O design exclusivo, a ampla lista de equipamentos
de série e o fato de não ter nenhum concorrente direto no mercado brasileiro
são argumentos que devem convencer muitos entusiastas no País.
Produzido sobre a Estratégia Modular MQB, o Jetta GLI reforça a ofensiva de
sedãs Volkswagen no Brasil e faz parte da lista de 20 lançamentos previstos até
2020, dentro do conceito da Nova Volkswagen.
A novidade complementa a linha Jetta no País, sendo posicionada acima das
configurações R-Line, Comfortline e 250 TSI. A configuração GLI é a única na
linha Jetta equipada com motor 350 TSI, com 230 cv. São 80 cv a mais do que o
motor 250 TSI, de 150 cv, que equipa as demais versões.
A origem do nome GLI
Por que não GTI ou GTS? Simples, a sigla GTI é utilizada exclusivamente para
hatchbacks ao redor do mundo e a gama GTS é designada para versões esportivas
intermediárias.
A nomenclatura GLI nasceu na década de 1980, nos Estados Unidos, como parte da
estratégia de esportivos da Volkswagen no mundo, e se refere aos modelos de
topo de gama, trazendo todo o apelo dos modelos GTI à classe refinada dos
sedãs. Daí a origem do nomeGran Luxury Injection (GLI).
É a primeira vez que a Volkswagen oferece no Brasil o Jetta GLI, que começa a
ser distribuído à rede de concessionárias ainda este mês. Importada do México,
a configuração GLI é a reconexão da Volkswagen com aquele consumidor brasileiro
que sonhava em ter um modelo da linha GT ou GTS nos anos 1980 e 1990.
Esportivo nato
O Jetta GLI é daqueles carros que, só de olhar, dá para saber que ele cumpre o
que promete. O modelo traz visual arrojado e diferenciado proporcionando uma
ótima eficiência aerodinâmica e, consequentemente, baixo consumo de combustível
e velocidade máxima ainda mais elevada: 250 km/h.
No caso do GLI, a proposta de design foi deixar o modelo com a aparência mais
baixa e dar uma atitude única ao sedã esportivo. A parte inferior do veículo é
toda contornada por elementos escuros e as rodas de 18 polegadas (pneus 225/45
R18) têm estilo dinâmico (direcional), ou seja, não são simétricas, o que
resulta em um visual exclusivo e em harmonia com a proposta do veículo.
Destaque para o para-choque dianteiro – exclusivo para essa versão – com design
mais esportivo, para a grade superior com elementos em formato de colmeia e
para o friso horizontal vermelho conectando os faróis. A barra que conecta a
parte superior dos faróis, cromada nas demais configurações, é preta no Jetta
GLI. Já a parte inferior dos faróis é unida por um filete vermelho,
evidenciando o DNA esportivo.
Falando em faróis, o conjunto Full LED do Jetta GLI tem design diferenciado em
relação às demais versões, dando ainda mais personalidade ao modelo esportivo.
Na traseira chamam a atenção o difusor na parte inferior e o aerofólio na tampa
do porta-malas, ressaltando a proposta do modelo. A saída dupla de escape
cromada e toda a logotipia do modelo em vermelho complementam o conjunto. Em
tempo: as pinças de freio dianteiras são pintadas em vermelho.
Modelo mais esportivo da sétima geração do sedã, o Jetta GLI mantém as
proporções elegantes e equilibradas da linha. São 4.709 mm de comprimento,
1.799 mm de largura, 1.478 mm de altura e 2.680 mm de entre eixos (o que
garante ótimo espaço interno). O porta-malas tem capacidade de 510 litros.
Interior escurecido e sofisticado
O interior do Jetta GLI mescla dois elementos essenciais: esportividade e a
luxo. O interior escuro destaca os detalhes esportivos, como: forração do teto,
colunas, laterais das portas, painel e bancos.
Esse tom escuro, além de ser aconchegante e destacar a esportividade, deixa em
evidência os elementos cromados do volante (o mesmo do GTI, com base reta),
capas dos pedais e soleiras de porta. A ambientação escura também favorece os
detalhes em vermelho, presentes nas costuras do banco, no volante e nos
tapetes.
