A Fiat apresentou à imprensa especializada no Rio de Janeiro o seu novo sedan o Cronos
que chega com a missão de esquentar o segmento dos sedans médios. Seu design de
linhas dinâmicas que percorrem e unificam todos elementos da carroceria. A dianteira se
destaca por traços fortes, com aspecto musculoso, e capô alongado, estilo
típico de modelos esportivos. Essa característica é reforçada pelos faróis, que
invadem as laterais com uma assinatura em LED, e é complementada pela grade com
elemento central cromado, que também demonstra o refinamento do sedã.
As laterais revelam uma superfície vigorosa que
se conecta harmonicamente à traseira alta e ampla, com lanternas em LED com
desenho angulado e sedutor. A tampa abriga um dos maiores porta-malas da
categoria, com impressionantes 525 litros de capacidade.
O design do Fiat Cronos é envolvente,
estimulante, moderno e cheio de personalidade. O Cronos traduz realmente um
novo tempo para o desenho dos sedãs no mercado brasileiro. O estilo arrojado
aliado à sofisticação se reflete no interior, com muito espaço e modernidade. O
olhar é atraído para o sistema multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas, em
estilo flutuante como um tablet e compatível com Apple CarPlay e Android Auto,
de série em quatro das cinco versões, permitindo acessar Waze e WhatsApp, entre
outros aplicativos. O equipamento pode ser controlado a partir do volante multifuncional.
Este, porém, é apenas o abre-alas de todo o
pacote tecnológico que abraça o novo Fiat Cronos. A lista é imensa, mas pode-se
destacar o iTPMS - sensor de pressão dos pneus – outro item de série em todas
as versões –, o quadro de instrumentos
com display digital de 7 polegadas em alta definição, o
sistema Start&Stop para economia de combustível, partida por botão sem
chave, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, tilt down e
puddle lamps (luzes de cortesia que iluminam o piso à frente das portas),
sensores de chuva, crepuscular e ofuscamento, ar-condicionado automático
digital, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, direção
elétrica e o sistema de partida a frio sem tanquinho.
Esta sofisticação tecnológica se repete em todo
o conjunto mecânico, ancorado na nova geração de motores da FCA. São duas
opções de motorização flex (1.3 Firefly e 1.8 E.torQ EVO), e três de
transmissão (manual, GSR Comfort automatizada e automática de 6 marchas).
No quesito segurança o Fiat Cronos traz um novo
tempo para o segmento. O moderno sedã da Fiat oferece air bags laterais, ESC
(controle eletrônico de estabilidade), TC (controle de tração), HH (Hill
Holder) e sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis.
GAMA PARA TODAS AS NECESSIDADES
Com cinco versões, duas possibilidades de
motores e três opções de transmissão, o Fiat Cronos oferece uma ampla oferta
para os mais variados subsegmentos do setor de sedãs. E essa grande variedade
de versões possibilita atender uma ampla faixa de preço e necessidades. Conheça
todas elas:
Cronos 1.3
Opção de entrada, é impulsionada pelo motor
Firefly quatro cilindros 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (ambos
com 100% etanol). O câmbio é manual de cinco marchas. Como itens de série há
ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava
elétrica, chave com telecomando, rádio com conexões Bluetooth e USB, computador
de bordo, volante com comandos de rádio e telefone, display TFT de 3,5
polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, pontos ISOFIX, sistema
iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do
motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de
segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça
central traseiro, volante regulável em altura e outros.
Ainda, existe uma ampla gama de acessórios da
Mopar para equipar também esta versão.
Cronos DRIVE 1.3
Em relação à versão anterior, o Fiat Cronos
Drive 1.3 acrescenta o sistema multimídia Uconnect Touch 7 polegadas e a
segunda porta USB – voltada para os passageiros traseiros.
Como opcionais estão disponíveis faróis de
neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré com linhas
dinâmicas, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com tilt down
(ajuste automático do espelho do lado do passageiro para uma posição mais baixa
nas manobras de ré) e repetidores de seta integrados, vidros elétricos
traseiros e alarme.
