A Honda fez a apresentação do Novo Fit 2018 via
internet ao vivo de forma bem digital, aliás estamos totalmente inserido
neste contexto, pela primeira vez pude acompanhar um lançamento de um carro de dentro da minha empresa com direito a
desembolar outras coisas durante a apresentação do novo carro. Parabéns pela
iniciativa os jornalistas empreendedores agradecem. O Honda Fit, chega ao
mercado em sua versão 2018. O modelo da Honda recebeu importantes e marcantes
aprimoramentos no design, segurança e conforto, tornando-o ainda mais
completo e atraente para o consumidor.
O Fit 2018 traz novo design frontal e
traseiro, bem como tecnologias modernas de iluminação, como luzes diurnas de
rodagem e lanternas em LED, além de faróis em LED na versão
EXL. Na segurança, destaque para a inclusão, em todas as versões, do sistema
VSA (Vehicle Stability Assist) com controle de tração e estabilidade,
e do sistema HSA (Hill Start Assist) de assistência de partidas em
rampas, que evita que o carro desça por alguns instantes ao se tirar o pé do
freio em subidas, entre outras tecnologias.
Em suas versões superiores, o modelo
traz ar-condicionado digital e conectividade com os sistemas Apple CarPlay e
Android Auto.
Renovação visual
O conceito Crossfade
Monoform, que marca a terceira geração do Honda Fit, recebeu
importantes aprimoramentos para o modelo 2018. O modelo traz novos
para-choques de desenho mais encorpado, grade frontal redesenhada, bem como
novos faróis e lanternas.
O Fit passa a trazer luzes de rodagem
diurnas em LED, que mudam de posição de acordo com sua versão: nos modelos
DX, LX e EX, são localizadas na parte inferior do para-choque ? de série no
EX e disponível como acessório para as versões DX e LX -, enquanto a EXL traz
o sistema de iluminação integrado aos faróis Full LED, exclusivos da versão,
que permitem uma visibilidade superior à noite e mais requinte ao modelo.
As inéditas lanternas com iluminação
em LED também acendem na região das colunas traseiras, aumentando ainda mais
a visibilidade e a segurança e são item de série em todas as versões. Essas
novas lanternas oferecem o sistema de sinalização em frenagens de emergência
ESS (Emergency Stop Signal) que, em frenagens bruscas, piscam
automaticamente e de forma rápida e intermitente para alertar o condutor que
vem atrás, minimizando o risco de colisões traseiras.
As versões DX e LX adotam rodas de
liga leve de 15 polegadas, com desenhos diferenciados, enquanto as versões EX
e EXL recebem rodas de 16 polegadas com novo acabamento escurecido. Palhetas
de limpadores do para-brisa do tipo flat blade são de série
em todas as versões, mais aerodinâmicas, de design mais limpo e de maior
funcionalidade.
Mais seguro e dinâmico
A reconhecida segurança do Fit foi
aprimorada no modelo 2018 com a adoção, em toda a linha, do sistema VSA
(Vehicle Stability Assist), que agrega controle de tração e estabilidade,
freios ABS com EBD (Electronic Brake Distribuition) e BA (Brake Assist) e
MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que auxilia no controle da
direção em situações de baixa aderência ou em curvas, atuando de maneira
ativa no controle do veículo.
Além disso, o Fit passa a trazer o
sistema HSA (Hill Start Assist) de auxílio de saída em ladeiras e o ESS, de
alerta de frenagem de emergência. São equipamentos de segurança de
série, disponíveis em todas as versões do Fit, que permitem uma condução
ainda mais segura protegendo os ocupantes.
A versão EX, além dos dois airbags
frontais ? de série em todas as versões ? adotará airbags do tipo laterais. A
EXL, por sua vez, traz também as bolsas infláveis laterais do tipo cortina,
totalizando seis airbags. Todas as versões do Honda Fit trazem, de série,
freios ABS com EBD, cintos de segurança de três pontos para todos os
ocupantes e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil.
A dinâmica também foi aprimorada, com
a adoção de uma nova caixa de direção elétrica, com motor sem escova, que
melhora a resposta e a sensibilidade de condução.
O Fit, nas versões EX e EXL, adotará
simulação de trocas de marchas (7), por meio de borboletas atrás do volante,
trazendo mais controle para o condutor em uma condução mais esportiva, nas
versões com transmissão CVT (Continuously Variable Transmission ?Transmissão
Continuamente Variável).
As versões LX, EX e
EXL trazem a transmissão CVT com conversor de torque e uma grande abrangência
de relações, o que melhora a força de tração em baixas velocidades,
proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de
combustível. A versão DX possui transmissão manual de cinco velocidades, com
engates curtos e precisos, uma característica comum das transmissões Honda.
Toda a linha Fit é
equipada com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de
sincronização e abertura de válvulas. Criada pela Honda, a tecnologia i-VTEC
varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a máxima
eficiência em diferentes regimes de rotação. Assim, oferece excelente
desempenho e economia de combustível segundo o Conpet, recebendo nota A na
categoria e, quando combinado com a transmissão CVT, A na classificação
geral. Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e
15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm ? quando abastecido com gasolina, são 115 cv
a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm.
Ainda mais completo
Completo desde as versões iniciais, o
Honda Fit 2018 oferece de série ar-condicionado, direção elétrica, vidros
elétricos em todas as portas, regulagens de altura e profundidade da coluna
de direção, além de variados porta-objetos espalhados pelo interior, dentre
outros equipamentos.
Comercialização
O Honda Fit 2018 chega ao mercado em
cinco versões ? DX, LX, EX e EXL, além da nova versão Personal. São
oferecidas transmissões manual na versão DX e CVT nas demais - com simulação
de sete marchas nas versões EX e EXL.
Preços*:
DX - MT: R$ 58.700,00
Personal - CVT: R$ 68.700,00
LX - CVT: R$ 70.100,00
EX - CVT: R$ 75.600,00
EXL - CVT: R$ 80.900,00
*valores adicionais para pintura
metálica (R$ 990) e especial (R$ 1.290)
|