A Volkswagen fez o seu lançamento mais importante em muitos anos, a nova geração do Polo, que chega quase simultaneamente no Brasil e na Europa, com preços entre R$ 49.990 e R$ 69.190, quatro versões, três opções de motorização e começa a ser distribuído em novembro.
Montado sobre a plataforma MQB, a mesma utilizada pelo Golf
e que, em breve, estará no sedã Virtus e em um utilitário-esportivo compacto, o
novo compacto premium da VW tem 4,06 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos,
proporcionando um bom aproveitamento do espaço interno. A moderna construção,
com uso de aços de alta resistência e soldas a laser, garantiram notas máximas
em proteção para adultos e crianças em teste de colisão da Latin NCAP.
Se tecnicamente, a carroceria segue o mesmo padrão do modelo
vendido no Velho Continente, visualmente, o Polo nacional recebeu pequenas
modificações no desenho dianteiro: o contorno da grade inferior do para-choque
é maior.
Por dentro, o hatch aposta em um desenho no qual as linhas
horizontais predominam, o que deve ser um novo paradigma para os futuros
lançamentos da VW. Há outros detalhes, como o sistema multimídia, com tela
sensível ao toque de oito polegadas, posicionado na porção mais alta do painel,
na altura dos olhos do condutor. A versão top de linha pode ser equipada
opcionalmente com um painel de instrumentos totalmente digital.
Motorização
O novo Polo será oferecido com três opções de motores. A de
entrada é a 1.0, com cabeçote de 12 válvulas e comando de admissão variável. A
potência máxima é de 84 cv com etanol a 6.350 rpm e de 75 cv a 6.250 rpm com gasolina. O torque máximo é de
10,4 kgfm com etanol e 9,7 kgfm com gasolina, ambos a 3.000 rpm.
A opção intermediária é a 1.6 16V que rende 117 cv com etanol e 110 cv com gasolina a 5.750 rpm,
com torque máximo de 16,5 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a
4.000 rpm. Com esse propulsor, o Polo já pode ser equipado com câmbio
automático de seis marchas.
Por fim, o motor top de linha é o 1.0 12V TSI.
Sobrealimentado com turbo, ele
entrega 128 cv com etanol e 115 cv com gasolina a 5.500 rpm, com torque máximo
de 20,4 kgfm, com gasolina ou etanol, de 2.000 a 3.500 rpm. Neste caso, a
transmissão é sempre automática.
Versões
Desde as configurações de entrada, o novo Volkswagen Polo é
equipado com direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros
elétricos nas quatro portas (os dianteiros possuem função um-toque para
fechamento e abertura), travas elétricas, faróis de dupla parábola e chave tipo
canivet” com controle remoto. Com motor 1.0, ela custa R$ 49.990 e com 1.6 16V,
R$ 54.990
A intermediária Comfortline (R$ 65.190) agrega banco
traseiro bipartido, coluna de direção ajustável em altura e distância, Controle
Eletrônico de Estabilidade (ESC), faróis de neblina com “cornering light”,
sistema de infotainment Composition Touch com tela de 6,5” sensível ao toque,
rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 185/65 R15, sensores de
estacionamento traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores externos, descanso
de braço dianteiro com porta-objetos, lanternas traseiras escurecidas e volante
multifuncional, entre outros recursos.
A top de linha Highline (R$ 69.190) tem todos os itens da
anterior e acrescenta os equipamentos: sistema “Kessy” de abertura das portas
sem uso da chave e partida do motor por botão no console central, controlador
automático de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado “Climatronic”, banco do
passageiro dianteiro rebatível, descanso de braço dianteiro com porta-objetos e
2 portas USB para carregamento, porta-luvas refrigerado, faróis de neblina com
função “cornering light” (luz de conversão estática), luz de condução diurna
(DRL) em LED ao lado dos faróis de neblina, rodas de liga leve de 16” com pneus
195/55 R16, sobretapetes e volante multifuncional revestido de couro com “shift
paddles” e detalhes em preto brilhante na cabine.
Tanto o Polo Comfortline quanto o Highline são equipados
exclusivamente com o conjunto 1.0 TSI e transmissão automática de seis
velocidades.