De 0 a 100 km/h em 6,8 segundos
O Jetta GLI é o sedã Volkswagen mais rápido que você pode ter no Brasil
atualmente. Isso porque o motor 350 TSI do Jetta GLI é o multipremiado 2.0 TSI,
da família EA888, que também equipa no mercado nacional Golf GTI, Tiguan R-Line
e Passat.
São 230 cv a 4.700 rpm, mantendo-se até 6.200 rpm. O torque máximo é de 35,7
kgfm (350 Nm), na faixa de 1.500 rpm a 4.600 rpm. A transmissão é a DSG, de
dupla embreagem, com seis marchas.
A combinação de baixo peso da carroceria, escalonamento preciso de marchas,
alta potência e torque elevado já em baixas rotações não poderia ser diferente:
um sedã esportivo de verdade. O Jetta GLI acelera de 0 a 100 km/h em 6,8
segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h.
Mais do que ser um carro rápido, o Jetta GLI é um sedã que oferece prazer ao
dirigir – um benefício mandatório dos modelos desenvolvidos sob a Estratégia
Modular MQB, que garante elevado conforto de rodagem e ótimo desempenho
dinâmico.
O Jetta GLI é equipado de série com direção progressiva, sistema permite aos
condutores fazer curvas com menor movimentação do volante. Com respostas mais
diretas, a direção progressiva diminui o trabalho do volante perceptivelmente
em manobras e ao estacionar, em comparação aos sistemas de direção
convencionais, que trabalham com uma relação de redução constante.
Outro componente que colabora para uma condução mais refinada é o sistema de suspensão
independente nas quatro rodas. Resultado: dirigibilidade única entre os sedãs
médios à venda no Brasil.
Tecnologia e inovação de série
O Jetta GLI chega ao Brasil como a configuração de topo do sedã médio. Além do
design e do conjunto mecânico diferenciado das demais versões (250 TSI,
Comfortline e R-Line), o Jetta GLI traz várias tecnologias exclusivas entre os
sedãs médios.
Assim como na versão R-Line 250 TSI, o “Active Info Display”, controlador
automático de velocidade (ACC), Front Assist com função City Emergency Brake,
Sistema de Frenagem Pós-Colisão e regulagem automática do farol alto (FLA), são
itens de série no GLI – inclusive as três primeiras revisões gratuitas
(10.000 km, 20.000 km e 30.000 km).
Na parte sonora, o Jetta GLI conta de série com o sistema de som da grife
Beats, com 300 Watts e amplificador digital de 8 canais. O som de alta
fidelidade é fornecido por 4 alto-falantes, 2 tweeters e um subwoofer com
ajustes especiais.
O único opcional é o teto solar panorâmico, que abrange mais da metade da área
do teto do veículo. O Jetta GLI está disponível em seis cores: três sólidas
(Branco Puro, Cinza Puro e Vermelho Tornado), duas metálicas (Cinza Platinum e
Prata Pyrit) e uma perolizada (Preto Mystic).
Segurança reconhecida mundialmente
Outra característica marcante dos modelos provenientes da Estratégia MQB é a
segurança. Prova disso é que o Jetta atingiu a nota máxima de segurança em
testes realizados pelo National Highway Traffic Safety Administration –
NHTSA (órgão de segurança nos Estados Unidos).
Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina),
Bloqueio Eletrônico do Diferencial, sistema Start/Stop e Função de Frenagem de
Manobra (RBF) também fazem parte da ampla lista de série do GLI.
Por falar em freios, o Jetta GLI tem discos de freios cerca de 10% maiores, em
comparação às demais versões do modelo. No GLI, os freios dianteiros têm discos
ventilados de 312 milímetros. Na traseira os discos têm 300 milímetros. O
sistema possui recurso BSW, de secagem dos discos de freio dianteiros, para
ajudar a remover a água e dar mais segurança na frenagem em dias chuvosos.
O sistema de freios do Jetta GLI também traz as tecnologias de distribuição
eletrônica da pressão de frenagem (EBD) e de assistência hidráulica à frenagem
(HBA). E mais: o GLI tem freio de estacionamento eletroeletrônico, com
acionamento por meio de botão e função Auto Hold.
Conectividade
O Jetta GLI traz nada menos do que o sistema de infotainment mais avançado
entre os sedã médios no Brasil: o “Discover Media” com tela de 8”, que permite
conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android
Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink) e oferece navegação integrada.
O Jetta GLI chega ao Brasil com garantia de três anos, sem limite de
quilometragem.