O Nissan Kicks agora é nacional. A fábrica japonesa começou
a fabricá-lo em Resende, no interior do Rio de Janeiro. O utilitário-esportivo
(SUV) da marca japonesa também tem novas versões e equipamentos de série. A
mais barata é a S com câmbio manual de cinco marchas tabelada em R$ 70,5 mil.
Por esse valor, essa configuração entrega um pacote “básico” com
ar-condicionado, direção com assistência elétrica, rádio com entrada para mp3
player, conector USB e Bluetooth, volante com comandos do computador de bordo,
sistema de som e telefone, sistema de travamento central de portas,
retrovisores e vidros elétricos e coluna de direção com ajustes de altura e
profundidade, entre outros. Itens de segurança como com os controles de tração
e estabilidade e o sistema auxiliar de partida em rampa são opcionais e fazem
parte do Pack Safety. Esse pacote vira item de série na configuração S com
câmbio automático continuamente variável (CVT); neste caso, o valor sobe para
R$ 79,2 mil. Ela ainda agrega rodas de liga leve aro 16 e faróis de neblina.
Na versão SV, com preço de R$ 85,6 mil, o Nissan Kicks
nacional tem acréscimo da câmera traseira com imagem integrada à tela do rádio;
chave presencial, sistema de ignição sem o uso da chave; parachoques na cor do
veículo, retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção de
LED, rodas de liga leve aro 17, sensor de estacionamento, sistema de navegação
integrado ao painel e tela sensível ao toque colorida de sete polegadas
integrada ao rádio e controles de tração e estabilidade e sistema auxiliar de
partida em rampa. Como opcional, o Pack Plus, inclui acabamento de couro nos
bancos e airbags laterais e de cortina.
Top de linha do Kicks nacional a versão SL ganha novos
equipamentos, que a diferenciam do modelo trazido até então do México:
maçanetas cromadas, sistema multimídia Nissan Multi-App, retrovisores com
rebatimento elétrico automático (recolhem-se com o desligamento do motor e se
abrem com o acionamento da ignição) e quatro novas combinações de pintura
externa em dois tons, que se somam à conhecida cinza com teto laranja.
Além desses itens, o SUV tem sistemas eletrônicos como o controle
em curvas (Active Trace Control), o estabilizador de carroceria (Active Ride
Control) e o controle de freio motor (Active Engine Brake), além do acabamento
em couro nos bancos, acendimento inteligente dos faróis, airbags laterais e de
cortina, ar-condicionado automático digital, sistema inteligente de câmeras, monitoramento
inteligente de pontos cegos (MOD) e painel de instrumentos TFT. O preço sugerido
é de R$ 94,9 mil. Opcionalmente, o utilitário-esportivo pode ser equipado com o
Pack Tech que inclui alerta de colisão, assistente de frenagem (FCW e FEB) e
faróis dianteiros com assinatura de LED.
Motorização
Todas as versões do Kicks nacional continuam sendo equipados
com o mesmo propulsor: o 1.6 de 16 válvulas, com abertura das válvulas
continuamente variável (CVVTCS) e sistema Flex Start System (FSS), que eliminou
o tanque de partida a frio. Ele desenvolve 114 cavalos de potência máxima a
5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm.