A Honda apresenta no
mercado brasileiro o novo CR-V. Completamente renovado em sua quinta geração
global, o utilitário esportivo mais vendido nos Estados Unidos nos últimos 20
anos apresenta um novo estilo, mais ousado e sofisticado, interior mais espaçoso,
versátil e com qualidade premium, além do primeiro motor turbo na história do
veículo. Juntam-se às novidades um conjunto de itens inéditos e tecnologias
para melhor conectividade, conforto e conveniência.
O modelo, que chega
ao mercado no início de abril, importado dos Estados Unidos, será
disponibilizado em versão única Touring, que agrega o máximo de sofisticação e
traz equipamentos inéditos ao SUV.
Desenvolvido na mesma
plataforma de Accord e Civic Geração 10, mas com arquitetura inédita, o novo CR-V
traz como alvo oferecer os mais altos níveis de qualidade e refinamento de
rodagem em sua categoria, incluindo a maior precisão de direção, conforto e
silêncio a bordo.
Utilizando-se da estrutura de
carroceria Advanced Compatibility Engineering (ACE) de próxima
geração, o novo CR-V alcançou, nos Estados Unidos, as mais altas classificações
quanto à segurança em colisões.
Reformulação completa
O design inédito do
Honda CR-V mostra um novo caminho com atitude agressiva, graças a elementos
mais salientes e afilados, faróis estilizados agressivamente cercados por um
conjunto de luzes de rodagem diurna em LED em forma de asa em todos os modelos
e para-lamas largos e musculosos. O longo capô, maior distância entre eixos,
curto balanço traseiro e as novas saídas duplas do escapamento dão ao novo CR-V
uma aparência ainda mais sofisticada e atlética.
A dianteira com
design como se fosse moldado pelo vento inclui exclusivos faróis full LED, bem
como as luzes de neblina também em LED, o sistema inaugurado pela Honda Active
Shutter Grille(fechamento ativo da grade) que reduz o arrasto aerodinâmico,
rodas de alumínio de 18 polegadas, colunas A mais estreitas para melhor
visibilidade e escapamento duplo esportivo.
Para maior
praticidade, há ainda a disponibilidade, pela primeira vez na Honda, do
sistema Hands Free Access Power Tailgate (porta traseira
acessível sem uso das mãos), que permite abrir e fechar o porta-malas com um
simples movimento do pé para ativar um sensor sob a traseira do veículo.
O design exterior
inédito é complementado pela eficiência espacial da plataforma do novo CR-V, a
melhor da categoria. Sua largura e distância entre eixos maiores favorecem
significativamente o espaço interior - o volume total aumentou até 51 litros, o
espaço para pernas no banco traseiro aumentou 5,3 centímetros e o comprimento
total do compartimento de carga com os bancos traseiros abaixados é 24,8
centímetros maior que no modelo anterior.
Interior mais premium
e tecnológico
O novo CR-V eleva os
padrões da categoria em refinamento do interior, praticidade e itens premium. A
cabine mais espaçosa apresenta materiais de alta qualidade, incluindo um novo
painel de instrumentos de toque macio e bancos com costuras mais intrincadas.
Uma nova tela centralizada de interface TFT colorida para o motorista contribui
para a elegante construção do novo design.
O painel de
instrumentos digital do CR-V disponibiliza importantes informações sobre o
veículo através da Driver Information Interface (DII)
posicionada no centro do painel. Controles posicionados do lado esquerdo do
volante permitem ao motorista percorrer o mostrador DII através de múltiplas
telas de informação. O sistema Maintenance Minder (alerta de
manutenção) avisa o motorista sobre necessidades de manutenção através do DII
e, caso ocorra um problema no veículo, mostra informações específicas. O
display mostra quando trocar o óleo, filtro de ar, fluído da transmissão, velas
ou líquido de arrefecimento, assim como quando fazer o rodízio dos pneus.
Informações
fundamentais de condução, como velocidade, rotação e marcha adotada, bem como
alertas, podem ser visualizados no inédito Head Up Display, que
projeta informações coloridas em um elegante visor transparente que se eleva no
momento da partida, ajustável de acordo com a altura do condutor, evitando
distrações na condução.