Cronos DRIVE 1.3 GSR
Esta versão é equipada com o motor Firefly 1.3 e
câmbio automatizado GSR (Gear Smart Ride) Comfort de cinco marchas com controle
por botões no console central, de acionamento simples e intuitivo. O GSR
Comfort inclui importantes funções como a Sport, que aciona um modo de condução
mais esportivo, e Auto Upshift Abort, que proporciona retomadas mais fortes. A
versão traz ainda paddle shifters atrás do volante, pelos quais o motorista
pode trocar as marchas manualmente. Nesta configuração o Fiat Cronos tem os
melhores números de consumo de combustível da gama, seja com etanol ou gasolina
no tanque.
Também são de série nessa versão, além dos itens
do Drive 1.3, o Start&Stop, Ambient Lights, que conferem ao interior do
Cronos ainda mais refinamento e sofisticação, controle de velocidade de
cruzeiro, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros,
retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados e ainda
os seguintes itens de segurança:
ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) – Garante
a máxima dirigibilidade do carro em situações de perda de aderência dos eixos
dianteiro ou traseiro, atuando por meio de sensores. As rodas são freadas de
forma seletiva automaticamente enquanto a potência do motor pode ser
momentaneamente diminuída, permitindo que o veículo tome a direção correta
apontada pelo volante.
TC (Controle de Tração) – Atua
diretamente nas condições de rampas íngremes e escorregadias, como por exemplo
uma subida com piso molhado. Nessa situação a baixa aderência faria com que as
rodas patinassem e o veículo tivesse a dirigibilidade comprometida, mas o
sistema diminui eletronicamente o torque nas rodas dianteiras para aumentar a
aderência ao piso e garantir uma sequência de movimento segura.
HH (Hill Holder) – É
um assistente para partida em rampas que impede que o carro se desloque para
trás nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões. O HH ainda atua nas
manobras de estacionamento, tanto em subidas quanto em descidas.
O Fiat Cronos Drive 1.3 GSR ainda pode ser
equipado opcionalmente com faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas
de liga leve, câmera de ré com sensor de estacionamento e alarme.
Cronos PRECISION 1.8
Com câmbio é manual de cinco marchas, a versão é
equipada com motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de
torque (ambos com 100% de etanol). Esse propulsor tem o sistema de coletor de
admissão variável - VIS (Variable Intake System), que garante mais força em
baixas rotações. Com até 4.000 rpm o ar que vai para os cilindros passa por um
caminho mais longo, favorecendo o torque. A partir daí, uma aleta é acionada
fazendo com que o ar percorra trajeto mais curto, incrementando a potência.
São equipamentos de série dessa versão, além
daqueles da Drive 1.3, faróis com luz de posição em LED, rodas de liga leve de
16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt down e
repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro
bipartido, sensor de estacionamento traseiro e alarme.
Opcionalmente, o Fiat Cronos Precision 1.8 pode
receber ainda air bags laterais dianteiros, câmera de ré com linhas dinâmicas,
display TFT de 7 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos,
ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de
ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle
lamps, Keyless Entry’N’ Go, sensor de chuva, sensor de luminosidade, bancos em
couro, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17
polegadas.
Cronos PRECISION 1.8 AT6
Nessa configuração, o Cronos possui câmbio
automático de seis velocidades, o mesmo utilizado na picape Fiat Toro e no Fiat
Argo. Além de seu funcionamento suave e em perfeita harmonia com o motor 1.8
E.torQ Evo VIS, conta com o recurso Neutral Function, que auxilia na economia
de combustível ao desacoplar o motor da transmissão em paradas rápidas de
trânsito – o que também evita a incômoda sensação de que o sistema está
forçando os freios.
Além dos itens da versão Precision 1.8, a versão
automática traz como equipamentos de série paddle shifters atrás do volante
para troca manual das marchas, controle de velocidade de cruzeiro, Ambient
Lights, apoio de braço para o motorista, volante revestido de couro e maçanetas
e frisos das portas cromados. Os itens opcionais disponíveis para esta versão
são os mesmos da Precision 1.8, com exceção das maçanetas e frisos cromados (de
série aqui).
O novo Fiat Cronos chega ao mercado em oito
cores. Três são sólidas (Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine), três
metálicas (Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Vesúvio) e duas perolizadas (Branco
Alaska e Vermelho Marsala).