Disposto a ampliar o espaço conquistado
pela JAC Motors no segmento mais competitivo do mercado brasileiro, o dos SUV´s
abaixo de R$ 90 mil, o JAC T50 estreia neste mês na rede autorizada da marca.
Comercializado em versão única de motorização (1.6 16V DVVT), ele será equipado
com a aclamada caixa automática tipo CVT, com 6 marchas programadas eletronicamente.
De acordo com o pacote de equipamentos
de série, mais o “Pack” de opcionais, o SUV chinês tem tudo para se tornar nova
referência no mercado nacional. Mesmo se for escolhido com o Pack 3, isto é,
totalmente completo, ele é ainda mais acessível (e equipado) que todos os
rivais, repetindo uma característica marcante da JAC Motors: a ótima relação
custo/benefício.
Completo, bonito, reestilizado, bem
equipado e extremamente recheado de equipamentos – alguns deles até
indisponíveis como opcionais nos rivais –, o JAC T50 oferecerá ao comprador do
“SUV abaixo de R$ 90 mil” a experiência só vivida até então por consumidores de
modelos que custam acima de R$ 110 mil ou R$ 120 mil. Um ótimo exemplo disso é
o kit multimídia, feito pela JAC Motors China, com mirror link e tela de 8
polegadas. Nenhum outro carro deste segmento possui uma tela tão grande,
posicionada no alto do painel, o que garante ótima visualização, além de dotada
de recursos que aprimoram a experiência da conectividade ao usuário.
“Além do kit multimídia, o grande
destaque do T50 é o design. Salta aos olhos o estilo elegante, o ar de
sofisticação do SUV da JAC. Mas isso não é tudo. Itens como ESP, assistente de
partida em rampas, câmbio CVT com 6 marchas, luzes diurnas de LED e uma extensa
lista de equipamentos fazem do T50 uma opção extremamente atraente ao cliente
dessa faixa de preços”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC
Motors.
Design marcante
Quarto SUV da marca no mercado
nacional, o T50 exibe um design atual e refinado, que certamente se distinguirá
no segmento ao qual vai disputar, mesclando as linhas bem definidas da
carroceria à aplicação certeira de frisos cromados. Na frente, a grade em
formato de trapézio é caracterizada por aletas largas, que lhe garantem
identidade única, bem como por uma massa preta que une os dois faróis e
sustenta o logotipo da marca.
O capô em forma de cunha e o
para-choque envolvente, com luzes de neblina, complementam o conjunto. O T50,
inclusive por incluir as luzes diurnas de LED, oferece forte personalidade
estética.
A lateral mistura linha alta na
“cintura” e traços que surgem no capô dianteiro e no para-choque que promovem
sensação de fluidez dinâmica e constante movimento. A pequena janela e a coluna
C mais larga dão o tom da robustez que convém a um SUV, a exemplo das rodas de
liga de 16 polegadas e dos apliques plásticos em linha ascendente nas portas
traseiras.
Já a traseira caracteriza-se pela tampa
que dá um inconfundível ar de robustez, além do grupo ótico com formas
orgânicas e levemente horizontais. Com o pequeno aerofólio montado na
extremidade do teto, o T50 ganha um ar efetivamente “esportivo” na confluência
desses ingredientes visuais. O para-choque preto ratifica a personalidade SUV,
mas, assim como todo o carro, não deixa de receber apliques cromados para
denotar sua proposta de requinte.
Interior sofisticado
Toda a parte interna do JAC T50 foi
redesenhada a partir da geração anterior. O quadro de instrumentos possui dois
grandes mostradores circulares: velocímetro e conta-giros. Neles, a parte
central de cada instrumento revela o nível do tanque e o termômetro de água do
motor, respectivamente.
Já no meio dos mostradores, o motorista
encontra as luzes-espia e o computador de bordo. Como diferencial de
acabamento, o JAC T50 incorpora molduras acetinadas que envolvem o quadro de
instrumentos e as aletas de ventilação, compondo um cenário visivelmente de bom
gosto com as superfícies pretas e revestidas em couro (soft touch) que
compõem o restante do painel.