O CR-V também
disponibiliza o que há de mais recente em conectividade veicular e desempenho
acústico, com uma nova geração de avançadas tecnologias. O sistema Display
Audio do CR-V é compatível com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto,
proporcionando aos clientes integração contínua dos principais itens e funções
dos telefones, incluindo a navegação por GPS através dos smartphones e
capacidade de consultas através da voz. O sistema conta ainda com GPS nativo,
com busca de pontos de interesse e fácil operação.
Com uma tela
multitouchscreen de alta resolução é possível acessar as funções do sistema de
áudio, bem como ajustes do veículo e do sistema de climatização. A qualidade de
áudio é assegurada pela adoção de oito alto falantes distribuídos pelo interior
do SUV.
Alguns dos itens mais
importantes de conforto e praticidade disponíveis no novo Honda CR-V incluem a
partida elétrica remota do motor, ar-condicionado digital com duas zonas, com
saídas de ar traseiras, freio de estacionamento elétrico (Electric Parking
Brake - EPB), com sistema Brake Hold, tomadas USB para
recarga na traseira, banco do passageiro com regulagem elétrica de 4 funções e
banco do motorista com 8 ajustes elétricos e memória, além do teto solar
elétrico.
O sistema Walk
Away Auto Lock se tranca automaticamente quando o motorista deixa o
veículo, quando a distância do chaveiro até o veículo for maior que 2 metros
por 2 segundos e quando nenhuma outra chave for detectada no interior do
veículo. Para confirmar que o carro está trancado, é emitido um sinal sonoro e
as luzes de emergência piscam.
Já a Partida Remota
do Motor permite que o motorista ligue o CR-V à distância através do controle
da chave, acionando assim o sistema de climatização para uma temperatura
desejada de 22º C. O sistema irá acionar automaticamente o aquecedor, os
desembaçadores dianteiro e traseiro, o aquecimento dos espelhos laterais e o
ar-condicionado, conforme necessário.
Para dar a partida no
motor remotamente, o proprietário pressiona o botão LOCK e, em seguida, aperta
o botão ENGINE por um segundo. Para indicar que o sinal foi recebido, as luzes
de emergência irão piscar. Quando o motor é ligado remotamente, os limpadores
de para-brisa, luzes e sistema de áudio permanecem desligados, enquanto o
sistema de segurança continua acionado. O motor funciona por até 10 minutos
após o acionamento remoto. O período poderá ser estendido por mais 10 minutos
usando o mesmo procedimento inicial.
Versatilidade elevada
O CR-V 2018 oferece
um espaço para bagagens largo e profundo. Com a segunda fileira de assentos
dobrada, a área de carga é também 24,9 cm mais longa. Além disso, o rebatimento
dos bancos traseiros é feito de forma fácil, com um único movimento.
Quatro anéis de amarração estão instalados nos cantos da área de carga. Uma
cobertura retrátil permite ocultar os itens transportados. O assoalho é
carpetado para ajudar a proteger a carga durante o transporte e também para
reduzir o ruído exterior que entra na cabine. Um painel removível no assoalho
oculta o estepe temporário, macaco e chave de roda e duas lâmpadas iluminam a
área de carga quando a tampa estiver aberta.
A praticidade de uso
da área de carga também melhorou. Com os bancos traseiros dobrados, o CR-V
oferece assoalho de carga totalmente plano desde a entrada até os bancos
dianteiros. Isso facilita carregar e prender grandes objetos ou, num
acampamento, cria uma área para dormir completamente plana.
A porta traseira
automática pode ser operada através do controle remoto da chave, por um botão
na porta do motorista, um botão acima da placa traseira (para abrir) ou um
botão localizado dentro do porta-malas (para fechar).
O sistema de acesso
sem uso das mãos é novo na Honda e exclusivo do CR-V Touring. Prático e
versátil, esse recurso facilita operar a abertura do porta-malas. Basta simular
um chute sob um dos dois sensores de movimento no centro da traseira do veículo
(um na borda inferior do para-choque e outro sob o painel traseiro), para que a
tampa do porta-malas abra automaticamente.
Isso permite que
pessoas carregando objetos possam carregar ou retirar itens do porta-malas,
mesmo se suas duas mãos estiverem ocupadas e incapazes de operar o controle
remoto. Além disso, mantém as mãos do usuário limpas, caso a maçaneta e a tampa
estiverem sujas. O acesso independente das mãos funciona desde que o usuário
esteja levando consigo o controle remoto da chave do CR-V.
