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Motor TSI Total Flex de 125 cv que equipa o Golf Comfortline tem o maior torque entre seus concorrentes: 200 Nm (20,4 kgfm)

Transmissão de 6 marchas colabora para ótimo desempenho e baixo consumo de combustível.Golf Comfortline TSI tem classificação “triplo A” no Programa de Etiquetagem Veicular do INMETRO, com consumo energético de 1,66 MJ/km?.Modelo recebeu classificação “A” em sua categoria, na classificação geral e no quesito de emissões de poluentes?. Robustez é uma das principais características do motor, com materiais e processos desenvolvidos para as condições de alto desempenho

 A Volkswagen acaba de introduzir no mercado brasileiro o  Golf equipado com o motor TSI Total Flex. Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, esse motor tem o maior torque em comparação aos que equipam os rivais direto do Golf Comfortline. Da família EA211, o motor TSI Total Flex excelente torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm). Sua potência é de 125 cv.

Para sua aplicação no Golf, o motor – o primeiro com injeção direta, turbocompressor e flexível em combustível produzido no Brasil – foi aprimorado segundo critérios de eficiência energética (com menor consumo de combustível, reduzindo as emissões) combinada a alto desempenho e elevada robustez.

Com a chegada do Golf Comfortline TSI, a Volkswagen se consagra como a fabricante com a maior oferta de veículos equipados com motores que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor – recursos que formam a base da tecnologia TSI, permitindo o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações.

Desempenho de esportivo, baixo consumo de combustível

Os números de desempenho e consumo de combustível do Golf Comfortline TSI comprovam as virtudes da tecnologia TSI. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h, quando abastecido com etanol.

Em termos de eficiência energética, o Golf Comfortline TSI tem classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com consumo energético de 1,66 MJ/km, conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012. 

A autonomia do modelo é exemplar: com gasolina, percorre 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Com etanol, são 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada. Números obtidos conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012.

Detalhes do motor TSI Total Flex de 125 cv e 200 Nm

Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI que equipa o Golf Comfortline é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 116 cv (85 kW) a 5.500 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 125 cv (92 kW) à mesma rotação, com etanol. 

O torque máximo é de excelentes 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, a partir de 2.000 rpm. Já a 1.500 rom o motor oferece 175 Nm (17,8 kgfm) com etanol.

O motor TSI Total Flex que equipa o Golf teve todo o seu desenvolvimento realizado seguindo o protocolo para um motor totalmente novo, com extensos testes em bancada e de rodagem – foram, no total, mais de 1 milhão de quilômetros rodados com o Golf Comfortline TSI Total Flex.

A produção de mais potência eleva a geração de calor, o que requer componentes adequados a essas novas condições. Foram desenvolvidos materiais e processos para aumentar a resistência estrutural e térmica de todos os componentes do motor, tornando a robustez uma das suas principais características. 

Novo turbocompressor

Na versão do motor aplicada ao Golf TSI, o turbocompressor trabalha com temperaturas mais elevadas e maior pressão, elevando o volume de ar que é enviado ao motor. Para isso, adotou-se nova carcaça, feita agora de liga de aço, para aumentar ainda mais sua robustez. Também são novos o compressor e a turbina.


Válvula wastegate

A válvula wastegate (ou válvula de passagem) é o “acelerador” do turbo, controlando a passagem dos gases de escape pela turbina. No TSI Total Flex, a válvula wastegate possui abertura variável, controlada eletronicamente. Para o Golf, foram adotados novos parâmetros de comando da válvula, para aumentar a velocidade do turbo e, assim, gerar maior pressão, porém mantendo sempre o turbo bem abaixo de seu limite estrutural.


Injeção direta: fundamento do motor TSI

A tecnologia TSI está baseada na injeção direta de combustível. Por meio desse sistema, o combustível é injetado sob alta pressão diretamente na câmara de combustão – no motor TSI Total Flex, a pressão é bastante elevada: 250 bar. 

