dos Furgões Grandes. Disponível em versão única e na cor Branco Banquise,
o furgão chega às lojas com preço sugerido de R$ 225.990.
Tecnologia
Entre os itens de série se destacam o
ar-condicionado; Hill Assist; duplo airbag (inclusive para o passageiro); ESP
(Controle de Estabilidade); abertura 270º da porta traseira e retrovisores
elétricos.
Mas engana-se quem pensa que a lista de acessórios
já inclusos acaba por aí. Computador de bordo e GSI (indicador de troca de
marchas), tomada USB para carregamento de smartphone ou tablet, faróis com
regulagem de altura de facho; vidros e travas elétricas, diversos porta objetos
na cabine e porta luvas refrigerado, banco do motorista e volante com regulagem
são mais alguns itens que facilitam a vida de quem passa o dia de um lado para
outro no pesado trânsito dos centros urbanos brasileiros.
A regulagem de altura de banco e volante aliado a
um posto de direção mais elevado e com a alavanca de troca de marchas situada
no painel de instrumentos garantem um nível de ergonomia superior. Ao lado do
banco do motorista, há um suporte de apoio para braços. Os assentos contam
também com encostos para cabeça removíveis e reguláveis em altura. Tudo desenvolvido
para minimizar o desgaste da jornada de trabalho.
Semelhante ao europeu
O design do novo Citroën Jumper Cargo vendido no
mercado brasileiro está em linha com o atual modelo da Europa. A frente do
furgão transmite imponência e robustez, graças à combinação única gerada pela
grade, os grandes faróis e um capô com linhas salientes e amplo para-choque
protetor.
O para-choque traseiro também se destaca no visual
do furgão por suas dimensões. Sua posição baixa foi desenvolvida para uma maior
facilidade no carregamento e descarregamento do veículo. Completando a região,
o grupo ótico traseiro fica em uma posição alta e vertical.
A porta lateral deslizante, com 1.562 mm, permite
acesso fácil ao compartimento e a colocação de materiais por meio de empilhadeiras.
Já as portas traseiras, com abertura de até 270º, facilitam o carregamento e os
movimentos ao redor do furgão.
Para completar, a distância entre caixas de roda de
1.422 mm e a largura interior máxima de 1.870 mm fazem do novo Citroën Jumper
Cargo um veículo que se adapta facilmente a qualquer utilização, ideal para
transportar todo tipo de mercadorias e grandes cargas com o máximo de
versatilidade e praticidade.
Motor de 130 cv
O novo Citroën Jumper Cargo vem com motor 2.0 Turbo
Diesel BlueHDi, de 130 cv a 3.500 rpm e um torque máximo de 34,7 kgfm a 1.750
rpm. O propulsor está associado à embreagem com comando hidráulico, que
proporciona a manutenção da carga de acionamento do pedal e um menor custo de
manutenção. A caixa de câmbio manual com seis velocidades (ML6C), foi
desenvolvida e totalmente adaptada para as condições brasileiras.
Em questão de segurança e estabilidade na rodagem,
o utilitário dispõe de equipamentos como o ESP (Eletronic Stability Program),
que atua sobre a estabilidade do veículo e que inclui as funções do ASR
(antipatinagem) e o Hill Assist (assistente de partida em rampa).
O furgão ainda é equipado com suspensão dianteira
independente tipo Pseudo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos
e barra estabilizadora, enquanto a traseira é composta por um eixo rígido com
molas semielípticas e amortecedores hidráulicos.#