A Nissan mostrou mais uma vez por que é uma referência mundial em
mobilidade elétrica. A fabricante japonesa apresentou na última quarta feira 13 de fevereiro, as suas diversas formas de eletrificação no Nissan Electric
Café, evento realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
O Nissan Electric Café é uma iniciativa regional inovadora da marca onde
os participantes podem conhecer o potencial da mobilidade elétrica. A primeira
edição do evento foi realizada na América Latina em Santiago, no Chile, em 2018.
Agora, no momento em que a Nissan América Latina completa 5 anos, é a vez do
Nissan Electric Café chegar à São Paulo.
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Além do veículo 100% elétrico mais vendido do mundo, o Nissan LEAF,
foram apresentadas outras três tecnologias alternativas aos motores a
combustão: o X-Trail híbrido, o SOFC e o Note e-Power. Alguns dos modelos estão
no Brasil em testes, mas estiveram disponíveis para "degustação" dos
convidados. E diferentes ativações interativas levaram os convidados a
interagir e compreender os benefícios da eletrificação.
As diferentes motorizações da marca fazem parte do Nissan Intelligent
Power, que é um dos pilares da Nissan Intelligent Mobility, visão para
transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados
na sociedade. Entre outros benefícios, as tecnologias elétricas representam uma
economia para o consumidor, são importantes para um futuro mais autônomo e
conectado e, ainda, reduzem as emissões de gases no meio ambiente.
"A eletrificação é um dos pilares da visão da mobilidade
inteligente da Nissan. Por isso, temos um portfólio global inovador com
diferentes soluções de tecnologias eficientes, o que inclui o Nissan LEAF. No
Brasil, temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da mobilidade
elétrica. E, além de estarmos realizando a pré-venda do LEAF, que chega
efetivamente este ano ao mercado nacional, estamos desenvolvendo parcerias
estratégias com instituições e empresas para garantir o ciclo completo do
veículo de emissão zero no país", disse Marco Silva, presidente da Nissan
do Brasil.
O Nissan LEAF está em fase de pré-venda no Brasil, com 15 unidades já
reservadas, número que supera as expectativas da fabricante. O carro chega à 7
concessionárias este ano, inicialmente, em 6 cidades do país: São Paulo, Rio de
Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.
Além de todos os benefícios do veículo elétrico, o modelo ainda é o
único do segmento que também pode servir como um dispositivo móvel de
armazenamento de energia. Por meio de um sistema conhecido como vehicle-to-grid,
os proprietários do Nissan LEAF podem compartilhar a capacidade excedente da
bateria do carro com a sua casa, por exemplo, para economizar na conta de luz,
ou como fonte de energia no caso de um blackout ou emergência.
Confira as diferenças entre as motorizações eficientes da Nissan:
Híbrido Convencional
O sistema híbrido convencional da Nissan utiliza um motor a combustão e
um motor elétrico, que trabalham em conjunto. Os dois operam de forma
independente na maioria das situações. Nesse caso, os veículos sempre dão a
partida com o motor elétrico e dependendo do nível da bateria e da demanda de
aceleração o motor a combustão é acionado. No entanto, é possível que trabalhem
simultaneamente, o que garante mais performance com menor consumo de
combustível. A regeneração de energia acontece ao frear, quando a bateria é
recarregada.
A primeira vez que a Nissan apresentou seu sistema híbrido no Brasil foi
durante o mais recente Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano
passado. Na ocasião, o Nissan X-Trail Híbrido foi apresentado ao público. O SUV
é movido por um motor DOHC MR20 de 2.0 16V de 142 cv e 19,8 kgfm de torque e um
motor elétrico com o equivalente a 40 cv e torque de 16,3 kgfm. O conjunto
proporciona ao X-Trail Híbrido um consumo de até 19,6 km/l na estrada.
