O crossover premium da Ford é o único da categoria a vir de série com câmera dianteira de visão 180°, sistema de monitoramento 360° com sensores, oito airbags e cintos de segurança traseiros infláveis. Traz ainda novidades como sistema de estacionamento automático de segunda geração, piloto automático adaptativo com alerta de colisão, abertura inteligente do porta-malas com sensor de presença e direção elétrica com ajuste dinâmico..
Como opcionais, o cliente pode acrescentar DVD nos encostos traseiros e teto solar panorâmico, pelo preço de R$5.000 cada.
“O novo Edge traz tecnologias de vanguarda e uma combinação única de desempenho, segurança, estilo e conforto para competir com veículos muito mais caros do segmento premium”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Marketing do Produto da Ford. “Ele foi desenvolvido para clientes que valorizam mais a experiência do que a posse do produto e buscam o máximo de requinte, autenticidade e sofisticação sem a preocupação com modismos passageiros.”
Equipamentos de vanguarda
A lista de equipamentos do Ford Edge inclui: transmissão automática com opção de trocas no volante (Paddle Shift), direção elétrica com assistente dinâmico, freio de mão elétrico, ajuste elétrico da direção com memória em três posições, ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro e saída para os bancos traseiros, piloto automático adaptativo, alerta de colisão e sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e controle em curvas.
Na parte de segurança, traz oito airbags, câmera dianteira com visão 180°, cintos de segurança traseiros infláveis, sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa, chave de segurança MyKey, sensores de estacionamento dianteiros, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis e farol alto automático.
Oferece também sistema de estacionamento automático de segunda geração, abertura inteligente do porta-malas sem as mãos, chave com sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados com ajuste em dez posições, bancos traseiros aquecidos, rebatimento automático dos bancos traseiros (sistema EasyFold), abertura das portas por código, sensor de chuva, vidros acústicos e alarme antifurto perimétrico.
As rodas são de liga leve de 20 polegadas e o porta-malas tem capacidade de 1.110 litros.
Manutenção e seguro
O novo Ford Edge tem a manutenção mais econômica da categoria, tanto no custo das revisões e seguro como das peças. A sua cesta de peças chega a custar até um terço do preço dos concorrentes, segundo os principais levantamentos usados como referência pelo mercado.
As revisões contam com o sistema Preço Fixo Ford, que garante o mesmo valor em toda a rede de revendas da marca no Brasil, e somam o total de R$864 durante os três primeiros anos de uso, no período de garantia. Os preços são: 1ª revisão (12 meses ou 10.000 km): R$124; 2ª revisão (24 meses ou 20.000 km): R$340; e 3ª revisão (26 meses ou 30.000 km): R$400.
O cliente que aderir ao plano Ford Protect Advanced pode incluir uma quarta revisão aos 48 meses ou 40.000 km, por R$2.607, e ganhar um ano adicional de garantia. Outra opção é o plano Ford Protect Premium, que acrescenta ainda uma quinta revisão, aos 60 meses ou 50.000 km, e dá direito a mais dois anos de garantia – totalizando cinco anos – por R$3.220. Em ambos os casos, esse valor pode ser financiado junto com a compra do veículo, pela Ford Credit.
O Edge dispõe ainda de um plano exclusivo de seguro com custo reduzido. Oferecido pelos Seguros Ford, ele tem preço médio nacional de 3,54% do valor do veículo, sem perfil do condutor. Entre outras vantagens, a cobertura inclui indenização integral correspondente ao veículo 0 km, garantia de uso de peças originais, carro reserva por 30 dias e Assistência Automais de reboque ilimitada.
Produto aspiracional
O Edge tem um papel importante na linha de produtos da Ford. Com imagem altamente positiva e grande índice de fidelidade, contribui para o aspecto aspiracional da marca. Presente no Brasil desde 2008, o modelo foi responsável pela entrada da Ford no segmento de crossovers de luxo e já vendeu cerca de 14.000 unidades.
Em 2010, a linha foi reestilizada e ganhou a versão SEL, aumentando a sua competitividade. Em 2014, teve o conteúdo aprimorado e reforçou o seu posicionamento no segmento de luxo. Com nova plataforma e avanços tecnológicos que favorecem o desempenho dinâmico, a segurança e o conforto, o modelo já é um grande sucesso na América do Norte.
Ao contrário do que se poderia esperar de um produto dessa categoria, o Edge surpreende pela quantidade de fãs entre o público mais jovem, que deseja se diferenciar na multidão. O segmento de crossovers premium representa 1,2% da indústria. Com o novo Edge a Ford busca uma fatia maior desse mercado, investindo nos atributos de qualidade, autenticidade e inovação.