Em comparação com o sistema de injeção convencional, realizado no coletor de admissão, a injeção direta possui as vantagens de ser mais precisa e de não depender dos tempos de abertura das válvulas, injetando a quantidade adequada de combustível em todas as condições de uso. A injeção por alta pressão permite maior pulverização do combustível, o que melhora a combustão e colabora para menor consumo.

A geometria dos dutos de admissão e da câmara de combustão auxilia a ótima formação da mistura do combustível ao ar (admitido pelo coletor de admissão), que entra no cilindro rapidamente e formando o chamado movimento de “tumble” (cambalhota), e auxilia na rápida combustão, que por sua vez aumenta a eficiência térmica do motor. 

Os altamente avançados injetores de 5 orifícios, que recebem o combustível por meio de uma galeria feita de aço inoxidável, realizam múltiplas injeções em cada cilindro a cada ciclo.

Novas velas de ignição

O motor TSI Total Flex de 125 cv que equipa o Golf Comfortline é equipado com novas velas de ignição, com eletrodo central de irídio. O cabeçote é usinado de forma a garantir que a vela de ignição, que é colocada em posição central (entre as válvulas de admissão e escape), tenha seu eletrodo sempre direcionado para o injetor, o que facilita a formação da frente de chama e dá maior velocidade e eficiência à queima da mistura ar-combustível, com consequente maior eficiência térmica. Além disso, o sistema de injeção direta é composto pela bomba de combustível, pelo sensor de etanol, bomba de alta pressão e pela galeria de injeção.


Coletor de escape integrado ao cabeçote. O gerenciamento térmico do motor foi calculado nos mínimos detalhes durante o desenvolvimento. O coletor de escapamento do TSI Total Flex é integrado ao cabeçote, formando uma peça única, e tem seu próprio circuito de arrefecimento líquido. Isso permite fazer o melhor uso possível de energia dos gases de escape durante a fase de aquecimento – o líquido de arrefecimento atinge a temperatura ideal de funcionamento mais rapidamnente durante a fase fria do motor, porque recebe o calor dos gases de escape. 

Leve e robusto

Graças à utilização de bloco ultra-rígido feito de alumínio leve fundido sob pressão (peso: 13,5 kg) e sua construção compacta com três cilindros em vez de quatro, o motor TSI Total Flex é cerca de 10 kg mais leve do que os equivalentes de quatro cilindros. 

Os cilindros têm 74,5 mm de diâmetro, com 76,4 mm de curso, o que permite melhor enchimento da câmara de combustão.

Conjunto de árvore de manivelas (virabrequim) nacional de baixa massa e pouco atrito. O conjunto do virabrequim – a própria árvore de manivelas, além dos pistões e das bielas – distingue-se pela baixa massa em movimento e pelo baixo atrito. O virabrequim é forjado, uma característica construtiva encontrada apenas em motores altamente sofisticados e que coloca o motor TSI Total Flex entre os mais modernos e robustos do mundo.

O motor TSI segue também o mesmo princípio de redução de peso do motor MPI. Os pistões de alumínio e bielas forjadas têm peso reduzido. O peso total do conjunto do virabrequim também foi reduzido, com a diminuição do peso dos mancais de bielas. 

Quatro contrapesos, que foram desenhados para os trabalhos do motor TSI, reduzem as forças internas no virabrequim, o que por sua vez reduz a carga sobre os mancais principais. Dessa forma o TSI pode operar com suavidade e perfeição. As bronzinas recebem tratamento superficial especial e os mancais principais são extremamente robustos, ainda que mantendo as dimensões reduzidas, o que contribui significativemente para reduzir o atrito interno e aumenta a eficiência do motor TSI.

Duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape. Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o motor TSI é equipado com duplo comando de válvulas com variação de fase para admissão e escape.

Para a aplicação no Golf Comfortline, as válvulas de escape possuem hastes com inserto de sódio, para seu resfriamento. São acionadas por balancins roletados (RSH, sigla para o termo alemão rollenschlepphebel), recurso que minimiza o atrito entre os componentes e aprimora sua eficiência.

