Lider em
vendas no segmento dos sedãs premium, o Classe C chega ao mercado brasileiro
com amplas modificações. Seus modelos C
180, C 200 e C 300 que passaram a ser produzidos no Brasil, na cidade de
Iracemápolis, desde março de 2016, estão completamente renovados: o design
interno e o externo foram aprimorados com uma reconfiguração de estilo. Ao
mesmo tempo, há uma arquitetura eletrônica totalmente nova. A experiência de
uso – tradicionalmente um ponto forte da marca – foi beneficiada por um display
de instrumentos totalmente digital (somente a partir do C 200 EQ Boost) e
sistemas multimídia com informações e músicas sob medida.
Entre os modelos mais vendidos da Mercedes-Benz em todo o mundo, o Classe C em
sua geração atual registrou quase 2 milhões de emplacamentos ao redor do mundo,
desde seu lançamento, em 2014, atingindo um recorde de vendas histórico na
família do Classe C entre uma geração e outra. No mesmo período, no Brasil, a
família consolidou a preferência dos compradores de seu segmento, com
representatividade de 40% de participação dentro do portfólio da marca. Um dos
destaques da 30ª edição do Salão do automóvel de São Paulo, a família de sedãs
Classe C chega ao mercado inicialmente com quatro versões de sedãs: C 180
Avantgarde, C 180 Exclusive, C 200 EQ Boost e C 300 Sport.
Q Boost e sistema de 48 volts
Uma nova geração de motores de quatro cilindros a gasolina está sendo lançada
no novo Classe C, mais especificamente com a introdução do C 200 EQ Boost. Esse
modelo é equipado com uma rede elétrica adicional de 48 volts, com um motor de
arranque/alternador unificado acionado por correia (BSG – Belt-driven
Starter-generator). O novo motor turbo a gasolina, com 1,5 litros de
cilindrada, equipa o novo C 200 EQ Boost e seus componentes elétricos
tradicionais, como as luzes, são alimentados por uma rede com 12 volts.
A combinação de uma nova rede elétrica de 48 volts e o BSG cria condições para
funções adicionais que ajudam a diminuir ainda mais o consumo de combustível,
aumentando, ao mesmo tempo, a agilidade e as características de conforto. Ao
acelerar, o BSG pode auxiliar o motor de 183 cv/280 Nm com um “empurrão” de 14
cv e torque de 160 Nm, superando o curto instante até que o turbocompressor
tenha desenvolvido sua pressão total de alimentação. Esse recurso também é
usado para alcançar a rotação ideal do motor o mais rapidamente possível
durante as trocas de marchas: assim, os tempos de trocas da transmissão
automática são reduzidos. Nas reduções de velocidade, o motor elétrico funciona
como um alternador recuperando energia cinética e carregando a bateria. A bomba
d'água é movida a eletricidade e comandada por um mapa que adapta continuamente
o fluxo do líquido de resfriamento à necessidade do momento.
O C 200
EQ Boost inclui, ainda, o modo de deslizamento (roda livre) com o motor
totalmente desligado (somente no modo ECO) e a frenagem regenerativa com parada
inteligente do motor sempre que o veículo diminua a velocidade sem que o
motorista acione o freio. Com isso, o trem de força é desacoplado e o motor
desligado. Por exemplo, o motorista pode estar a 120 km/h com rotação à 0, tendo
como auxílio somente o motor elétrico: isso traz a vantagem de maximizar a
economia de combustível, garantindo simultaneamente uma confortável resposta do
veículo. O sistema start/stop opera de forma particularmente confortável,
graças ao motor de arranque/alternador acionado por correia. O motor é religado
quase em silêncio, com pouca vibração e de forma muito rápida.
segurança
O novo Classe C apresenta avançados sistemas de assistência à condução da
Mercedes-Benz, proporcionando ao motorista um apoio cooperativo e, dessa forma,
um nível de segurança ativa ainda mais alto que seu antecessor. O sistema de
frenagem adaptativa (ABR), por exemplo, integra a Distribuição Eletrônica da
Força de Frenagem (EBD), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle de
Tração na Aceleração (ASR), Assistente de partida em subidas (HSA),
Pré-carregamento (PRIMING), Secagem automática na chuva e função HOLD.
Além disso, o Classe C garante grande estabilidade para todas as versões
através do sistema CROSS WIND ASSIST e o ESP® CURVE DYNAMIC ASSIST.
O CROSS WIND ASSIST atua em caso de ventos transversais na estrada que empurram
o veículo para os lados, esse sistema proporciona estabilidade mantendo o
veículo na trajetória determinada pelo motorista. Isso funciona através de
leves frenagens nas rodas do lado da ação do vento, sem perder velocidade.