SOFC
O Brasil foi o primeiro país a receber o sistema Solid Oxid Fuel Cel
(SOFC) para testes. A tecnologia mescla combustível líquido, hidrogênio e
eletricidade para entregar resultados tanto em performance quanto em consumo.
Apesar da utilização do etanol, não se trata de um conjunto híbrido, já que não
há combustão. O álcool entra no sistema apenas para produzir, por meio de uma
reação química, o hidrogênio. O elemento químico, por sua vez, será responsável
por abastecer a pilha de combustível, gerando a eletricidade.
O SOFC não é carregado na rede elétrica. Sua energia é sempre
proveniente da reação com o etanol. Isso faz com que o Nissan SOFC consiga uma
autonomia superior a 600 km. Suas emissões de carbono-neutro são tão limpas
quanto a atmosfera, o que será a parte do ciclo natural do carbono.
e-Power
À primeira vista, o sistema e-Power pode ser confundido com um conjunto
híbrido convencional. O mal-entendido é justificável: há um motor a combustão e
outro elétrico. No entanto, o primeiro serve apenas para gerar eletricidade
para o segundo. Ele alimenta um gerador que está ali apenas para carregar a
bateria. Esta, sim, entregará a energia para mover as rodas do veículo.
O sistema e-Power foi desenvolvido com base na tecnologia do Nissan
LEAF. Entrega a sensação de dirigir um veículo elétrico, mas sem limite de
autonomia e com baixíssimas emissões. Equipado com a tecnologia, o Nissan Note
foi o carro mais vendido no Japão em 2018. A versão e-Power respondeu por 70%
das vendas.
Nissan LEAF
O Nissan LEAF é 100% elétrico – o carro mais vendido do mundo em seu
segmento – e, por consequência, não há emissão de poluentes. A energia é
armazenada em baterias de íons de lítio de 40kWh, que possibilitam maior
autonomia. O carro é abastecido diretamente na rede elétrica e aceita dois
tipos de conectores, para recarga rápida e normal. A carga rápida, em estações
de alta potência, fornece até 80% em apenas 30 min.
O Nissan LEAF oferece autonomia de 389 km em ciclo urbano, de acordo com
os padrões WLTP (270 km em ciclo combinado), e 240 km de acordo com o ciclo
EPA, permitindo que o motorista possa fazer trajetos mais longos. Com a nova
tecnologia e-Powertrain, o novo Nissan LEAF entrega 110 kW (149 cavalos) de
potência e 32,6 kgfm (320 Nm) de torque, melhorando a aceleração e o prazer de
dirigir.
Ativações tecnológicas e interativas
Durante o Nissan Electric Café, a fabricante japonesa mostrou na prática
algumas ativações que refletem os pilares da Nissan Intelligent Mobility:
Simulador de Fórmula E
Primeira fabricante japonesa a integrar o grid da Fórmula E, a Nissan
faz história desde que iniciou sua participação na categoria na atual
temporada. Com as medidas oficiais do cockpit de um carro utilizado na Fórmula
E, comandos de alta precisão e uma incrível posição de condução, os
participantes puderam viver uma experiência bastante precisa de como é conduzir
o bólido elétrico da Nissan.
Nissan LEAF e V2G
Os participantes puderam carregar seus aparelhos celulares usando a
energia do Nissan LEAF. Isso foi possível usando a tecnologia Vehicle-to-Grid
(V2G) de carregamento bidirecional, que transformou o veículo elétrico em uma
bateria sobre rodas.
Troque Sua Energia
A ativação mostrou o potencial de utilização das baterias de segunda
vida do Nissan LEAF, um estudo que vem sendo conduzido graças a uma parceria
existente entre a marca e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os
participantes tiveram que pedalar bicicletas elétricas para gerar energia.
Esta, por sua vez, foi armazenada no conjunto de baterias do Nissan LEAF, que
alimentaram uma geladeira. E a quantidade de energia gerada por cada um dos
participantes foi trocada por itens do refrigerador.
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