03/10/2018     Lançamentos     Redação    
A Volkswagen acaba de lançar no Brasil o Novo Jetta que é produzido em Puebla, no México, o Novo Jettachega ao mercado brasileiro em outubro nas versões Comfortline 250 TSI e R-Line 250 TSI. Nas duas configurações, a motorização utilizada é a 1.4 TSI Total Flex
(de até 150 cv e 250 Nm de troque), associada à transmissão automática de seis marchas.
O Novo Jetta é oferecido em seis opções de cor: três sólidas (Branco
Puro, Preto Ninja e Vermelho Tornado), duas metálicas (Prata Snow e Cinza
Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic). O modelo conta com três anos de garantia
de fábrica, sem limite de quilometragem, e tem as três primeiras revisões
gratuitas.
Exterior
O Novo Jetta é baseado na Estratégia Modular MQB, o que permitiu que
os projetistas criassem um veículo totalmente diferente em comparação à geração
anterior. Linhas dinâmicas e superfícies bem nítidas dão ao Novo Jetta uma
aparência elegante e esportiva. A queda acentuada das linhas na coluna “C”
mostra um perfil bem moderno, com ares de cupê.
Comparado com a geração anterior, o Novo Jetta cresce em todas as
direções. É mais longo, largo e alto. As proporções exteriores aumentadas
significam também mais espaço interno. O Novo Jetta mede 4.702
milímetros (mm) de comprimento – 43 mm maior do que a geração anterior. A
largura (sem os espelhos retrovisores) é de 1.799 mm (+21 mm) e a altura é de
1.474 mm (+1 mm). Mas o que mais chama a atenção é o entre-eixos: o Novo Jetta tem
2.688 mm de distância entre as rodas dianteiras e as traseiras – um ganho de 37
mm em relação do modelo anterior. Traduzindo: o NovoJetta oferece ótimo
espaço interno para cinco adultos, com mais conforto para cabeças, joelhos e
ombros.
Dianteira. Do lado de fora, o Novo Jetta traz o DNA de
Design da Volkswagen, com traços “limpos”, modernos e uma aparência geral
refinada. A combinação de uma grande grade dianteira e linhas definidas, com a
adição de cromados e iluminação LED conferem sofisticação ao sedã.
O design da dianteira tem ênfase em linhas horizontais. A grade trapezoidal é
composta por quatro barras cromadas, duas das quais fluem para as caixas dos
faróis, onde os LEDs captam as linhas e as conectam para um efeito
diferenciado. Destaque também para o capô, que traz seis linhas de caráter.
Lateral. A silhueta do carro é marcada por suas superfícies bem
definidas e amplas janelas. Sob a linha de ombro, no nível das maçanetas,
há um vinco que funciona como um rebaixo. Sua superfície afunila na parte
traseira, ligeiramente em forma de flecha. As caixas de roda também colaboram
para transmitir imponência.
Outros fatores que contribuem significativamente para a aparência esportiva são
os balanços dianteiro e traseiro do Novo Jetta. Mesmo mais comprido do que
a geração anterior, o novo sedã conta com 896 mm de balanço dianteiro
(distância em linha reta do centro das rodas dianteiras até a extremidade do
para-choque frontal), isto é, 10 mm a menos. Na parte de trás ocorreu o
inverso, o balanço traseiro do Novo Jettacresceu 16 mm, totalizando agora
1.118 mm. O porta-malas manteve os 510 litros de capacidade e é um dos maiores
do segmento.
Traseira. O estilo da seção traseira é definido pelos traços que
vão da tampa do porta-malas e se estendem até a linha de ombro, formando uma
terminação aerodinâmica da tampa do porta-malas. O defletor (spoiler), que é
integrado ao design da tampa do porta-malas, conecta-se com as linhas das
extremidades das laterais, enfatizando a largura do sedã. Essa largura também é
evidenciada pelas linhas das lanternas traseiras de LED, que conferem ao
Novo Jetta uma identidade visual noturna única. Com foco na sofisticação,
a parte inferior do para-choque conta com detalhes cromados.
Outro benefício da Estratégia Modular MQB é a possibilidade de se obter
excelente eficiência aerodinâmica. O Novo Jetta apresenta um
coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,29. Esse número só é possível graças a
uma série de recursos, como o para-choque dianteiro com tomadas de ar nas
próximas aos faróis de neblina e ao assoalho com revestimento, o que melhora o
escoamento do ar.
Interior mais amplo e sofisticado
O interior é todo novo, proporcionando maior conforto e, ao mesmo tempo,
aparência mais sofisticada. O Novo Jetta tem mais espaço para a
cabeça e ombro do que a geração anterior. O cockpit é um ambiente focado no
motorista. Os instrumentos e o sistema de infotainment são orientados de forma
horizontal e proporcionam fácil leitura.
O Novo Jetta traz novas cores de tecido e acabamentos de porta. Por
falar nisso, o acabamento do painel soft touch traz materiais de alta
qualidade. Há esmero em cada detalhe. Na parte de trás, o capricho no
acabamento segue o padrão dos modelos importados da marca, com destaque para a
altura mais elevada das janelas, o que privilegia a privacidade no interior e,
ao mesmo tempo, dá maior sensação de conforto aos ocupantes do veículo.
Falando em bem-estar a bordo, o Novo Jetta oferece uma das maiores
áreas para as pernas dos passageiros traseiros em sua categoria.
Conjunto mecânico: desempenho, conforto e economia
O Novo Jetta chega ao mercado brasileiro oferecido exclusivamente com
o motor 1.4 TSI Total Flex e transmissão automática de seis marchas (com
conversor de torque) com função Tiptronic.
O motor 1.4 TSI é produzido pela Volkswagen na Fábrica de São Carlos (SP) e
desenvolve potência máxima de 150 cv (etanol ou gasolina) a 5.000 rpm. Seu
torque máximo, de 250 Nm (25,5 kgfm), surge a apenas 1.400 rpm e se mantém
plano até 3.500 rpm, com gasolina ou etanol.
A manutenção do alto torque em baixas rotações significa maior sensação de
performance para o motorista, respostas rápidas aos comandos do acelerador e
segurança em retomadas de velocidade e ultrapassagens. Resumindo: mais prazer
ao dirigir.
Com esse conjunto mecânico, o Novo Jetta alia desempenho, conforto e
economia de combustível. O sedã Volkswagen acelera de 0 a 100 km/h em 8,9
segundos e tem velocidade máxima de 210 km/h, independentemente do combustível.
Vale ressaltar o sistema Start/Stop de série em todas as versões do modelo.
Essa tecnologia desliga o motor durante a marcha lenta quando o pedal do freio
é pressionado (por exemplo, quando se espera no sinal vermelho). Quando o pedal
do freio é liberado, o motor reinicia sem problemas. Isso se traduz em maior
economia de combustível, especialmente no trânsito urbanoGaleria de Fotos
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