Segundo modelo mais vendido da
Mercedes-Benz no Brasil, o utilitário esportivo, lançado no País em 2014,
conquistou uma extensa gama de clientes, em que se destacam consumidores jovens
e com estilo de vida dinâmico.
O novo GLA ganhou um reforço nos elementos de design interior e
exterior, além de passar por uma atualização em sua configuração. A evolução
visual do SUV levou a um considerável ganho em termos de presença,
impressionando por uma linguagem mais agressiva. A família é oferecida no
Brasil em cinco versões: GLA 200 ff Style, GLA 200 ff Advance, GLA 200 ff
Enduro, GLA 250 Sport e Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC. Todos os modelos 200
possuem motor 1,6 litro de 156 cv; a versão 250 é equipada com motor 2,0 litros
de 211 cv. Todas elas contam com câmbio de dupla embreagem com sete marchas, um
dos pontos fortes do modelo. A versão de alta performance, Mercedes-AMG GLA 45
4MATIC, possui o motor 4 cilindros mais potente do mundo, que oferece nada
menos que 381 cv, e câmbio AMG Speedshift DCT de 7 velocidades.
Desde
sua chegada ao mercado, o Mercedes-Benz GLA tornou-se um modelo de sucesso em
um segmento que ajudou a criar e redefinir. O utilitário com design esportivo,
ágil dirigibilidade e muita versatilidade para o uso cotidiano trouxe novos
ares ao seu segmento de mercado e nele se estabeleceu como um dos maiores
destaques em todo o mundo. Além do Brasil, o GLA tem tido sucesso especial nos
mercados da China, EUA, Alemanha e Grã-Bretanha.
Design
O design expressivo e uma personalidade de SUV continua a ser a razão de compra
mais importante para a maioria dos clientes, alinhando-se com o desempenho
característico da Mercedes-Benz. O novo GLA teve essas características
reforçadas pela nova grade do radiador, onde se destacam as aberturas
retangulares ao longo das duas barras horizontais – elementos trazidos do GLS,
maior SUV do portfólio da marca, que criam um visual mais agressivo ao conjunto
dianteiro. A grande estrela ao centro, uma nota de estilo característica dos
veículos mais esportivos da Mercedes-Benz, confere o toque de classe e
distinção associados à marca.
O
caráter SUV da nova série de modelos é acentuado também pelo novo para-choque
dianteiro, com suas largas aberturas de ventilação e um aplique central na
parte inferior – característica de SUVs de grande porte – para proteção do
veículo. Com a nova suspensão off-road, que já equipava os modelos com
motorização 200, a carroceria do GLA 250 Sport está 30 mm mais alta, fator que
também contribui para um visual off-road mais marcante, além de aumentar a
capacidade de circulação em terrenos irregulares, elevar o posicionamento dos
assentos e a visibilidade para o condutor.
Novas rodas de liga
leve nas versões Advance e Enduro reforçam os genes do SUV de uma forma ainda
mais ampla do que antes. Os anteriores faróis bi-xenônio deram lugar a faróis
de LED redesenhados a partir da versão Advance, caracterizados por uma
temperatura de cor similar à da luz do dia, que reduz a fadiga visual e pela
melhor iluminação que proporcionam.
Da
mesma forma que na frente, a personalidade SUV do novo GLA foi reforçada na
traseira, onde o para-choque conta com vincos mais fundos e é arrematado na
parte de baixo por um protetor destacado.
Interior
O interior atraente do GLA, com materiais de alta
qualidade, é realçado pelas novas cores e acabamentos dos bancos para as
versões com motorização 200, assim como painéis de controle cromados. A tela
central, sobre o console, é esguia e de fácil leitura, assim como os novos
mostradores com ponteiros vermelhos. .
faróis
em LED
A partir da versão Advance, os
faróis LED High Performance substituem os anteriores bi-xenônio como
equipamento de série. Juntamente com a brilhante iluminação, eles se
caracterizam por uma temperatura de cor similar à da luz do dia e aliviam o
esforço dos olhos durante viagens à noite.
Na traseira do novo
GLA são usadas lanternas LED High Performance com função multinível e
tecnologia Stardust, derivada do Classe E. As luzes de freios e os piscas são
controlados em três intensidades: brilho total durante o dia, um nível
intermediário para rodar durante a noite e um nível mais baixo para paradas à
noite, para não incomodar outros usuários da via.
Motores
e transmissão
As versões do GLA produzidas no
Brasil contam com o motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível e
156 cv (Style, Advance e Enduro) ou o 2,0 litros com 211 cv (250 Sport), ambos
combinados à eficiente transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem.
Suspensão
A Mercedes-Benz
optou por equipar as versões 1,6 litro e 2,0 litros do GLA produzido no Brasil
com a suspensão Off-road Comfort, que preserva as qualidades de dirigibilidade
do modelo adequando-o, ao mesmo tempo, para as características exigentes das
ruas e estradas do País, graças a um aumento de 30 milímetros na altura livre
do solo. O GLA tem eixo dianteiro McPherson e suspensão traseira com braços
múltiplos: três braços de controle e um de arrasto por roda administram as
forças sobre a suspensão, permitindo que as movimentações longitudinal e
lateral ocorram independentemente.
O
novo GLA chega aos concessionários do País com preços sugeridos de:
GLA 200 ff Style – R$ 158.900,00
GLA 200 ff Advance – R$ 175.900,00
GLA 200 ff Enduro – R$ 203.900,00
GLA 250 Sport – R$ 232.900,00
Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC – R$ 359.900,00