Notícias -Lançamentos

Série especial Audi A1 Sport chega às concessionárias

Baseado na versão Attraction, compacto recebe pacote de estilo esportivo. Serão oferecidas 50 unidades da edição. Modelo de sucesso já teve mais de 500 mil unidades vendidas em todo o mundo

O A1 Sport conta com eficiência e agilidade do motor 1.4 TFSI, que tem 1.395 cm³ de cilindrada e desenvolve 125 cv de potência máxima e 200 Nm de torque (disponível entre 1.400 e 4.000 rpm). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos e a velocidade máxima chega a 204 km/h.

O modelo é equipado ainda com câmbio S tronic de dupla embreagem com sete velocidades, que pode ter as trocas de marchas feitas automaticamente ou usar o controle manual, operando o sistema tanto pela alavanca seletora no console central como pelas palhetas localizadas no volante. A força é transmitida por meio das rodas dianteiras.

O modo automático D é configurado para obter a máxima economia de combustível; já no S, os pontos de trocas de marchas são mais esportivos. O assistente de partida em aclives, que evita que o carro recue ao arrancar, é equipamento de série.

A excelente dirigibilidade do compacto, comparável à de um carro de porte médio, é uma de suas características mais marcantes. A carroceria rígida e a curta distância entre-eixos garantem agilidade e facilidade de manobra. Reestilizado no início deste ano, o A1 Sportback ganhou um design ainda mais dinâmico e dois centímetros no comprimento, totalizando 3,97 metros. O interior é espaçoso e sofisticado, com disposição clara dos controles e finos frisos cromados no acabamento, que o tornam ainda mais elegante.

A direção eletromecânica garante que o motorista tenha assistência ideal em todas as situações de rodagem. O nível de assistência é reduzido conforme a velocidade do veículo aumenta. O modelo também é equipado com ESP (Electronic Stability Program – programa eletrônico de estabilidade), que pode ser usado em modo esportivo ou inteiramente desligado. No esportivo, é possível dirigir de forma mais ágil por meio de intervenções precisas do sistema, juntamente com a vetorização de torque operando de forma mais direta.

Quando o ESP é desativado completamente, a vetorização de torque continua ativa para garantir a precisão na direção do veículo e o EDL (Electronic Differential Lock – bloqueio eletrônico do diferencial) permanece em funcionamento para assegurar o máximo de tração. A estratégia de controle de vetorização de torque foi ampliada e agora leva em conta todos os índices de aderência das estradas.

Antes que o ponto de saída de frente (subesterço) seja alcançado, uma intervenção finamente calibrada e imperceptível é aplicada às rodas do lado interno da curva. Quando a força é aplicada pelo motorista, o excesso de torque flui para as rodas externas, fazendo o carro contornar curvas com precisão. Dentro de limites físicos, a tendência ao subesterço é minimizada por essa função do ESC.

A lista de equipamentos de série do A1 Sport inclui volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, retrovisores externos eletricamente ajustáveis, assistente de partida em rampas, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura de facho e luzes diurnas de LEDs, sensor de estacionamento traseiro e rádio MMI com conexão via Bluetooth.



Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.