O ESP
CURVE DYNAMIC ASSIST entra em ação durante a aceleração em curvas. O sistema
utiliza os sensores e as funções do ESP para garantir mais estabilidade e
segurança de dirigibilidade. Quando esses sensores registram a tendência do
veículo em “sair de frente”, minimiza esse efeito com uma intervenção através
de frenagens seletivas nas rodas internas, com relação ao sentido da curva. Ao
mesmo tempo, a tração é aumentada ligeiramente para compensar esse momento de
frenagem, então, o torque excedente é direcionado às rodas no lado de fora
(torque de frenagem), com relação ao sentido da curva. Esta intervenção conduz
a um movimento imperceptível sobre o eixo vertical do veículo, que o mantém
estabilizado na trajetória da curva, evitando a “saída de frente”. Isto
significa que o veículo pode ser guiado através das curvas com mais controle e
precisão.
O novo Classe C possui o assistente de frenagem ativo. Com o auxílio de um
radar, o sistema pode detectar um acidente iminente com outro veículo, enviando
avisos visuais e sonoros. Se o motorista não reagir, o sistema pode ajudar com
força de frenagem, podendo até evitar uma colisão. Dependendo da situação, ele
pode reduzir as consequências de colisões traseiras com veículos lentos,
parando ou estacionados à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas
atravessando, ou até mesmo evitá-las totalmente.
Exterior
Nova dianteira
O novo visual do Classe C combina emoção com inteligência. A aparência dos
veículos é definida especialmente por sua dianteira e o design dos faróis e
lanternas traseiras.
Com a renovação do design do modelo, os para-choques dianteiros foram recriados
para todas as linhas. O novo design torna a configuração exterior da versão
EXCLUSIVE ainda mais expressiva e para a AVANTGARDE uma personalidade ainda
mais dinâmica.
Adicionalmente, o design das luzes dianteiras e traseiras é definido por
contornos claramente marcados, com faróis Full LED.
Interior
Em todos os modelos, o interior ganhou ainda mais requinte, reforçando a
sofisticação já característica da Mercedes-Benz.
O console central é caracterizado por um elegante acabamento, na versão
Exclusive apresenta madeira marrom escura fosca com poros abertos e no C 300
Sport, madeira preta. A camada tridimensional de madeira real no console
central combina caráter artesanal com uma sensação de modernidade. Novas cores
interiores disponíveis incluem cinza escuro para as duas versões do C 180 e C
200 EQ Boost, além do marrom para o interior do C 300 Sport.
A função de partida KEYLESS-GO (sem chave) é standard para todos os modelos e a
tecla start/stop traz um novo design, lembrando o rotor de uma turbina.
Painel de instrumentos: O C 180 tem um cockpit clássico, com dois visores.
Entre eles há um display colorido de 5,5 polegadas (resolução: 383 x 600
pixels). A partir do C 200 EQ Boost, o cockpit é totalmente digital, tem 12,3
polegadas na diagonal e oferece alta resolução, com 1.920 x 720 pixels. O novo
cockpit do C 200 EQ Boost, disponibiliza três estilos diferenciados:
"Clássico", "Esportivo" e "Progressivo". Os
estilos podem ser trocados rapidamente de acordo com o gosto pessoal ou para
combinar com o interior selecionado. Juntamente com certos itens do menu, como
dados da viagem ou dados de consumo, o motorista agora também pode ver no painel
de instrumentos o display ECO. Este último, ajuda o motorista a adotar um
estilo de condução eficiente quanto ao consumo.
Display
central: Nas versões C 200 EQ Boost e superiores, o display central de alta
resolução no formato 16:9 agora conta com tela de 10,25 polegadas na diagonal e
resolução de 1.920 x 720 pixels. O modo de apresentação permite que as
informações exibidas possam ser capturadas intuitivamente, com gráficos claros
e informativos. Pela primeira vez, o Classe C ganha também controles sensíveis
ao toque no volante. Eles reagem a movimentos de arrasto como a tela de um
smartphone e permitem que o condutor controle todas as funções do painel de
instrumentos, além do sistema de informação e entretenimento, sem ter que tirar
as mãos do volante.
O sistema de interface com o usuário pode ser operado também por meio do
touchpad localizado no console central ou por comando vocal, utilizando a
tecnologia LINGUATRONIC. Outras funções do veículo, também podem ser
controladas por voz.
Multimídia
O Classe C traz de série o sistema multimídia Audio 20, com duas entradas USB,
um leitor de cartões SD, conexão Bluetooth e interface de mídia. O novo sistema
multimídia NTG 5.5 permite integração com smartphones e utilização do aplicativo
WAZE.