Para garantir a
segurança da operação, o sistema conta com dois dispositivos: sensores de
pressão nas laterais da tampa, que detectam caso alguém deixe a mão na área de
fechamento, com sensibilidade alta para frear a porta e evitar ferimentos e o
sensor de resistência, que detecta caso uma pessoa ou objeto esteja obstruindo
o fechamento automático da tampa.
Performance e
eficiência
O novo CR-V será
oferecido no Brasil com o primeiro motor turbo na história do modelo: o 1,5
litro DOHC com injeção direta e quatro cilindros em linha com duplo controle de
tempo de abertura das válvulas (Valve Timing Control - VTC), que
proporciona um refinado e ágil desempenho ao longo de toda a sua faixa de
operação.
Trata-se da
motorização mais potente já oferecido num CR-V. Ele traz potência máxima de 190
cv e 5.600 rpm. O torque máximo é de 24,7 kgf.m, entre 2.000 e 5.000 rpm.
Combinado com a
carroceria mais aerodinâmica do CR-V, o novo motor turbo alimentado é conjugado
a uma suave e esportiva transmissão continuamente variável (CVT) com lógica de
controle Honda G-Shift, oferecendo baixo consumo de combustível e performance
superior.
Uma tecnologia
inédita que estreia no novo CR-V é o sistema Active Shutter
Grille. Ele reduz o arrasto aerodinâmico em velocidade de cruzeiro,
ajudando diretamente a melhorar a eficiência no consumo de combustível na
estrada. O sistema utiliza um motor de passo controlado por um processador que
acompanha os parâmetros de temperatura mais importantes, como a do fluído de
arrefecimento, temperatura do óleo e as exigências do ar-condicionado.
O sistema abre ou
fecha as persianas superiores e inferiores simultaneamente para controlar o
volume de ar que flui através do radiador do motor e do condensador do
ar-condicionado, além do intercooler. As persianas inferiores deixam uma
pequena área sempre aberta para otimizar o fluxo de ar, mesmo quando fechadas.
O sistema é projetado para manter as persianas fechadas sempre que for
possível, mesmo no trânsito urbano, para melhor desempenho aerodinâmico e
eficiência de consumo.
Tração eficiente em qualquer cenário
O sistema de tração
nas quatro rodas Real Time AWD foi aperfeiçoado. Melhorias na
programação e no sistema resultaram num aumento do torque do motor (de até 40%)
que pode ser direcionado às rodas traseiras, com base nas condições de rodagem.
O resultado é melhor desempenho em condições de baixa aderência, quando a
tração integral entra em ação.
O sistema oferece um
equilíbrio otimizado entre capacidade, utilização amigável e conjunto leve e
eficiente em consumo. O motorista pode simplesmente pisar no acelerador e
deixar que a tração maximize o uso da aderência e capacidade de subida
disponíveis. A operação é completamente automática.
Acionando as rodas
dianteiras quando necessário, o sistema Real Time AWD passa
força instantaneamente para as rodas traseiras nas arrancadas, mesmo em piso
seco, trabalhando em cooperação com os sistemas Vehicle Stability
Assist (VSA - sistema de estabilidade do veículo) e Motion-Adaptive
Electric Power Steering (EPS - direção elétrica adaptada ao
movimento). Quando a transferência de torque para as rodas traseiras não
é necessária, como em velocidade constante, o eixo traseiro é desacoplado para
reduzir o arrasto.
O sistema também pode
detectar quando o CR-V está numa subida, enviando então uma maior dose de força
para as rodas traseiras, em colaboração com o sistema Brake Hold.
O Brake Hold mantém a pressão do freio depois que o pedal é
liberado, dando tempo ao motorista para acelerar e retomar o movimento com
suavidade.
O Sistema de Controle
Inteligente verifica o ângulo de inclinação da via instantaneamente utilizando
um sensor e o nível de aderência detectado pelo VSA, permitindo um maior
direcionamento do torque para as rodas traseiras, para arrancadas mais suaves.
O CR-V Touring estará
disponível em todas as concessionárias Honda. O modelo possui garantia de três
anos, sem limite de quilometragem.