O volante de direção é multifuncional,
ainda que, neste modelo, tenha aumentado a quantidade de controles e comandos
quando comparado aos demais modelos da linha. O motorista do T50 praticamente
não tirará as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das
funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise
control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são
funções ao alcance das duas mãos.
À esquerda do volante de direção,
encontra-se o botão de acionamento elétrico de altura do facho dos faróis, o
controle de ajuste dos retrovisores externos, a tecla de rebatimento desses
espelhos externos e o interruptor que comanda a intensidade de iluminação do
painel de instrumentos. Já do lado direito do volante, o motorista encontrará o
botão de partida e desligamento do motor, uma vez que o JAC T50 utiliza o
sistema keyless.
O sistema de ar-condicionado, por sua
vez, posicionado no console central, logo abaixo do kit multimídia, é digital e
automático. Sua principal função é definir a temperatura desejada e fixá-la no
mostrador. No modo automático, o aparelho variará a velocidade de resfriamento
até que a temperatura desejada seja atingida. Logo abaixo, o motorista encontra
a tomada USB, que é utilizada para espelhamento do telefone celular ao kit
multimídia.
Nível de equipamentos sem similar no
mercado
Com 4,345 metros de comprimento e 2,56
m de distância entre-eixos, o T50 possui porte bem semelhante ao dos principais
modelos do país, considerando suas respectivas versões de entrada. Mas o
“recheio” do modelo da JAC é bem maior que o dos rivais: independentemente do
Pack escolhido, o SUV chinês já é equipado com diversos itens que, às vezes,
não são nem opcionais na concorrência.
Kit multimídia com tela de 8 polegadas
Como um dos maiores destaques, porém, o
JAC T50 exibe um aparelho de multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas,
produzido pela JAC Motors China, que certamente irá criar outro patamar de
conectividade para o consumidor desse segmento de SUV´s. O sistema incorpora,
também, a câmera 360 graus e câmera de ré e a JAC Connect Front Camera
(frontal).
Inédito em carros dessa categoria, o
sistema multimídia, totalmente intuitivo e em português, possui conexão
Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB. A novidade fica por conta da função
“Carbit”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns
modelos de smartphones ou tabletatravés do touchscreen da
tela HD de 8 polegadas, reconhecendo sistemas Android e IOS.
Desempenho
e consumo são virtudes do 1.6 16V DVVT
Deixando
de lado o motor 1.5 JetFlex, o novo JAC T50 adota o mesmo trem de força do T40 CVT.
O motor desloca 1,6 litro de capacidade cúbica, possui quatro válvulas por
cilindro e variador de fase no comando de admissão e no de escape – daí a
designação DVVT (Dual Variable Valve Timing). O sistema garante torque
nos baixos regimes e potência nas altas rotações, pois altera o tempo de
abertura e fechamento das válvulas de acordo com a necessidade instantânea do
motor.
E
tudo isso sem deixar de observar o consumo de combustível, que é aprimorado
pelo recurso do “start-stop”. Movido a gasolina, ele desenvolve a potência de
138 cv a 6.000 rpm e 17,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo. Com uma calibração
adequada ao gosto do consumidor brasileiro, que aprecia respostas rápidas ao
comando do acelerador, a TCU (Transmission Control Unit) do T50 não permite
aquele “delay” habitual de transmissões tipo CVT.
Como
prova de um modelo de categoria superior, até para se compatibilizar com o
desempenho acima de sua classe – ele faz 198 km/h de velocidade máxima e 0 a
100 km/h em 11,3 segundos – , o JAC T50, além de todos os dispositivos
eletrônicos que o assessoram nas frenagens, possui um conjunto mecânico mais
eficiente que seus rivais: discos ventilados nas rodas da frente e discos
sólidos na traseira. O detalhe “esportivo” fica por conta dos cálipers vermelhos
nas quatro rodas.