Um misto de hatch e utilitário-esportivo (SUV): assim é o
lançamento da JAC, o T40. Desenhando na Itália, o modelo chega para encarar
concorrentes como Hyundai HB20X, Honda WR-V, Sandero Stepway e Citroën
Aircross. Há previsão de que ele comece a ser fabricado no Brasil em 2019.
No desenho,destaque para os diversos apliques cromados, a
grade frontal (traz a nova logotipia da JAC), a moldura lateral na base da área
envidraçada e os filetes no para-choque traseiro.
Com 4,13 m de comprimento e 1,75 m de largura, chama a
atenção a distância entre-eixos do T40, 2,90 m. O porta-malas também é generoso
para o porte do modelo e comporta 450 litros. A altura do solo é de um carro de
passeio, 18 centímetros.
O motor é o 1.5 VVT 16V JetFlex, que desenvolve a potência
de 125 cv (gasolina) e 127 cv (etanol), com torque máximo de 15,5 kgfm e 15,7
kgfm, respectivamente. O câmbio é manual de cinco marchas, mas a opção do
automático do tipo continuamente variável (CVT) chegará ao mercado em fevereiro
de 2018. A suspensão é o “básico”, McPherson na dianteira e barra de torção na
traseira.
A JAC aposta em um pacote de equipamentos. A versão de
entrada, a Pack 2, tem preço de R$ 56.990 e tem itens como travamento
automático das portas, controle de tração, assistente de partidas em rampa,
sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento
traseiro, luzes diurnas de LED, faróis que seguem o movimento de esterçamento
do volante em baixas velocidades para auxiliar nas manobras, retrovisor interno
antiofuscante, controlador de velocidade e isofix, entre outros.
A configuração Pack 3, por R$ 58.990, inclui câmera de ré,
kit multimídia com tela de oito polegadas e o Connect Front Camera. Este último
item, em conjunto com o aplicativo JAC View, é capaz de registrar filmes (com
áudio) de todos os percursos percorridos pelo T40, o que, além do atrativo
tradicional em si, pelas possibilidades que cria de gravação de passeios, visa
a redução dos preços do seguro.