Notícias -Pré-Lançamentos

Volkswagen Taos é apresentado em ritmo de tango

A montadora alemã apresentou diretamente de Buenos Aires o primeiro SUV fabricado na Argentina, que será direcionado para o mercado das Américas. O modelo deverá chegar ao Brasil no final de 2021

A Volkswagen realizou diretamente de Buenos Aires, no dia 13 deste mês, a transmissão ao vivo por streaming simultâneo para 35 países das Américas, o novo utilitário esportivo Taos. A apresentação foi cercada de efeitos artísticos audiovisuais aumentados, para salientar a nova filosofia da marca no conceito New Brand Design, que promete ser inovador e a data escolhida para o anúncio foi aquela em que se comemoram os 40 anos da Volkswagen no país do tango.

Com a implementação da nova plataforma global MQB e uma nova área de pintura, o processo de produção permitirá grande economia no consumo de água e energia, além de uma redução substancial de emissão de partículas. A previsão é de que o Volkswagen Taos seja lançado na América Latina a partir do segundo trimestre de 2021.

O novo SUV se posicionará entre os modelos T-Cross e Tiguan e irá brigar diretamente com o Jeep Compass. Quanto à nomenclatura, Taos é o nome de uma cidade e condado do Novo México (EUA), além de significar “local dos salgueiros vermelhos” no idioma falado pela tribo nativo-americana Tiwa.

 

Veículo familiar

 

Tendo como destaque o design, o Taos possui uma silhueta típica de um utilitário esportivo, que transmite uma imagem sólida e robusta, além de garantir bom espaço interno aos seus ocupantes. Nas laterais destacam-se as caixas de roda "quadradas" com os cantos arredondados e para-choques "musculosos", que realçam e aumentam a sensação de força do modelo. Ao mesmo tempo, a precisão e o comprimento das suas linhas lhe conferem um aspecto elegante e nos permite perceber o tamanho do modelo, tornando-o um veículo ideal para a família.

O Taos também se destaca por sua frente elevada que, juntamente às fortes linhas angulares no para-choque, conferem a ele um design dinâmico e ágil. Como principal novidade, ele estreia a nova assinatura noturna da marca, que conecta os faróis com uma linha de luz de LED que percorre a grade de um lado ao outro. Este elemento ressalta a sofisticação, modernidade e tecnologia que caracterizam o novo SUV. Esta nova identidade de LED também pode ser encontrada nas lanternas traseiras do veículo. Desta forma, o novo Taos conta com um design único dentro da marca e do mercado.

 

Sofisticação interior

 

No interior, a equipe de design da marca se inspirou em três conceitos-chave: premium, único e sofisticado. Como se pode observar, estas referências também se encontram no habitáculo interior junto à nova imagem de marca, presente no design do volante. A disposição horizontal transmite a sensação de espaço e coloca à vista do motorista a ‘ilha digital’, composta pelo Active Info Display e o novo sistema de infotainment VW Play.
Os materiais ‘soft touch’ e as inserções em couro no painel complementam a sofisticação que, somados às luzes de ambiente com possibilidade de programação de 10 cores, criam uma atmosfera única no segmento de SUVs médios.

 

Motor brasileiro


A tecnologia é outro pilar da identidade do Taos. Ele conta com motor 250 TSI de máxima eficiência que, combinado à sua plataforma, entrega uma performance superior e um menor consumo de combustível. O motor 1.4 TSI é produzido na fábrica de São Carlos, no interior do Estado de São Paulo.

Outro grande marco tecnológico é o VW Play, central multimídia desenvolvida na região, com uma tela de 10,1 polegadas, 100% touch e que entrega ao cliente o mais alto nível de informação, entretenimento e conectividade. O VW Play também oferece a possibilidade de baixar aplicativos na VW Play Apps, além de configurar o perfil, vincular o celular por meio de Wireless App Connect e ainda programar o serviço de manutenção do carro.

Essa última tecnologia do Taos se completa com o Active Info Display, o painel digital de 10,25 polegadas que oferece a possibilidade de personalizar as informações que são mostradas, de acordo com o gosto do motorista.

Além disso, o Taos possui um carregador de celular sem fio, que possibilita ao cliente carregar o celular sem a necessidade de usar um cabo. Isto proporciona um espaço interno mais livre e melhora a experiência do cliente.

 

Evita atropelamentos

 

O Taos também é equipado com assistentes de condução de última geração, que oferecem o máximo de segurança aos ocupantes do veículo.

Um exemplo disso é o sistema de Controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com stop & go, o qual permite que o Taos seja conduzido com segurança, mantendo uma velocidade pré-selecionada e conservando a distância do veículo à frente de forma autônoma. Se este veículo parar por completo e arrancar novamente dentro de 3 segundos, o Taos realizará o mesmo movimento.

Outro elemento de segurança diferenciado dentro do segmento é o sistema de Frenagem autônoma de emergência (AEB) com detector de pedestres. A partir de um radar frontal que está sempre ativo, ele identifica o risco de colisão ou atropelamento e alerta o motorista sobre esta possibilidade. Caso o motorista não reaja, o veículo freia automaticamente de forma autônoma, evitando ou reduzindo um acidente.

O Taos vem ainda com Detector de ponto cego, que detecta objetos no ponto cego do motorista e o avisa quando um veículo se aproxima por trás, além do Detector de tráfego traseiro, projetado para evitar colisões em estacionamentos. Este sistema
O novo Taos também conta com a chamada IQ. Light, que permite que os faróis de LED tenham um alcance maior e mais amplo nas laterais. Os faróis acompanham a direção que as rodas são esterçadas.#

 

 



Galeria de Fotos


Comentários



Relacionadas

Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.