Notícias -Lançamentos

Taos promete ser referência entre os SUVs médios

O Volkswagen Taos chega para brigar com o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross

Pensado, inicialmente, para o mercado norte-americano, o Volkswagen Taos, que utiliza a nova plataforma MQB, faz alusão ao nome de uma cidade do estado do Novo México e também a denominação do idioma utilizado pela tribo Tiwa, daquela região, que se traduz em “lugar de salgueiros vermelhos”.

Mas como o SUV também está sendo comercializado na América Latina, a montadora escolheu concentrar a produção do Taos na planta que fica localizada na cidade de Pacheco, na Argentina.

Assim, o Volkswagen Taos será oferecido em duas versões: Comfortline e Highline, ambas equipadas com motor 250 TSI e câmbio automático de seis marchas.

Com elementos singulares e ousados, o Taos tem o dom de impressionar e ser notado em qualquer lugar. Suas dimensões são proporcionais, com distância entre os eixos longa e balanços dianteiro e traseiro, curtos. Destaque para a ‘coluna A’ com um desenho extremamente ‘rápido’ e a linha de cintura elevada, garantindo porte musculoso e imponente.

Na dianteira, a personalidade do Taos é marcante. A começar pelos faróis full-LED com um desenho extremamente refinado e com sistema IQ. Light, o mais moderno do segmento. Deles nasce o DRL (Daytime Running Light), filetes em LED que cortam a grade frontal com elegância e se fundem com o novo logo da marca. Trata-se da nova identidade visual da Volkswagen em todo o mundo, que estreou na família de carros elétricos ID. na Europa. Complementam o visual o capô vincado e bem horizontal, a frente extremamente vertical e o para-choque com linhas marcantes, especialmente o acabamento em preto brilhante em formato de "X".

Na traseira, o para-choque está em perfeita sintonia com a musculatura de todo o carro. As lanternas têm traços sofisticados e que acompanham perfeitamente o grafismo dos faróis. O nome Taos vem fixado na base da tampa do porta-malas e, mais à direita, o emblema 250 TSI -referência ao torque de 25,5 kgfm e ao moderno motor turbo com injeção direta de combustível. As belas rodas de liga leve de 18 polegadas, de série em todas as versões, completam o visual externo do Taos.

 

Espaço interno

 

O SUV médio da Volkswagen tem 4.461 mm de comprimento, sendo 2.680 mm de entre-eixos, 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura. Com essas medidas, pessoas altas viajam com conforto no banco traseiro, sem enfrentar problemas com joelhos raspando no banco dianteiro ou cabeça encostando no teto.

O porta-malas oferece 498 litros para levar a bagagem. Os bancos traseiros ainda podem ser rebatidos, ampliando significativamente a capacidade de carga e permitindo o transporte de objetos grandes, como bicicletas ou pranchas de surfe.

Com a utilização de elementos nobres, como material soft touch e couro revestindo portas e painel frontal, o Taos proporciona uma atmosfera elegante e com muito requinte, a exemplo de veículos de segmentos superiores.

E essa refinada ambientação fica ainda mais premium com os bancos revestidos em couro sintético, o volante multifuncional com novo design - presente nos modelos da família de elétricos ID e que estreou aqui no Brasil com o Nivus - e a sofisticada "Ilha digital", que envolve o motorista, formada pelo painel de instrumentos Active Info Display com uma incrível tela de 10,25 polegadas e pela central de infotainment VW Play, que utiliza uma tela gigante de 10,1" polegadas, de altíssima definição.
Além disso, o Ambient Light permite aos ocupantes escolher a cor da iluminação interna. São 10 cores à disposição.

 

Segurança

 

Uma das principais novidades tecnológicas é a Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que no Taos traz ainda a função de detecção de pedestres. Por meio de radares frontais, o sistema, ao identificar o iminente risco de atropelamento, dispara um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos, e inicia imediatamente a frenagem do veículo, com o objetivo de evitar a colisão, a uma velocidade de até 50 km/h.

Outro recurso high-tech presente no Taos é o ACC (Adaptive Cruise Control), ou Controle Adaptativo de Cruzeiro, com função Stop&Go, que faz o Volkswagen parar completamente de maneira automática, caso o veículo à frente pare, e o coloca em movimento no momento em que o carro adiante volte a se mover, em um intervalo de até três segundos.

Frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake), alerta de fadiga, detecção de veículo no ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado com frenagem de emergência para manobras, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC), auxílio de partida em rampa e XDS+ (sistema de bloqueio eletrônico do diferencial) completam a recheada lista de recursos eletrônicos do Taos.

médios.
O painel é totalmente digital. A multimídias da versão Comfortline vem com a exclusiva tela de 8 polegadas de altíssima resolução, enquanto a versão Highline traz de série o Active Info Display e tela de 10,25 polegadas e inteiramente configurável.

Aliás, junto com a chegada do Taos às concessionárias, o VW Play traz novos aplicativos exclusivos para download na loja virtual VW Play Apps.

Desempenho

 

O Taos chega equipado com o motor 250 TSI Total Flex, que já equipa T-Cross, Jetta e a linha GTS, que gera 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, com etanol e/ou gasolina, proporcionando acelerações vigorosas e retomadas intensas. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em somente 9,3 segundos. A velocidade máxima é de 194 km/h. A transmissão é automática de seis velocidades, com recurso de troca de marchas através das “borboletas” atrás do volante multifuncional.

O Taos tem suspensão independente nas quatro rodas, sendo tipo McPherson na dianteira e multilink, na traseira.

O SUV chega recheado de novidades desde a configuração de entrada, Comfortline. Entre os itens de série, destaque para o ar-condicionado Climatronic dual-zone com saídas de ar para os passageiros do banco traseiro, câmera de ré, carregador de smartphone por indução, direção elétrica, controlador automático de velocidade (Piloto Automático), sensores de chuva e crepuscular, sistema KESSY, painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, central de infotainment VW Play, entre muitos outros.
Dois pacotes de opcionais são ofertados para esta versão: Pacote Confortobancos revestidos de couro; bancos dianteiros com sistema de aquecimento; e banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar.

Pacote SegurançaAEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com Detecção de Pedestres e ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro).

Para a Comfortline estão à disposição as cores Preto Mystic, Branco Puro, Prata Pyrit e Cinza Indium. Já a Highline ganha mais duas tonalidades incríveis e exclusivas: Azul Atlantic e Mohave Bege.

Os preços do Volkswagen Taos se iniciam em R$ 154.990.#



Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.