O Jeep Compass é atualmente o
“queridinho” do Brasil, pois em sua categoria é o único que vem equipado com
motores flex e Diesel, além de ter design muito atrativo e uma série de equipamentos
tecnológicos, o que confere ao SUV médio um conjunto mecânico extremamente
confiável. Isso pode ser confirmado na prática quando os números de venda do
modelo chegam a algo em torno de 70% do mercado brasileiro, traduzindo em mais
de 240 mil unidades rodando em nosso território.
Dentro dessa realidade, a Jeep
acaba de lançar o Novo Compass que inaugura a plataforma Adventure Intelligence
Plus.
Motor T270 flex
Com o maior torque e maior
potência entre os propulsores flex produzidos no Brasil, além de baixo consumo
de combustível e reduzido nível de emissões de poluentes, o T270 estreia na
gama Jeep no Novo Compass sempre integrado ao câmbio automático de seis
velocidades. Com potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 270
Nm a 1.750 rpm, o propulsor faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem
nota A de consumo pelo Inmetro.
O T270 traz a terceira geração
do MultiAir, que tem o controle das válvulas ainda mais flexível e com mais
eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando mais se deseja
desempenho do veículo. O novo T270 conta ainda com um sistema avançado de
sobrealimentação de baixa inércia que garante uma resposta mais rápida do
propulsor e menor consumo de combustível.
Proconve L7
Com 170 cv de potência e 350
Nm de torque, a nova versão do motor TD350 Turbo Diesel vem com uma grande
antecipação do atendimento às normas do Proconve L7, previsto apenas para
janeiro de 2022, reduzindo em 85% as emissões de óxido de Nitrogênio na natureza.
Ele já traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, que reduz a
emissão de gases poluentes.
Vale dizer ainda que todas as
versões Turbo Diesel do Novo Compass possuem sistema de tração 4x4 Jeep Active
Drive Low e câmbio automático de nove velocidades com paddle shift que permite
a troca de marchas pela borboleta no volante. Ainda trazem seletor de terrenos,
que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos da forma mais
adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e HDC (Hill Descent
Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos
off-road.
Jeep Traction Control+
Uma das novidades entre as
funções que virão de série na nova geração do Jeep Compass, o Jeep Traction
Control + é um sistema de controle de tração que atua em condições em que o
veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas.
Outra novidade do Novo Jeep
Compass que vem de série em todas as versões Turbo Flex é o modo Sport. Ao
ativar a tecla, o usuário seleciona uma calibração diferenciada, com trocas de
marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas.
As versões flex também
ganharam um novo para-choque dianteiro e, com isso, um ângulo de entrada ainda
maior, passando dos atuais 16,2° para até 21,5° no Novo Compass, o que
representa um aumento de 33%. As versões turbo diesel seguem com ângulo de
entrada de até 30,6°.
Novo design
Externamente, o Novo Jeep
Compass traz novidades no para-choque dianteiro, novas rodas para todas as
versões, na lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED
com assinatura em LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia.
O Novo Compass está disponível
nas novas cores Cinza Sting para Trailhawk e Série S e Cinza Granite para
Sport, Limited, Longitude, 80 Anos e Trailhawk. Além dessas, também seguem como
opções as cores Branco Polar, Prata Billet, Marrom Deep, Verde Recon, Preto
Carbon e Azul Jazz.
As novidades do interior são:
quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, volante, painel de porta,
centrais multimídia de até 10,1”, console central, painel de instrumentos e
mais espaço para porta-objetos. Estão disponíveis três opções de cores para
acabamento interno: Preto, Marrom Arizona e a nova Cinza Steel (esta última
disponível para as versões Longitude e Série S).
Tecnologia
Com tela de 10,1” Full HD
presente em praticamente em todas as versões (exceto na Sport), a multimídia ainda
apresenta navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple
CarPlay através de conexão sem fio. Além disso, recebeu a plataforma de
serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect, que na
versão Plus traz todos os recursos já apresentados no Renegade e ainda outras
funcionalidades exclusivas:
Localizador de
estacionamento e de posto de combustível: através da central multimídia, o usuário pode
buscar por novos pontos de interesse.
Send & Go: nesta função, o usuário
pode pesquisar algum ponto de interesse (como restaurantes, estacionamentos e
outros estabelecimentos) pelo celular enquanto ainda está em casa
Last Mile Navigation: o recurso permite ao usuário
enviar do sistema de navegação para o aplicativo móvel o último endereço salvo.
Remote Start - Agora é possível ligar o
Compass pelo celular ou por dispositivos com assistente de voz, como a Alexa,
para deixar a temperatura do carro mais agradável em dias frios ou quentes, por
exemplo.
Direção autônoma
O Jeep Compass é líder em
tecnologias avançadas de assistência à direção. Não há outro veículo fabricado
no Brasil com tantos recursos disponíveis de direção autônoma, como o controle
de velocidade adaptativo (ACC), o alerta de colisão com frenagem automática
(FCW), o alerta de mudança de faixa (LDW), o Park Assist e o farol alto
automático (AHB). Na nova geração do SUV médio da Jeep três novas funções foram
incluídas de fábrica na Série S e como opcional nas versões Limited e
Trailhawk, deixando o modelo ainda mais tecnológico, como frenagem
de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas; detector de fadiga do
motorista; e reconhecimento de placas.
Agora, todas as versões do
Compass contam com seis airbags de série, sendo que na Série S existe o
adicional para os joelhos do motorista.
Porta-malas
O Novo Jeep Compass vem agora
com uma função que é muito útil para quem está com as mãos carregadas para
encher o porta-malas, que tem capacidade de 476 litros. Basta que o motorista
movimente o pé por baixo do para-choque traseiro, o sensor detecta sua presença
e aciona o sistema. O sensor de presença para porta-malas está na Série S e
pode equipar o veículo como opcional nas versões Limited e Trailhawk.
O Auto Hold tem como objetivo
trazer mais conforto em engarrafamentos e paradas longas, permitindo que o
motorista retire o pé do pedal de freio nas condições de veículo parado, mesmo
que não esteja na posição P (Parking). Para recolocar o carro em movimento, basta
que o condutor acelere novamente o veículo.
Quando o motorista faz o
travamento do veículo, automaticamente os retrovisores externos são recolhidos.
Nove Versões
O SUV médio da Jeep amplia a
sua gama de versões, com duas novidades: a Série Especial 80 Anos e a já
conhecida Série S, que agora recebe o novo motor T270 Turbo Flex. No total são
nove versões do Novo Compass, com duas possibilidades de motorização e dois
câmbios, com uma ampla faixa de preços, que atende às demandas mais diversas.
Importante lembrar que o
Compass conta com três anos de garantia e as revisões são realizadas a cada
12.000 km ou um ano. Os preços do Novo Jeep Compass se situam entre R$ 139.990
e R$ 187.990 para motorização flex. Já para as versões com motor Diesel, os
preços ficam entre R$ 196.990 e R$ 216.990.#