A tampa do cabeçote possui projeto específico para a utilização de injeção direta e é construída de forma inovadora, a exemplo da que equipa o motor MPI – em um processo que integra os eixos de comando (admissão e escape) e os cames de acionamento das válvulas permanentemente. Esse design permite a redução do diâmetro dos mancais dos eixos e, consequentemente, de atrito. 


Arrefecimento e aquecimento perfeitos

O sistema de arrefecimento do motor TSI Total Flex foi redimensionado para sua aplicação ao Golf e utiliza radiadores principal (para o motor) e auxiliar (para o intercooler) de maior capacidade, medida necessária por causa do maior calor gerado pela potência elevada.

O motor TSI Total Flex possui duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. O motor “básico” é arrefecido por um circuito de alta temperatura por meio de uma bomba d’água acionada mecanicamente. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes.


Correia dentada para o acionamento das válvulas e polias triovais. Graças ao seu desenho, o atrito interno no motor TSI Total Flex é bastante baixo. Esse motor também se beneficia dessa característica da família EA211 e as medidas implementadas para reduzir o atrito interno. Isso se refere não só para o conjunto do virabrequim, mas também para o controle das válvulas e unidades auxiliares.

As polias de acionamento dos eixos de comando de válvulas de admissão e de escape têm desenho trioval, o que permite estabilização da força na correia dentada e de sua flutuação angular. Esse recurso, além de minimizar atrito e vibração, aumenta a durabilidade do sistema.

As duas árvores de comando de válvulas são acionadas pelo virabrequim por meio de uma correia dentada. Graças à sua especificação de material de alta qualidade, a durabilidade da correia dentada atende aos mais rigorosos padrões de qualidade do Grupo Volkswagen. Com tudo isso, as forças da correia dentada diminuem o atrito, reduzindo também a economia de combustível e aumentando a durabilidade do motor.

Partida a frio em alta pressão. Além da alta eficiência energética e do grande prazer ao dirigir proporcionados pela tecnologia TSI, outro benefício é a dispensa de utilização de sistema de partida a frio. A combinação das características da tecnologia faz com que o motor parta com robustez e eficiência, mesmo em condições de baixa temperatura.

A segunda etapa é realizada na partida do motor. Para aumentar a pressão na bomba de alta pressão, o motor é “girado” algumas vezes. Quando é comprimido, o ar aumenta de temperatura, o que também favorece a evaporação do combustível e a combustão.

Na primeira etapa, o próprio sistema de injeção em alta pressão faz uma parte do trabalho, ao pulverizar o combustível em gotículas, em um jato ultraveloz, gerando uma nuvem de vapor de combustível dentro da câmara. Quanto menores as gotículas de combustível, mais fácil é a queima e a partida do motor.

Transmissão. O Golf Comfortline TSI é equipado com transmissão manual de 6 marchas de código MQ200 GA. Em comparação à MQ200 de 5 marchas aplicada ao up! TSI, recebe novo diferencial (relação de 4,353:1, ante 3,625:1 do up! TSI) e está perfeitamente adequada às características do motor e do veículo. Seu escalonamento permite elevado prazer ao dirigir, com alto desempenho, além de colaborar para a economia de combustível.

Essa transmissão também se beneficia do conceito chamado downspeeding, que representa a redução das rotações do motor, com consequente redução do atrito e do consumo de combustível, por meio da adoção de marchas mais longas. O downspeeding é possível graças à abundante oferta de torque em baixa rotação e às ações realizadas no motor para aumento da eficiência de funcionamento do turbo – que é pequeno, de baixa inércia – e ao design do sistema de admissão. 

Em 6ª marcha (relação 0,646:1), a 100 km/h, o motor está girando a menos de 2.500 rpm. O baixo regime de giro colabora sensivelmente para a redução do consumo de combustível e para maior conforto a bordo do Golf Comfortline TSI.



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